O passo mais importante para cuidar da sua pele é entender o seu tipo específico de pele e como ela se adapta a determinadas circunstâncias ou sazonalidades. Sua pele é o maior órgão do seu corpo, tão complexo e inteligente quanto seu coração, pulmões, fígado e outros órgãos vitais. O uso de produtos de limpeza e tratamentos muito agressivos, mesmo que sejam recomendados para a oleosidade excessiva, pode enviar à sua pele o sinal de que realmente é necessário mais óleo.

Por outro lado, a aplicação de hidratantes muito grossos ou pesados pode resultar na diminuição da produção de óleo natural, resultando em uma pele ainda mais seca. Dedicar um tempo para conhecer as necessidades específicas da sua pele ajudará você a escolher as opções corretas que equilibrarão a pele, resultando em uma tez mais saudável e radiante.

A pele de cada pessoa é única, mas existem alguns tipos de pele comuns que podem ajudar você a identificar onde a pele se encaixa mais. Os três principais tipos de pele são comumente referidos como oleoso, normal / combinado e seco. Aqui estão duas maneiras fáceis de determinar seu tipo de pele em casa:

Qual é meu tipo de pele?

Limpe bem o rosto com um limpador suave e seque suavemente. Deixe a pele nua (e não aplique hidratantes, soros ou tratamentos adicionais). Após 30 minutos, examine as bochechas, o queixo, o nariz e a testa para ver se há algum brilho. Após mais 30 minutos, avalie se sua pele está ressecada, principalmente se você sorrir ou fizer outras expressões faciais.

Se sua pele estiver esticada, é provável que ela esteja seca. Se houver um brilho perceptível no nariz e na testa, é provável que sua pele seja normal / combinada. Se houver brilho nas bochechas, além da testa e do nariz, você provavelmente terá uma pele oleosa.

Outro método é muito mais rápido e geralmente é um excelente diferenciador entre os tipos de pele oleosa e seca. Bata levemente um papel absorvente nas diferentes áreas do seu rosto.

Segure a folha contra a luz para determinar a quantidade de óleo visível. Se a folha pegar pouco ou nenhum óleo, você provavelmente terá a pele seca. Se a folha de borrão revelar óleo das áreas da testa e do nariz, sua pele estará normal / mista.

Finalmente, se o papel absorvente estiver saturado com óleo, é extremamente provável que você tenha pele oleosa.

Quais os tipos de pele?

Abaixo, os tipos mais comuns de pele feminina:

Pele Seca

A pele seca pode ficar tensa ao longo do dia e pode apresentar descamação perceptível. A pele seca se deve em grande parte à genética, a fatores ambientais como estilo de vida e dieta, alterações hormonais e clima. A desidratação também é uma das principais causas de pele seca, portanto, beber muita água e evitar diuréticos como álcool e cafeína podem fazer uma diferença significativa na aparência e aparência da pele.

A esfoliação diária com ingredientes suaves e não abrasivos ajuda a promover a renovação das células da pele sem remover os óleos naturais da pele. Sem uma camada adicional de pele morta, soros e tratamentos serão absorvidos mais facilmente. Os melhores hidratantes para a pele seca são os que contêm ácido hialurônico (geralmente listado como hialuronato de sódio nos ingredientes), glicerina e ativos marinhos como as algas, devido à sua capacidade de atrair água e entregá-la diretamente às células da pele.

Emolientes, incluindo esqualano e óleo de camélia, ajudam a suavizar e hidratar a pele de maneira uniforme e eficaz.

Tipos de pele

Descubra seu tipo de pele corretamente para adotar os melhores procedimentos de cuidados estéticos. (Foto: rhodiumbeauty.com)

Pele Normal/Mista

Pessoas com pele normal / mista geralmente apresentam secura nas bochechas, tornando importante encontrar um hidratante que não seja muito pesado, mas substancial o suficiente para reter a umidade onde for mais necessário. Aqueles com pele normal não são propensos a surgir nas bochechas e tendem a ter uma zona t bem hidratada.

A esfoliação suave e diária também é importante para manter os equilíbrios da zona t e das bochechas. Hidratantes com textura semelhante a gel são absorvidos mais rapidamente e com menor probabilidade de causar fugas. Comece com uma pequena quantidade e aumente conforme necessário para evitar excesso de hidratação e estresse na pele.

Pele Oleosa

O excesso de óleo pode muitas vezes deixar os poros congestionados e entupidos. A boa notícia, porém, é que a pele oleosa parece mais jovem e mais flexível, porque tem mais umidade natural e é menos propensa a rugas. A esfoliação enzimática diária é essencial para promover a renovação celular e evitar o acúmulo de sebo nos poros. Um esfoliante físico suave (que não utiliza abrasivos, como nozes trituradas ou sementes que podem causar pequenas lágrimas na derme) também é útil para equilibrar o tom e a textura da pele.

A pele oleosa também é propensa a hiperpigmentação pós-inflamatória, uma condição que deixa manchas escuras na pele após a cicatrização de uma fuga. A esfoliação também ajudará a clarear essas manchas escuras, polindo as camadas superiores da pele e revelando novas células. Aqueles com acne moderada a grave devem considerar o uso de um esfoliante que inclua ingredientes antibacterianos para acelerar a cicatrização e evitar futuras manchas.

Cuidados para a pele sensível

O gerenciamento da pele sensível pode ser desafiador, pois leva tempo e esforço consideráveis para determinar quais ingredientes causam inflamação e irritação. Para facilitar esse processo, introduza apenas uma nova fórmula ou produto de cada vez. Esta regra se aplica aos cuidados com a pele e cosméticos.

O teste em trechos de uma nova fórmula no antebraço interno é uma excelente maneira de minimizar possíveis reações no rosto. Se sua pele não mostra sinais de queimação, aplique a fórmula na área atrás de uma das orelhas antes de usá-la no rosto.

Procure rótulos que identifiquem fórmulas como não irritantes e não sensibilizantes e isentos de parabenos, fragrâncias sintéticas, óleo mineral, detergentes sulfatados, ftalatos, ureia, DEA ou CHÁ, pois esses ingredientes podem resultar em vermelhidão e coceira.

As necessidades de nossa pele podem mudar ao longo do tempo, e tomar as medidas para melhor identificar suas necessidades é essencial para que funcione e tenha a melhor aparência. Tendo em mente a saúde da sua pele e fazendo o “check-in” regularmente para determinar se são necessários ajustes no seu ritual atual, a manterá equilibrada e bonita.

Como você cuida da pele? Qual seu tipo de pele?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)