No verão, você culpa o sol e ao calor pelos cabelos secos. No inverno, você pensa que talvez o frio e o vento possam ser os culpados. E quando se trata de seu cabelo seco, esses fatores definitivamente contribuem. Mas há mais para entender sobre os cabelos secos e muitas maneiras de hidratar todo o tipo de cabelo seco para que ele seja suave e flexível. Aqui estão dicas sobre como fazer a melhor hidratação para cabelos secos como os profissionais fazem.

Por que os cabelos ficam secos?

Existem dois motivos básicos para o cabelo seco. Um deles é que seu couro cabeludo não produzindo óleo natural suficiente para hidratar seus cabelos. Isso pode ser hereditário, ou pode ser algo que acontece ao longo do tempo, pois, à medida que envelhecemos, a taxa de produção de óleo do organismo naturalmente diminui, levando a uma pele seca e, claro, a cabelos secos.

Também é possível que a condição ou a estrutura do seu cabelo causem a fuga da umidade, o que leva a cabelos secos. Um fio de cabelo é composto por três segmentos principais. No centro está a medula ou núcleo, que é a estrutura de apoio. Ao redor da medula está o córtex, que forma a camada do meio. O córtex dá ao seu cabelo a forma, a elasticidade e a ondulação.

Rodeando e protegendo o córtex está a cutícula. Pense na estrutura da cutícula como telhas sobrepostas em um telhado. Quando as “telhas” são compactas, o cabelo parece brilhante e a umidade não pode escapar. Quando as “telhas” são afrouxadas, o cabelo pode parecer sem graça, e é mais fácil para o óleo natural e a umidade escapar da estrutura interna, o que leva a cabelos enfraquecidos e secos.

A estrutura da cutícula perturbada que leva ao cabelo seco pode ser devido a uma variedade de causas. Vamos falar sobre algumas delas e as soluções para hidratar seus cabelos da melhor maneira, de acordo com as causas mais comuns.

Hidratação para cabelo seco causado por abuso térmico

O abuso térmico pode causar o cabelo seco. Aqueles secadores, chapinhas, encaracoladores e rolos quentes que fazem seu cabelo parecer tão incrível? Eles também são uma grande causa dos cabelos secos. Temperaturas elevadas retiram a sua umidade natural, especialmente no caso de chapinhas e encaracoladores que entram em contato direto com os cabelos secos. E o que você pode fazer quanto a isso?

Use uma fórmula de proteção térmica antes de aplicar calor. Esses produtos fornecem uma barreira entre o fio do cabelo e o calor dos secadores e ferros, o que pode ajudar a proteger os cabelos secos das ferramentas térmicas.

Considere o uso de ferramentas térmicas iônicas. Os fabricantes desses tipos de produtos explicam que existem íons positivos e negativos em todas as substâncias, e quando molhados, o cabelo está carregado positivamente. Os secadores de cabelo iônicos injetaram o cabelo com íons negativos, permitindo que moléculas de água penetrem profundamente no cabelo. Como resultado, o cabelo seco é reidratado.

Ou você pode também descartar o calor. Muitas chapinhas e secadores de boa qualidade apresentam configurações de temperatura. Se o seu cabelo estiver seco, selecione uma configuração mais baixa. Um ajuste de calor mais baixo será muito mais amável para o seu cabelo seco. Outra opção é dar um tempo no calor, experimentando com penteados como tranças que não exijam estilização com calor e darão descanso aos seus cabelos secos das ferramentas térmicas que odeiam a umidade.

Como cuidar dos cabelos secos

Os cabelos secos precisam ser cuidados para dar uma boa aparência para você e manter uma saúde melhor nos seus fios. (Foto: truehairgrowth.com)

Hidratação para cabelo secos lavados demais

Lavar os cabelos com uma fórmula que é muito pesada para o seu cabelo seco ou com muita frequência, pode tirar os óleos naturais do seu cabelo. Por outro lado, você realmente pode usar muito condicionador, que é o melhor amigo do cabelo seco

Para resolver o problema, escolha um shampoo projetado para cabelos secos. Estes geralmente são cremosos em vez de claros, e eles podem conter ingredientes como aloe vera ou óleo de amêndoas que ajudam o cabelo seco a reter a umidade.

