Maquiagem é algo bárbaro e criativo! Arte da beleza!

E, trabalhar os olhos é sempre algo que permite muitas possibilidades e invenções.

A aplicação errada da sombra pode trazer um “olhar” irregular, muito escuro em algumas regiões do olho e/ou carregado demais. É muito chato quando a maquiagem não fica legal. E, imagine que chato quando não há tempo para corrigir e refazer antes de uma festa ou qualquer outro evento?

Para obter uma maquiagem perfeita nos olhos, digna das mais belas, é preciso saber alguns truques e algumas técnicas.

O site MULHER DIGITAL traz dicas infalíveis sobre sombra na maquiagem!

Como passar sombra na maquiagem|Imagem: Allure RU/Jason Kim|

Conheça os pincéis para olhos!

Para que serve cada pincel de olho? Saber identificar a função de cada um é ótimo para usa-los da melhor maneira. Com tantos, dá para se sentir perdido! A indústria de beleza oferece muitas possibilidades e, nem sempre, vai necessitar de todas. Comece aos poucos! Conheça e compre, de acordo com a sua necessidade. Normalmente, pincel para passar sombra e pincel para esfumar são os mais importantes. E, apenas com esses já é possível fazer muita coisa bacana.

Cor da sombra igual da roupa?

Não deve-se combinar a cor da roupa com a cor da sombra! Muitos fashionistas e especialistas de moda afirmam que essa não é uma alternativa muito elegante. E, há maquiadores acreditam que se você usa tudo da mesma cor, a maquiagem não se destaca. O interessante é usar cores que combinam. E, se você não gosta tanto de cores quentes nos olhos, pode apostar nas cores neutras no “olho esfumado”.

Observe seu olho, você!

Qual é o seu formato de olho? O seu olho é mais fundo? Olhos mais amendoados? Olhos pequenos? É importante observar para compreender qual a maquiagem que valoriza mais o seu tipo de olho! E, há algumas técnicas, por exemplo, que deixa o olho com impressão de menor. Se a pessoa já possui olho pequeno, não quer diminui-lo mais ainda.

Não esqueça de observar também a cor dos seus olhos. Há cores que os realçam mais que outras. Escolha cores que os intensificam, considerando também o seu tom de pele. Descubra tudo que funciona melhor para você! É só pensar nas cores que realmente contrastam.

De cara limpa e hidratada

É essencial que o rosto esteja limpo e hidratado para fixar a maquiagem nos olhos e para que dure bem. A preparação da pele é tão importante quanto usar bons produtos. Lave a pele com um sabão para rosto, use um tônico para rosto e, em seguida, hidrate. Se for usar primer, vem depois desse processo.

Base + corretivo na preparação da pele

A base + corretivo no rosto são importantes para uniformizar a cor de todo o rosto, inclusive dos olhos. E, o que muitos não sabem é que essa preparação torna mais fácil limpar a sombra, que cai com a própria aplicação. E, se tem algum errinho, fica muito mais fácil de limpar, sem precisar tirar toda a maquiagem!

Como usar sombra na maquiagemDicas para maquiagem do olho

Sobrancelha feita

A sobrancelha afeta drasticamente a maquiagem nos olhos. A sobrancelha feita contribui para moldar o visual dos olhos.

Cotonetes para limpar!

Quase ninguém conta, mas as hastes flexíveis com pontas de algodão são um dos melhores instrumentos para limpar e corrigir errinhos da sombra. Não só sombra, mas errinhos de delineador, respingo de rímel, que ás vezes cai. Não é preciso comprar produtos mirabolantes e, muito menos, tirar toda a maquiagem quando há só um problema para ser resolvido. Dependendo do errinho, pode ser necessário colocar um pouco de base na ponta do cotonete e passar por cima. Em outros casos, até demaquilante. Tente primeiro deslizar o cotonete sem nada. Se não sair, parta para outras ações.

Qual altura a sombra deve ficar nos olhos?

A sombra deve vir até um pouco acima do côncavo do olho e, alguns centímetros abaixo da sobrancelha (como tivesse uma linha imaginária ali). Muita gente aplica ocupando o formato de dentro do olho certinho. O grande problema é que quando o olho está aberto, a sombra não aparece. É claro que existem inúmeras técnicas, formas de fazer. Essa é a forma mais clássica de aplicação!

Técnica de dentro para fora!

Quem gosta de usar várias cores de sombra nos olhos, deve saber que a cor mais escura sempre deve ficar no canto externo dos olhos. É possível fazer várias transições de cores considerando esse artifício. A maior parte dos maquiadores gosta de trabalhar com a sombra preta no canto externo. O bacana é o preto combina com todas as cores de sombra, sem restar dúvidas! É possível dividir a pálpebra mentalmente em duas, três cores (de dentro pra fora – longitudinal) e trabalhar a maquiagem.

Suavize o encontro das sombras

Para que não fique aquelas linhas duras de cores entre as sombras, é preciso suaviza-las. É só deslizar o pincel delicadamente, com movimentos leves (=esfumar). Misture até desaparecer o encontro das cores.

Primer para a maquiagem durar

O uso do primer não é obrigatório, mas pode é interessante quando é preciso que maquiagem dure por um longo período. O mercado de beleza já oferece primers específicos para sombra, que facilita ainda mais a fixação da sombra. É ótimo que a maquiagem dure por mais tempo para festas, casamentos, baladas, outros eventos em geral.

Sombra para corrigir falhas

Quer corrigir falhas na sobrancelha? É só aplicar sombra nelas. O mais comum é usar a cor marrom. O tom de marrom deve ser escolhido de acordo com o seu tom de pele. Terra, avelã, marrom, café… Descubra o que funciona melhor para você. Pode haver casos que seja necessário o uso de uma sombra cinza ou preto. Depende da cor dos pelos. Essa é uma técnica que deixa a sobrancelha bem natural e, ao mesmo tempo, com desenho bem delimitado! Dá aquele “up” na maquiagem.

Brilho com cuidado

Sombra e pigmentos brilhantes podem acentuar vincos e rugas. Quem possui linhas de expressão, deve usar com cautela.

Lave os pinceis

Os pinceis sujos mudam as cores que você quer trabalhar. Imagine que quer usar um tom neutro, mas o pincel sujo pode deixar a cor manchada e estranha. Os pinceis precisam ser lavados com regularidade.

Pratique maquiagem!

Fazer uma maquiagem linda depende também de treino. Treine, arrisque, erre, faça. Com o passar do tempo, você estará fera na maquiagem!

Se sabe de mais alguma dica sobre sombra, não deixe de compartilhar nos comentários do site MULHER DIGITAL!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)