O inverno é a estação da elegância. Bota, cachecol, roupas de frio… Ninguém resiste. Ao mesmo tempo, o tempo frio e seco deixa a pele mais ressecada. Cuidar da pele no inverno requer mais dedicação. Preocupação não só com os cremes hidratantes, mas até com aquilo que se come.

Os cosméticos realmente ajudam, mas não são suficientes para manter a pele nutrida nessa época do ano. Pense na hidratação de “dentro pra fora”. Como é a sua alimentação?

Alimentar-se bem leva ao equilíbrio em todos os sentidos, inclusive na nutrição do corpo. Menos detox alimentar e, mais rotina alimentar saudável.

O site MULHER DIGITAL traz alimentos que ajudam a hidratar a pele seca! A nutrição é fundamental para a hidratação da pele. Mais que muita gente pensa!

alimentos para hidratar a pele seca no inverno

Água

O poder da água no corpo é incrível. Beber água equilibra os fluidos corporais, ajuda a manter a pele com boa aparência, energiza os músculos e, ainda, refresca sem calorias. E, não precisa dizer que a água é vital para a maioria das funções do corpo. E, aqui é hidratação de dentro pra fora. Quem bebe pouca água, precisa criar truques para beber mais água.

Abacate

Abacate é uma grande fonte de vitamina E, C, gorduras monoinsaturadas. Abacates são uma grande fonte de antioxidantes carotenóides. Todas essas características tornam essa fruta um alimento incrível para pele. Inclua na sua alimentação. É possível até complementar a hidratação com uma máscara de abacate caseira para o cabelo ou para a pele. Abacate é saúde para pele!

Peixe

Os peixes possuem alta concentração de ácido graxo ômega-3 (como o salmão, a sardinha, a anchova, etc), que são gorduras saudáveis e excelentes para nutrir a pele. Isso também ajuda a reduzir a produção de substâncias inflamatórias, ajuda contra o câncer. E, todas essas substâncias ajudam a combater radicais livres e garantem mais hidratação natural para a pele. Coloque peixinho no seu cardápio! Tem gente que passa muito tempo sem comer peixe. Opte pelo peixe grelhado, cozido, assado. É mais saudável!

Legumes e frutas de cor laranja e de cor amarela

São repletos de vitamina A e betacaroteno. Todo mundo já ouviu falar que mamão e cenoura são bons para a pele, em alguma vez na vida. Vitamina A contribui para a renovação celular. O betacaroteno é um antioxidante importante para a pele. Ele ajuda a combater a pele seca, ajuda a pele a lidar melhor com o sol e com os danos ambientais e, também, combate os radicais livres. Não precisa exagerar! É só incluir na alimentação de maneira equilibrada. A vitamina C está presente em alguns desses alimentos, contribui para a renovação celular, fortalece a imunidade e favorece o brilho radiante da pele. Manga, mamão, cenoura, laranja, abóbora….

Nozes, castanhas e sementes

Esse grupo são alimentos ricos em zinco. A falta de zinco pode provocar problemas de cicatrização, queda de cabelo, pele mais seca que o normal, baixa imunidade, aparecimento de acne. O zinco protege o corpo contra agentes oxidantes, fortalece a imunidade, essencial para a síntese de diversas enzimas, fortalecimento de unhas, cabelos, pele. Bons dermatologistas pedem exame de zinco para verificar se há deficiência desse mineral. Inclua as oleaginosas na sua alimentação!

Folhas verdes escuro

Os vegetais de cor verde mais intenso são repletos ferro, ômega-4e vitamina A, B, E. Tudo isso ajuda a proteger a pele, mantê-la saudável e bonita. Então, esqueça aquela história de comer só a alface comum. Que tal fazer um mix de folhas? Ou, então, aquele delicioso espinafre? E, até mesmo a deliciosa couve. Dê um up na sua ingestão de folhas com essas!

Já deu pra perceber que se você tiver uma alimentação equilibrada tudo isso estará incluído na sua nutrição, não é mesmo? O segredo de cabelos hidratados de “dentro pra fora” está na alimentação. Alimente a sua pele!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)