Se o seu cabelo estiver seco, pode não ser necessário lavar todos os dias. Retire um dia ou dois entre lavagens e dê ao óleo natural do seu couro cabeludo a chance de reabastecer os cabelos secos. Se o seu cabelo ou couro cabeludo ficar seco demais, tente aplicar um shampoo seco nas raízes para refrescar e absorver o excesso de óleo.

Muitas pessoas com cabelos secos ainda gostam da experiência refrescante de um banho de cabeça todos os dias para relaxar. Nesse caso, troque o seu shampoo para um condicionador de enxágue formulado para cabelos secos alguns dias por semana. Você vai se sentir como se tivesse lavado os cabelos, e seu cabelo seco se beneficiará de uma dose extra de condicionamento.

Hidratação para cabelos secos expostos ao clima

Sair e se divertir é divertido e saudável, exceto quando se trata de seus cabelos secos. Os raios UV, as condições climáticas mais pesadas ou secas e a natação nas piscinas ou no oceano podem remover a umidade preciosa dos cabelos secos.

Para começar a resolver esse problema, quando você está no sol ou em condições ambientais severas, não só esses raios UV causam cabelos secos, mas também podem fazer a sua linda pintura de cabelo desaparecer rapidamente. Usar uma camada protetora sobre o cabelo pode manter seu cabelo saudável. Chapéus, bandanas, e até cremes para pentear com proteção UV podem ser usados.

Impermeabilize o seu cabelo seco antes de mergulhar na piscina ou no mar, cobrindo o cabelo com um creme de condicionamento grosso ou com um óleo de tratamento.

Abra sua rotina de condicionamento em clima severo, mudando para um condicionador mais rico nos meses de clima frio e adicione um tratamento de condicionamento profundo semanal à sua rotina de cuidados com o cabelo.

Hidratação para cabelos secos causados por tratamentos químicos

Pinturas para os cabelos e luzes, bem como relaxadores, permanentes e calmantes químicos podem fazer os cabelos saudáveis se tornarem cabelos secos.

Você pode começar por considerar colorir os cabelos sem amônia. Fale com o seu cabeleireiro sobre suas opções de coloração, as fórmulas permanentes e semi-permanentes sem amônia, por exemplo, são mais suaves e melhores para os cabelos secos.

Se o seu cabeleireiro destaca seus cabelos secos, considere uma técnica chamada balaiagem, na qual as cores são pintadas à mão apenas nas metades e extremidades dos seus cabelos. O olhar é natural e mais fácil de cuidar, o que significa que os retoques podem ser feitos com menos frequência, o que é mais saudável para o seu cabelo.

Explore opções não-químicas para endireitar seu cabelo, pois hoje em dia existem muitas fórmulas de suavização excelentes que podem ser aplicadas antes de modelar o cabelo que irão evitar o frizz e volume, além de adicionar umidade aos cabelos secos.

Hidratação de cabelo seco causado por escovação incorreta

Escovas metálicas ou escovas mal preparadas com cerdas irregulares podem fazer com que o cabelo seco rasgue, o que perturba a cutícula do cabelo e leva à perda de umidade.

Nunca escove o cabelo quando estiver molhado. O cabelo molhado é delicado e vulnerável e facilmente pode ser rasgado ou quebrado com as cerdas de uma escova para cabelo.

Use um pente de dentes largos, começando na parte inferior e trabalhando suavemente até o topo para desembaraçar. Trate os cabelos molhados com um condicionador ou desembaraçador para ajudar a suavizar o caminho.

Escolha uma boa escova de cerdas de javali, pois elas distribuirão suavemente seus óleos naturais através do seu cabelo seco enquanto você escova.

Dicas de hidratação específicas para o cabelo seco encaracolado

O cabelo encaracolado tende a ser mais seco do que muitos outros tipos por uma razão estrutural muito simples: devido à sua forma torcida, leva mais tempo para o óleo do couro cabeludo fazer o seu caminho ao longo do comprimento do fio do cabelo. Portanto, o cabelo encaracolado precisa de muita umidade, mais do que a maioria dos outros tipos de cabelos.

Pulverize e, em seguida, sele o seu cabelo seco com água e condicionador: Preencha uma garrafa de spray com dois terços de água e um terço de um agente de pulverização hidratante. Misture no cabelo até ficar úmido, mas não gotejando. Em seguida, sele a primeira camada de umidade com um rico creme de condicionamento ou óleo.

