Enquanto todos nós sonhamos em ter cabelos macios e sedosos, infelizmente a maioria de nós não foi abençoada com isso. Muitas vezes vemos celebridades na TV exibindo tranças perfeitas e corremos para comprar o próximo “produto milagroso” que nos ajudará a obter as mesmas madeixas brilhantes. Então, como é que ainda estamos lidando com a secura quando prestamos muita atenção ao nosso cabelo? Acredite ou não, a maior parte do que você pode estar fazendo com o cabelo pode estar piorando o problema. Reunimos dez coisas que você precisa saber sobre a hidratação do seu cabelo seco para poder dizer tchau a essa cabeleira estragada e danificada.

Seu couro cabeludo não está produzindo óleo suficiente para a hidratação dos cabelos ressecados

Assim como a sua pele, seu cabelo precisa de lubrificação para se manter hidratado e com aparência de luxo. Secura é mais frequentemente atribuída ao fato de que seu couro cabeludo, naturalmente, não produz óleos suficientes para hidratar o cabelo corretamente. Quando não há óleo suficiente, é hora de ver o que está acontecendo para encontrar uma solução rápida.

A umidade está escapando do seu couro cabeludo

As cutículas do seu cabelo formam uma barreira protetora contra os danos. Quando as cutículas são danificadas por coisas como o calor, as camadas começam a se separar do cabelo, permitindo a fuga de óleos ou umidade. Se você é daquelas que está sempre usando secadores e chapinhas, pode ser esse o seu caso. Então, é hora de usar cremes protetores contra o calor para evitar problemas.

O cabelo encaracolado tende a ser mais seco do que o cabelo liso

Quando seu cabelo é naturalmente reto, é muito mais fácil para os óleos naturais que o couro cabeludo segrega para se mover pelo comprimento de seu cabelo. Ter cabelos crespos muitas vezes impede esse processo, que leva ao ressecamento e ao frizz. Se é o seu caso, o cabelo encaracolado vai precisar de muito mais cuidado do que o cabelo liso para proporcionar melhores resultados.

A lavagem excessiva resseca ainda mais o seu cabelo

Como dissemos antes, o cabelo seco não tem o alimento adequado. Quando você lava o cabelo todos os dias, você está tirando o cabelo do pouco óleo que o couro cabeludo está realmente produzindo. As pessoas com cabelos secos podem usar xampu apenas uma ou duas vezes por semana. E se você se sentir um pouco gorduroso, tente borrifar um pouco de xampu seco em suas raízes. Perceba isso o quanto antes para evitar danos permanentes aos seus fios.

Fique longe de sulfatos na hidratação dos cabelos

Os sulfatos são um tipo de detergente que pode ser encontrado em produtos como produtos de limpeza doméstica, desengordurantes de motores de automóveis e seu xampu. Eles são o que cria a espuma quando você lava o cabelo, mas não deixe eles enganarem você. Os sulfatos, mais uma vez, retiram o seu cabelo dos óleos de que necessitam para se manterem hidratados. Em vez disso, procure por xampus sem sulfato.

Cabelos ressecados

Conheça melhor a hidratação para cabelos ressecados, aproveitando mais os tratamentos disponíveis. (Foto: Livestrong.com)

Use um tratamento de condicionamento profundo pelo menos uma vez por semana

Se você tem cabelos secos, o condicionamento profundo é essencial em seu tratamento capilar. Esses tratamentos penetram profundamente no cabelo, adicionando umidade extra e melhorando sua força e elasticidade. Após a limpeza, aplique um para o seu cabelo pelo menos uma vez por semana e deixe descansar em uma touca de cabelo por 15 minutos, depois enxágue.

Alimente seu corpo para cuidar dos cabelos secos

A saúde do seu cabelo não depende apenas de como você cuida dele do lado de fora; você precisa cuidar disso por dentro também! Beba muita água e certifique-se de que você está ingerindo ácidos graxos ômega-3 suficientes, que ajudam a nutrir o cabelo entre muitas outras coisas. A melhor hidratação para os cabelos é aquela que começa de dentro.

Faça uma pausa do calor e produtos agressivos aos cabelos

Isso pode ser extremamente difícil para você, mas ferramentas de estilização, sprays e géis podem ser o pior inimigo do cabelo seco. Tente fazer uma pausa dessas coisas por um tempo e veja como seu cabelo melhora. Se você confiar no calor para modelar seu cabelo, experimente usar uma trança elegante, um coque ou um rabo de cavalo ou confira uma das muitas maneiras de modelá-lo sem calor. Não há hidratação que aguente a agressividade desses produtos.

Se você não consegue ficar longe do calor, proteja seu cabelo

Para evitar fritar seu cabelo, é uma necessidade absoluta que ele esteja completamente seco antes de colocar qualquer ferramenta de modelagem aquecida nele. Além disso, a aplicação de um protetor de calor antes do penteado irá nutrir, proteger e ajudar a prevenir o seu cabelo dos danos provocados pelo calor.

Use um óleo de cabelo ou soro para um acabamento suave e brilhante

Adicionando um pouquinho ao cabelo úmido ou seco, adiciona umidade, ajuda a reparar os danos e produz a sensação sedosa e macia ao nosso cabelo que sonhamos. Escolha um bom soro ou óleo que combina com seu tipo de cabelo, e você terá um produto para finalizar suas hidratações com chave de ouro.

Alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)