Floquinhos brancos secos pulam da cabeça, aparecem entre os fios e, se não bastasse, soltam e caem na roupa, especialmente na região dos ombros. Caspa é o tipo de coisa que incomoda muita gente. E, algumas vezes, a caspa pode trazer situações embaraçosas.

O que muita gente não sabe é que existe uma relação entre a caspa, o couro cabeludo e a pele.

As células da pele de todo o corpo se renovam continuamente. Quando isso ocorre com no couro cabeludo, as células mortas soltam-se da superfície do couro cabeludo. Ou seja, é uma condição natural do couro cabelo.

No entanto, em muitos casos, isso pode acontecer de maneira mais intensa, profunda, excessiva e perceptível. Nesse caso, pode não ser uma descamação padrão da pele do couro cabeludo e significar um problema. Isso pode ocorrer com qualquer um. E, em muitos casos, pode ser um problema mais crônico e estabelecer uma relação patológica.

Em muitos casos, a caspa pode ser resolvida com o uso de um xampu adequado, voltado para o tratamento anticaspa.

O que é caspa?

Quais são as causas da caspa?

Cada caso é um caso. Não é possível dizer que todo tipo é causado por um único motivo. Por isso, quem achar que a ocorrência em si próprio pode ser um problema, deve procurar um profissional especializado (dermatologista) para que possa ter um diagnóstico preciso.

Psoríase (doença inflamatória da pele), ação fúngica descontrolada, algumas doenças, fragilidade no sistema imunológico por determinadas doenças, alterações hormonais, estresse, reação do couro cabeludo a um produto de cabelo e outras determinadas situações da pele. Alguns profissionais acreditam que até a alimentação pode influenciar na existência da caspa como um problema (excesso de alimentos gordurosos e/ou ausência de zinco e vitaminas B).

As causas exatas ainda não são conhecidas, mas sabe-se que esses são alguns motivos que podem desencadear o problema. Há várias teorias que tentam explicar essa questão. De maneira geral, a caspa como problema é considerada uma dermatite seborreica e pode afetar outras partes do corpo (não apenas o couro cabeludo). A imagem seguinte mostra a caspa observada no microscópio e nos cabelos.

Caspa

Quais são os sintomas da caspa como problema?

A queda dos floquinhos brancos na roupa é o sintoma mais perceptível. Quando em excesso, pode causar constrangimento. Aquela coceira incômoda é outro sintoma que pode ocorrer em alguns casos de caspa. Em casos mais sérios, pode ter vermelhidão, irritação do couro cabeludo. Há, ainda, casos de caspas que formam verdadeiras crostas no couro cabeludo (ao invés dos floquinhos). Ás vezes, pode ser amareladas ao invés de brancas.

Combater a caspaAlgumas curiosidades sobre a caspa

– A caspa não é contagiosa, como muitas pessoas pensam. Por isso, esqueça aquela história que caspa “pega”.

– Bebês podem desenvolver um tipo específico de dermatite seborreica nos primeiros meses de vida.

– A caspa pode ser uma das causas para a queda de cabelo.

– Procure um médico, caso o xampu anticaspa não proporcione o controle da caspa. Não desista no primeiro xampu. Algumas marcas podem funcionar melhor para você. Há medicamentos e tratamentos específicos que um dermatologista pode receitar.

Saiba mais: Como prevenir e acabar com a caspa?

Imagens:
Healthtap, Wikimedia Commons, Stylelist

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Como prevenir e acabar com a caspa?
  2.  Queda de cabelo: causas e tratamentos

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)