Se você gosta de usar um creme de estilização antes de secar os cabelos, coloque-o sobre uma fórmula de hidratação para proteção dupla e um tiro extra de umidade para seus cabelos secos.

Tire um tempo para um tratamento de óleo quente semanal fácil e relaxante. Basta aplicar uma fórmula de óleo de tratamento com ingredientes como óleo de azeite, coco ou amêndoas para seus cabelos secos e pentear com um pente de dentes largo. Cubra seu cabelo com uma tampa de plástico e sente-se ao sol, sob um secador ou em uma sala quente por 20 a 30 minutos. Em seguida, enxague, lave e condicione com um rico condicionador.

Dicas de hidratação específicas para o cabelo seco e grosso

Como os cabelos encaracolados, a estrutura básica de cabelos grossos muitas vezes leva à secura. Novamente, o volume e a forma tornam difícil que este tipo de cabelo seja hidratado pelos óleos naturais do couro cabeludo. Além disso, as mulheres com cabelos grossos e secos costumam se transformar coim ferramentas térmicas ou lubrificantes químicos para controlar sua textura, que também pode exacerbar os cabelos secos.

Aplique fórmulas ou óleos de estilização ricos em seus cabelos úmidos antes de secar para que você possa usar uma configuração de temperatura mais baixa em seu secador de cabelo. O bônus? Sua estilização vai durar mais tempo, o que significa que você vai ganhar um dia ou dois extras entre as lavagens.

Use seus condicionadores em camadas. É difícil exagerar o condicionamento com este tipo de cabelo. Quanto mais umidade para cabelos secos grossos, melhor. Então, use um condicionador rico e enxaguante após cada banho e siga com um spray hidratante para deixar antes de fazer a estilização. Uma vez por semana, aplique uma máscara de condicionamento profunda. Permita que ele penetre por cinco a 15 minutos para um resultado sedoso e suave.

Os suplementos diários que são ricos em vitaminas B, ácido fólico, magnésio, enxofre, sílica, zinco e/ou beta-caroteno podem complementar sua dieta com os elementos que poderiam estar fazendo o seu cabelo se sentir seco.

Dicas de hidratação específicas para o cabelo seco e fino

Os cabelos finos também podem ficar secos, e quando o fazem, a regra é hidratar com cuidado para evitar a pesagem de mechas finas.

Escolha um condicionador para cabelos finos, pois o condicionamento de cabelos finos e secos é importante, mas a fórmula que você escolher deve ser um condicionador leve para cabelos finos e secos que não se assentarão em seus cabelos.

Evite as raízes pois os cabelos finos geralmente são mais secos nas extremidades. Portanto, concentre a aplicação do condicionador nas áreas secas e salte as raízes para evitar pesá-las ou fazer com que elas se tornem oleosas.

Dicas de hidratação específicas para os cabelos

secos maduros

Com a idade, os hormônios mudam, o metabolismo diminui e muitas mulheres experimentam o cabelo que se torna mais fino e também seco. Além disso, enquanto o cabelo vai ficando brando, muitas vezes se torna mais grosso e fora de controle, o que também pode ser percebido como cabelo seco.

Use a cor do cabelo que também condiciona os cabelos secos, pois muitas fórmulas profissionais de cabeleireiro são especialmente formuladas para cabelos maduros e secos. Eles proporcionam condicionamento e amolecimento extra, pois cobrem os cabelos grisalhos. Discuta essas opções com seu cabeleireiro.

Já o condicionamento profundo do cabelo seco durante a noite com cremes pode ajudar mais ainda. Basta aplicar uma máscara rica condicionadora ou óleo de tratamento para o seu cabelo antes de dormir, cubra-a com uma touca plástico e ter seu sono de beleza. Lave e condicione seu cabelo pela manhã como sempre. Você não vai acreditar em quão suave e sedoso ele vai ficar.

Se as extremidades do seu cabelo foram mais longas, então esta é a seção de cada fio que é o mais seco e mais danificado. Os cuidados mais frequentes manterão o seu cabelo fresco e saudável e livre de extremidades secas e sem graça!

Aprenderam a cuidar dos cabelos secos? Tem mais alguma dica para compartilhar conosco? Deixem nos comentários suas dicas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)