Muita gente está atrás de um creme antirrugas milagroso. Ou, então, deseja fórmulas mágicas para prevenir o envelhecimento da pele.

O que pouca gente sabe é que o hábito simples de passar o protetor solar pode evitar o envelhecimento da pele. Você sabia disso?

Não apenas protege contra os efeitos nocivos do sol (queimaduras do sol, câncer de pele, manchas…), mas previne contra o fotoenvelhecimento.

O fotoenvelhecimento é o enrugamento da pele, a perda da elasticidade e a existência de manchas causadas pela radiação do sol.

O envelhecimento da pele é causado principalmente pela radiação UVA. Já a radiação UVB é a principal causa dos vários tipos de câncer de pele e queimaduras solares.

A conclusão veio de um estudo realizado por pesquisadores australianos que analisaram 903 adultos com idade inferior a 55 anos, que foram acompanhados por quatro anos (publicado na revista Annals of Internal Medicine).

Melhor antirrugas - creme antirrugas - evitar envelhecimento da pele - envelhecimento precoce

O fotoenvelhecimento foi medido nos participantes do início ao fim do estudo. Esse foi o primeiro estudo que realmente quantificou a propriedade de antienvelhecimento do protetor.

O mais interessante é que o efeito da proteção solar ligado ao uso periódico do protetor foi percebido nos pesquisados de diversas faixas etárias. Isso é interessante porque muitos associam esse tipo de cuidado somente aos jovens. Conforme a pesquisa apontou, todas as idades colhem os benefícios do protetor como elemento de prevenção do envelhecimento da pele. Nunca é tarde para cuidar da pele!

E tem mais! Pessoas com mais sinais de envelhecimento provocados pelo sol possuem mais chances de ter câncer de pele e ceratose solar (lesões provocadas pelo sol).

Tudo isso aponta para a importância do uso regular do protetor solar. O que importa é o uso frequente! E, ainda, mostra que é vital reaplicar o protetor após algumas horas de uso, suar muito ou entrar na água.

A tecnologia cosmética dos protetores solares melhorou e está melhorando muito. Mas, tudo indica ainda que é bom evitar a exposição ao sol nos horários de maior incidência solar (de 10-16h).

Repense os seus atos ao gastar tanto dinheiro com cremes antissinais. Usar o protetor solar com frequência pode valer muito mais. É o melhor antirrugas do momento! Cuide-se!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)