O inverno chega e traz o friozinho mais gostoso do ano. É uma estação deliciosa, mas pode ser difícil manter-se mentalmente e fisicamente saudável.

Muitas pessoas sentem-se mais vulneráveis às gripes, doenças alérgicas, ficam menos ativas, comem mais comidinhas calóricas, como chocolate, caldos repletos de carnes gordas, aquelas deliciosas canjiquinhas, canjica doce. E, todo mundo fica menos disposto para fazer atividades físicas, é uma tendência para hibernação tremenda. E, tudo isso gera muita frustração.

O site MULHER DIGITAL traz dicas de saúde e de bem estar para o inverno! Tudo para manter a energia em alta, vida saudável e força no sistema imunológico.

Dicas de saúde e bem-estar para o inverno|Imagem: Shape|

Hidrate-se!

Geralmente, as pessoas bebem menos água no frio. O fato é que o tempo fica mais seco e o corpo pede mais hidratação. Beber água é a melhor hidratação! Você pode recorrer aos deliciosos chazinhos de ervas (sem adoçar), que esquenta e faz bem. A umidade ajuda as mucosas e, até mesmo, na hidratação da pele. E, vale até a ajuda de um bom creme para manter o corpo hidratado.

Protetor solar no frio!

No inverno, muitas pessoas pensam que não precisa usar protetor solar. Protetor solar diariamente! Mesmo naquele dia nublado, os raios nocivos do sol incidem. Portanto, o protetor solar é importante também em dias frios, nublados e se for sair rápido de casa. Além disso, o protetor contribui para proteger um pouco dos ventos. Use protetor!

Leia também: Dicas sobre proteção solar

Alho para fortalecer o sistema imunológico!

O alho possui muitos atributos que faz ser um alimento excelente para a saúde. Destaca-se os compostos de enxofre, que ajuda as células de defesa do corpo se manterem mais fortes e, por sua vez, derrotar resfriados e gripes. Jogue na comida, na sopa e vale até comer cru!

Comfort food saudável

A vontade é comer muita massa, caldos, fondue, cappuccino, bastante vinho. Há uma tendência para o aumento do consumo de comidas mais gordurosas e com mais açúcares no inverno. Há muitos relatos de pessoas que engordam no inverno justamente por isso. Alimentos com pouco valor nutritivo podem trazer picos repentinos de açúcar no sangue e isso faz com que a pessoa queira mais e mais. Desfrute das comidinhas de inverno calóricas com moderação! Tente equilibrar. Não deixe de lado a alimentação equilibrada, repleta de frutas, legumes e verduras. E, na maior parte das vezes, opte por alimentos integrais. Comfort food saudável, como chás sem açúcar, sopa saudável. Que tal?

Dá-lhe zinco!

O zinco é um potente nutriente para o organismo. Ele auxilia o sistema imunológico, é conhecido especialmente por fazer muito bem para a pele, cabelo, unhas. Você vai encontra-lo em frutos do mar, carnes (principalmente vermelhas), grãos, nozes, produtos lácteos.

Durma o necessário!

Dormir pouco pode afetar a imunidade do corpo e, como já é um período vulnerável para gripes, resfriados, você pode ficar doente. Vale até recorrer a qualquer dica para dormir bem, como ter horários regulares para dormir e para acordar! Qualidade de sono é saúde no inverno.

Mantenha-se em movimento!

Durante o inverno, a preguiça chega com tudo para a prática de exercícios físicos! É importante não deixar de fazer exercícios. O corpo humano pede movimento. E, como tem muitas comidinhas calóricas nesse período, é bom queimar as calorias extras!

Lave bem as mãos!

Medidas simples de higiene podem evitar resfriados, contato com germes em geral. Lave bem as mãos antes das refeições, ao usar o banheiro, ao sair do computador. E, se estiver resfriado, ou gripado é mais importante ainda, pois nessas circunstâncias as pessoas costumam levar a mão na boca, no nariz e podem transmitir esses germes de gripe ou resfriado para outros locais, pessoas. Lavar as mãos não é uma medida apenas para o inverno! É para todas as estações! E, nesse período, cuidado redobrado! Vale até carregar o álcool em gel na bolsa!

Leia também: 10 dicas para cuidar da pele no inverno

E, então? Todos preparados para a estação mais fria do ano!?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)