O cabelo é preocupação de beleza de muita gente, especialmente se estiver caindo demais.

Perder um pouco de cabelo é normal. O medo de muitos é que o quadro de queda de cabelo evolua para uma calvície.

Uma pessoa perde em média de 50-100 fios por dia, segundo especialistas (Academia Americana de Dermatologia). Muitas vezes, perder até um pouco mais de cabelo não significa necessariamente um problema.

O cabelo possui o seu “ciclo de crescimento” e cair fios faz parte desse processo. No entanto, há casos em que a queda é acentuada. E, em alguma medida, é preciso identificar as causas da queda de cabelo.

A queda de cabelo como um problema pode ocorrer em qualquer fase da vida, por razões variadas. O site MULHER DIGITAL traz algumas razões para a queda de cabelo! Veja só!

Como acabar com a queda de cabelo - cabelo caindo muito - crescer cabelo

Genética

A condição hereditária de uma pessoa diz muito sobre as chances de calvície. Os fios afinam aos poucos. Os folículos pilosos vão diminuindo até que parar de crescer completamente. Pode acontecer em qualquer momento da vida, mas muitos especialistas defendem que a perda é mais substancial pode vir após os 40 anos. O dermatologista é quem vai indicar o melhor tratamento.

Alterações hormonais, algumas doenças e outras condições de saúde

Quando a perda de cabelo é súbita é provável que possa ser causado por alguma condição de saúde, especialmente doenças autoimunes. Distúrbios da tireoide, anemia, síndrome do ovário policístico, doenças de pele (psoríase, dermatite), muita caspa e, até mesmo, algumas cirurgias. Muitos pacientes da cirurgia bariátrica, por exemplo, relatam uma acentuada perda de cabelo durante meses.

Estresse intenso ou outras condições emocionais

O estado emocional de uma pessoa pode influenciar na queda de cabelo. Como está a sua vida? Muito estressante? O estresse é uma importante razão para a queda dos fios.

Alimentação desequilibrada

A alimentação carente de algumas vitaminas e de alguns nutrientes pode alterar o ciclo de crescimento dos fios. Baixa de ferro, falta de proteína, dentre outros. O excesso de vitamina A também pode fazer isso com os fios. Como anda a sua alimentação? Por isso, é muito importante ter cuidado com aquelas dietas malucas!

Styling, ferramentas “quentes”, química nos fios

O que você anda fazendo nos seus cabelos? Os tratamentos químicos podem acabar com a beleza dos fios. Tintura, escova progressiva (ou inteligente), alisamento, clareamento…O uso excesso do secador, da “prancha”, babyliss e outras “ferramentas quentes” também pode ser bastante prejudicial. E, até mesmo, a inadaptação com algum produto específico. É preciso compreender que alguns hábitos podem salvar os cabelos!

Penteados que puxam os fios

Penteados muito apertados ou muito puxados podem ocasionar a queda de cabelo (alopecia por tração). Tranças, rabos de cavalo, coques, escovação. A força que se faz ao puxar os fios pode levar a uma forma gradual de perda dos fios. É claro que não é sempre que isso ocorre e nem qualquer penteado!

  • Tratamentos para a queda dos fios

Cada caso é um caso. E, somente um profissional pode dar um diagnóstico preciso. Mas, para a maioria dos casos, a queda de cabelo pode ser revertida ou controlada com tratamentos estéticos, médicos ou algumas mudanças nos hábitos de vida. Medicamentos, xampus específicos, carboxiterapia, laser de baixa potência, implante dos fios são algumas maneiras que tem se mostrado eficazes. Controlar o uso da escova, secador e química pode ser vantajoso para os fios. E, ter sempre uma alimentação saudável e equilibrada é sempre uma “boa pedida” para cabelos bonitos.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)