Desde séculos passados, a maquiagem tem fascinado a sociedade. Os antigos egípcios possuem a marca lendária da maquiagem nos olhos. Alcançar a “boa aparência” parece ser o elemento comum da maquiagem em qualquer tempo.

Mulheres de todas as idades amam maquiagem. Qual efeito você quer alcançar quando usa maquiagem? Já pensou sobre isso? Boa aparência? Parecer mais jovem? Atraente? Qual beleza você quer?

A verdade é que quase ninguém quer usar uma maquiagem que envelheça mais, que traga uma aparência mais velha, de pele envelhecida. Pode até não disfarçar a idade, mas parecer com mais idade não dá!

Você sabia que alguns erros na maquiagem pode fazer você parecer mais velha? O site MULHER DIGITAL mostra os principais erros na maquiagem que faz parecer mais velha!

Maquiagem para idosa|Iris Apfel, ícone de estilo e beleza aos 93 anos|

Pancake no rosto!

O pancake é mais compacto e fosco. É um item de maquiagem que já foi muito usado pela moda, em editoriais e iluminação de palco, em que é preciso uma maquiagem de longa duração, sem ganho de luminosidade na pele e que se adapte bem à iluminação artificial. O pancake possui função dois em um: base e pó. Cobertura mais pesada e pode alterar o tom da pele. É preciso mais desenvoltura e pode ser difícil fazer uma fina camada lisa. A pele jovem pode parecer mais velha. Quem tem linhas de expressão, pode acentuar mais. Com tanta base e pó bons no mercado, pra que arriscar?

Base errada

O correto é escolher uma cor que seja mais próximo da cor natural da pele possível. A escolha de uma base errada pode adicionar muitos anos a sua aparência. A base precisa conectar ao seu tom de pele! E, cuidado com bases com texturas muito grossas. Elas podem acentuar as linhas de expressão, especialmente da região dos olhos! Não se esqueça que precisa ser oil free (livre de óleo).

Muitas pessoas estão optando pelo BB cream para uma cobertura mais natural e leve para a maquiagem de dia, ao invés de base. E, não se esqueça do filtro solar antes da maquiagem!

Pó errado, demais e/ou aplicado errado!

O pó ajuda a definir a base e a amenizar a oleosidade da pele. Pós pesados marcam as linhas do rosto, especialmente as ruguinhas ao redor dos olhos. Geralmente, o melhor pó é com textura mais leve. O pó translúcido e a maquiagem mineral podem ser uma opções interessantes para a finalização da preparação da pele!

Aplicar pó demais é um desastre e envelhece qualquer rosto. O ideal é uma fina camada. Renovar o pó é sempre interessante para o controle de oleosidade da pele. Hoje em dia, já existe até alguns lenços especiais que funcionam bem para tirar a oleosidade (blotting papers, rice papers tissue), sem acumular mais pó no rosto.

Para aplicar, a melhor maneira é o pincel para pó porque evita acumular pó demais nas linhas do rosto. Deslize levemente no rosto.

Não hidratar o rosto

O rosto precisa ser hidratado! E, não só antes da maquiagem, mas continuamente, especialmente quando a pele está mais velha. É bom aplicar um hidratante com regularidade.

Produtos para a pele antienvelhecimento com vitaminas A, C e E, retinol, peptídeos, ácidos alfa hidróxidos (AHA) e ácido glicólico podem ajudar na aparência e na hidratação da pele. Lembre-se de consultar um dermatologista para fazer a melhor escolha. Muitas pessoas fazem mal uso de cremes com determinados componentes e mancham a própria pele!

O primer é recomendado amplamente na preparação da pele na maquiagem por ajudar muito com a hidratação e no controle da oleosidade da pele.

maquiagem para idosa|Charlotte Rampling lindamente maquiada|

Blush errado!

Para qualquer idade, o blush precisa dar aquele aspecto corado, sem pesar ou parecer aqueles pontos rosados exagerados no rosto. O ideal é dar aquela “carinha de saúde”, um rubor. Pode escolher um tom pêssego, rosado, coral, bronzer. Descubra o que funciona melhor para você! Normalmente, para peles mais claras, o rosado e o pêssego funciona melhor. Já para peles mais escuras, aquele bege, bronze, coral pode ser mais interessante. O melhor é testar para saber!

Não se esqueça de espalhar bem deslizando o pincel na face, com delicadeza.

Lápis só embaixo do olho!

Lápis de olho só embaixo faz os olhos parecerem mais fechados, pequenos, pesado e dá um efeito de “rosto para baixo”. É claro que vai depender do tamanho dos olhos, mas isso funciona para a maioria das pessoas. Passe lápis de olho rente aos cílios em cima e embaixo! Isso vai levantar o olhar e torna-lho mais brilhante! Jovial na ponta do lápis!

Sobrancelha sem fazer

A sobrancelha bem desenhada levanta o olhar! Quando ela está sem fazer dá uma sutil aparência mais envelhecida, especialmente na área da testa. Se você tem sobrancelhas escassas, tente preencher as falhas com uma cor um pouco mais leve que a cor natural. Vale até usar aquela dica dica de maquiagem com sombra: passar um pouco de sombra marrom para preencher as lacunas. Hoje em dia há inúmeros produtos no mercado para sobrancelha.

Corretivo demais na região dos olhos!

Esse é um erro clássico que acentua as linhas nos olhos para pessoas de qualquer idade! O exagero também pode deixar o olhar mais cansado. E, não se esqueça de escolher o tom correto para a sua pele! Use um corretivo mais leve. Várias marcas estão desenvolvendo corretivos focados para mulheres mais maduras. E, esse é um item de maquiagem que realmente vale investir.

Cosméticos com álcool!

O álcool resseca a pele e faz parecer mais velha ainda! Procure produtos livre de álcool. No Brasil, é difícil fugir de cosméticos sem álcool. Mas, é possível repensar o excesso de uso de produtos de beleza.

Usar maquiagem com parabenos

Esse é um ponto que ainda divide muitas opiniões. Os parabenos são conservantes utilizados nos cosméticos para não deixar fungos, bactérias e outros microrganismos proliferarem. Um debate que vem tomando força ao longo dos anos é que essas substâncias preservativas podem prejudicar a saúde.

Alguns estudos já sugerem que podem estar associados ao envelhecimento. Por exemplo, um estudo da Universidade de Medicina de Kyoto mostrou que o metilparabeno pode reagir negativamente negativamente com o UVB e acelerar o envelhecimento da pele. O debate científico a respeito desse assunto ainda está amadurecendo, mas há alguns resultados que vale repensar o uso.

É preciso entender também que a medida que a idade avança não há como esconder certas características apenas com maquiagem. Para muitos casos, só tratamentos estéticos, cirurgias plásticas. Isso não quer dizer que é preciso esconder algo ou que não é possível se valorizar com maquiagem. Maquiagem é para todas, em todas as idades! Não tenha medo de usa-la!

2 comentários para “10 erros na maquiagem que fazem parecer mais velha”

  1. Eliane Graffi

    Adorei as dicas deste post.

    Responder
  2. Janete

    Ótimas essas dicas. Gostei muito. Esclareci algumas dúvidas.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)