Gel estraga o cabelo?
O gel fixador é um dos produtos para modelagem dos fios mais usados.
O desejo com esse tipo de produto é manter uma aparência agradável e intacta dos fios ao longo do dia ou, pelo menos, por muitas horas.
Para muitas pessoas, o cabelo é um dos aspectos vitais da aparência. E o jeito que o cabelo é arrumado constitui até um elemento da personalidade de muita gente. Há aqueles que não vivem sem gel!
O excesso do uso desses tipos de produtos químicos pode danificar os cabelos. Sabia disso? Para ter cabelos bonitos, é preciso não deixar de lado os cuidados básicos com os cabelos. É indispensável avaliar o rótulo dos produtos de beleza!
Leia também
- Plástica dos fios: o que é, como funciona, preço!
- Quando você não deve fazer um tratamento caseiro para cabelos ressecados?
Efeitos do gel no cabelo
- Ressecamento. Geralmente, esse tipo de produto para cabelo possui álcool e outros produtos químicos, que retiram a umidade dos fios. O resultado é um ressecamento gradativo. O cabelo fica mais frágil, áspero e sem brilho.
- Queda de cabelo. Os produtos químicos existentes na formulação desse tipo de cosmético pode favorecer o aumento do sebo. Já reparou que gel costuma deixar o cabelo oleoso? Os folículos pilosos podem entupir e essa é uma das causas da queda de cabelo. É claro que esse ponto aqui é um caso extremo e pouco comum.
- Caspa. Talvez, essa seja uma das consequências mais comuns de ser visto. Gel aumenta a oleosidade dos fios. O excesso de oleosidade é uma das causas da caspa. E, você sabia que a queda de cabelo está ligada também com a caspa? Como é possível perceber, uma coisa leva à outra. Acabe com a caspa ao evitar o uso contínuo de produtos de “styling”.
O gel não é um grande vilão dos cabelos! E, os efeitos negativos dos fios ainda dividem opiniões médicas. O fio é dividido em três camadas: fibras internas (médula), córtex (que envolve essa médula) e a cutícula (que é a camada exterior). O gel atua na cutícula normalmente. E, dificilmente, somente o uso de gel vai conseguir penetrar nas outras camadas dos fios. É preciso ter cuidado com o seu uso associado com outras químicas, tais como: luzes, alisamentos, uso de tintura, mechas
, permanentes.Usar gel de maneira moderada não irá ocasionar danos, se a pessoa tiver os devidos cuidados com os fios. Não use todos os dias, por exemplo. Faça hidratação nos cabelos. Tente evitar o uso excessivo de secador e outras ferramentas (babyliss, triondas, chapinha, etc…)
E o que você pensa a respeito disso? Acha que o gel prejudica os cabelos?
Veja também
Faz a hidratação do cabelo ressecado e ele continua ruim? Saiba o que pode ser!
Como fazer a tintura de cabelo durar mais?
Cabelo liso na raiz e cacheado nas pontas, como fazer?
Pode Pintar e Relaxar (ou Alisar)?