Nas épocas mais frias do ano, você ouve muita conversa sobre o tratamento da pele seca e com coceira. E por um bom motivo. Com o clima pior e as pessoas passando a maior parte do tempo em espaços artificialmente aquecidos, a superfície do seu corpo definitivamente precisa de um toque de atenção especial para continuar com uma ótima aparência. Seja o seu rosto, mãos ou em qualquer outro lugar, um pouco de umidade extra certamente irá percorrer um longo caminho.

O que muitos não percebem, porém, é que não é apenas a sua pele que sofre no inverno: seu cabelo também, ficando seco e quebradiço. Por conta disso, compilamos algumas das melhores maneiras de nutrir folículos secos e crespos para melhorar a saúde dos cabelos de modo que, quando a primavera e o verão chegarem, o couro cabeludo possa emergir parecendo vivo.

O que fazer com cabelo seco: lavar menos

A menos que você esteja trabalhando todos os dias, não há motivo para lavar com xampu mais do que algumas vezes por semana. Esse sentimento é duas vezes mais verdadeiro quando o cabelo já está desidratado. Assim, pelo menos até que suas madeixas estejam começando a se tornar macias e suaves, retorne a freqüência para uma ou duas vezes por semana. Dessa forma, os óleos naturais do seu couro cabeludo podem acumular-se de volta aos níveis anteriores à secura, refrescando os cabelos naturalmente.

Agora, quando você lava, existem algumas regras que você precisa seguir. Em primeiro lugar, abaixe o calor, porque apesar de enxaguar com água escaldante possa ser bom em um dia frio de inverno, pode realmente atrapalhar mais do que ajudar. Além disso, certifique-se de não usar shampoos clareadores. Estes produtos são frequentemente mais pesados do que outros, retirando o cabelo dos elementos necessários para se manter saudável. Produtos nutritivos são definitivamente uma aposta melhor.

Cabelos secos

Cuide de seus cabelos secos para evitar que eles adotem um visual cheio de volume e sem vida. (Foto: Step To Health)

Seque melhor seus cabelos para protegê-los

Quando seu cabelo já está fora de ordem, a última coisa que você quer fazer é piorar as coisas. É por isso que é importante não secar com toalha porque, como seu cabelo fica mais vulnerável quando molhado, o excesso de atrito pode danificá-lo ainda mais. Em vez disso, tente secar naturalmente os cabelos ou usar um secador de cabelos iônico que usa partículas carregadas para secar o cabelo mais rápido, permitindo que ele retenha a umidade vital. Claro, este último é um pouco mais caro, mas é um investimento para poupar tempo e dinheiro a longo prazo quando se trata da saúde dos seus cabelos. Se você seguir esse caminho, certifique-se de aplicar também algo como um óleo nutritivo para bloquear a umidade.

Cabelo muito seco merece um bom condicionamento

As coisas parecem particularmente secas em cima da sua cabeça? Então é hora de levar o seu jogo de condicionamento para o próximo nível. Comece substituindo qualquer condicionador padrão que você esteja usando por uma opção específica de umidade, usando toda vez que limpar sua juba. Siga com tratamentos semanais de condicionamento profundo, como máscaras de hidratação para os cabelos e cremes leave-in.

Cabelo extremamente seco merece estilização inteligente

Pensou que cuidar do cabelo seco acaba no chuveiro? Bem, pense novamente porque seus produtos de estilização podem ter tanto efeito sobre a saúde do seu cabelo quanto qualquer outra coisa. Tudo se resume a seus ingredientes. Os piores culpados em secar o cabelo: fragrâncias e álcoois. Fique de olho nessa lista no verso dos produtos e certifique-se de que nenhuma das duas faz uma aparição na lista.

Mais algumas coisas: em primeiro lugar, pelas mesmas razões que você não quer secar com uma toalha, evite pentear o cabelo quando estiver molhado. No entanto, você quer escovar mais, pois isso vai espalhar os óleos mais uniformemente por todo o cabelo. Finalmente, embora o tempo possa exigir o contrário, mantenha seu uso de gorros de lã no mínimo. Embora quente e acolhedores, eles tem o hábito de roubar a umidade dos cabelos.

Dê aos seus cabelos um descanso

Então, você decidiu dar aquele olhar de cabelos prateados. Ou talvez você queira um look platinado. Nós apostamos que parece ótimo. Como você pode imaginar, no entanto, tratamentos de cor como esses podem danificar bastante os cabelos, especialmente se feitos de maneira inadequada. Então, se o seu cabelo estiver seco e com aparência de palha, talvez não seja bom tingir de novo por um tempo.

Mude sua dieta para ajudar seus cabelos

Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre comida. Porque cada coisa que você coloca no seu corpo afeta a sua aparência. Para cabelos naturalmente mais macios, aumente a ingestão de gorduras saudáveis, como as Ômega-3 encontrados em peixes como salmão e cavala, além de abacates e linhaça. Os ovos também ajudam devido ao seu alto teor de biotina, promovendo o crescimento do cabelo e um belo couro cabeludo.

Como vocês cuidam de seus cabelos secos? Quais dicas tem para quem precisa cuidar de cabelos secos?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)