Usar maquiagem pode ser um verdadeiro desafio nos dias quentes.

Ninguém quer maquiagem escorrendo e grudando no rosto. E, muito menos, desmanchando.

No clima quente, saber alguns segredos de beleza são úteis para aplicar a maquiagem, a tornar duradoura e mais agradável.

É preciso alterar um pouco a rotina de beleza.

É preciso uma atenção especial na preparação da pele, selecionar bem os itens da maquiagem e não exagerar.

O post de hoje traz as dicas de maquiagem para os dias quentes!

Maquiagem de verão - maquiagem para o calor - maquiagem para dias quentes

1. A maquiagem certa

Use maquiagem livre de óleo (oil free). É mais leve que outros tipos de maquiagem. E, também, escolha maquiagem à prova d’água (rímel, delineador…). O primer antes da preparação da pele ajuda a maquiagem ficar com aparência melhor por mais tempo, com menos oleosidade. Além disso, alguns especialistas sugerem trocar a base pelo BB cream, por ser mais leve e garantir uma aparência mais natural na maquiagem. Os maquiadores sugerem dispensar a base! Para o pó facial, recomenda-se  pó solto translúcido. Ou, pó matificante (pó anti-brilho), que é melhor ainda. E, evite sombra cremosa. Maquiagem mineral é melhor que maquiagem comum por possuir partículas mais finas. E, aquelas à base de silicone podem ser interessantes também.

2. Filtro solar

O filtro solar é fundamental para proteger a pele dos raios nocivos do sol e ajuda a maquiagem aderir melhor à  pele. O protetor solar deve ser aplicado antes da maquiagem. Opte pelas versões específicas para o rosto com toque seco, livre de óleo (oil free). Os protetores solares com cor podem ser interessantes para usar no calor. Os protetores solares livres de óleo mais elogiados por consumidores são: Adcos Fluid, Anthelios XL da La Roche-Posay (Fluid), Minesol Oil Control da Roc, Photoage da Dermage, Sunmax (fluid), Normalize Matte da Ada Tina (italiano), Episol Sec da Mantecorp e muitos outros. O melhor protetor solar é muito relativo. Cada pele funciona de uma maneira e cada pessoa deve encontrar aquilo que funciona melhor para si mesmo. Conhece algum bom? Deixe a sua indicação nos comentários!

3. Limpeza da pele

Limpar a pele faz parte de todo o ritual de maquiagem a qualquer momento. E, no calor é mais que fundamental! A pele suja é o que faz a maquiagem desmanchar. Limpe a pele com produtos livres de óleo. O mercado oferece vários sabonetes faciais bons. Os consumidores elogiam: Deep Clean da Neutrogena (possui bom custo x benefício), o Adacne Sec da Glenmark, Efflaclar da La Roche-Posay (barra/líquido), Cold Cream da Àvene, Hidrafil, Moderm. Recomenda algum outro? Deixe a sua sugestão nos comentários.

Para quem possui tendência de oleosidade na pele no decorrer do dia, realizar a aplicação de uma máscara facial uma vez por semana pode ajudar a regular a oleosidade da pele. E, não se esqueça de fazer aquela tradicional limpeza de pele! Um dermatologista recomendará a quantidade por ano, de acordo com cada pele.

4. Truques para o calor

  • Os maquiadores indicam passar uma pedra de gelo no rosto antes de maquiar. O gelo deve ser envolvido em um pano (toalha, gaze). Faça suaves compressões no rosto. Nunca passe o gelo diretamente no rosto, pois queima a pele.
  • Se for escovar os cabelos, usar o secador não faça próximo do momento da maquiagem. A temperatura aumenta a oleosidade da pele.
  • Água termal é uma boa alternativa para hidratar (antes e depois da maquiagem).
  • Batom cobertura mate (ou batom matte) é a melhor escolha de batom. O uso do batom é uma escolha muito pessoal.
  • Sempre retire a maquiagem antes de dormir! Um bom demaquilante vai cooperar com a remoção da maquiagem.

E, você? Possui alguma dica de maquiagem para o calor? Traga a sua sugestão!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)