O mamão é uma fruta excelente para a saúde. Em geral, ela é conhecida apenas por sua capacidade de ser benéfica para o intestino. Os especialistas sugerem que porções de frutas devem ser comidas todos os dias. Veja porque o mamão deve ser incluído em sua alimentação com freqüência.

1. Bom para o intestino. Essa é a propriedade mais conhecida do mamão. Ele possui enzimas que digerem proteínas únicas, o que facilita a digestão, além de conter fibras. Tudo que possui fibras evita a prisão de ventre.

2. Alivia os sintomas da sinusite. De acordo com a Health, um estudo alemão mostrou que o mamão possui uma enzima chamada bromelina que ajuda reduzir o muco e a inflamação. Inclua a frutinha em sua salada de frutas!

3. Bom para reduzir o colesterol. É uma excelente fonte de fibras e se for associado a uma alimentação saudável e com a prática de exercícios pode contribuir para a redução do colesterol.

4. Melhora a saúde óssea. Devido ao fato de ter ácido fólico (derivado da vitamina B) que ajuda a prevenir fratura de ossos e osteoporose relacionada, segundo a revista Health.

5. Livre do câncer do colo. O mamão tem propriedades antioxidantes, que mostrou estar associado com a redução do câncer do colo, combatendo os radicais livres, segundo o Vitamins Diary.

Mamão

6. Combate doenças da vesícula biliar nas mulheres. O mamão tem duas vezes mais vitamina C que a laranja. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, descobriu que mulheres possuem níveis mais baixos de vitamina C e por isso são mais propensas a ter problemas de vesícula. Mamão é uma fruta rica em vitamina C. Delicie-se!

7. Contra doenças cardíacas. Rico em antioxidantes, que são nutrientes que previnem a oxidação do colesterol, evitando, assim, que se formem placas nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode causar ataques de coração e derrames, segundo o WH Foods.

8. Pele de pêssego. Com todas as propriedades citadas, já deve ter concluído que o mamão é um alimento extraordinário e o reflexo disso é uma pele de pêssego, se associado com uma alimentação saudável e com a ingestão de bastante água.

9. Bom para os joelhos. Segundo a RD, a vitamina C presente no mamão pode proteger os joelhos e as estruturas de apoio. Joelhos fortes! Coma mamão.

10. Saboroso e versátil. Pode comê-lo puro, colocá-lo no meio de saladas (inclusive de frutas), sucos, vitaminas e, até mesmo, fazer máscaras para a pele. Quem não se lembra das famosas máscaras de mamão para o rosto feitas pelas vovós?

Frutinha poderosa! Viu só? O mamão serve para muito mais coisas que você nem imaginava.

Quero muito ouvir você! Querido leitor traga o seu olhar aguçado sobre o assunto e diga o que pensa. Você gosta de mamão? O mamão tornou a sua vida mais saudável? Deixe a sua opinião nos comentários.

Imagem:
Wikimedia Commons

131 comentários para “Mamão: benefícios”

  1. Juliana de Queiroz Castro

    Eu não gostava muito de mamão, mas passei a comer a fruta diariamente, pois minha mãe gosta e começou a comprar com bastante frequência. Depois que passei a comer a fruta, meu intestino funciona muito melhor, me sinto bem e até minha mãe comentou que minha pele está mais limpa (sem espinhas). Acostumei com o mamão todos os dias, agora que soube que a fruta alivia os sintomas da sinusite (tenho), não vou largar dele!

    Responder
  2. Rosangela

    Outro beneficio do mamão que não foi citado nessa belissima matéria, ele e um exelente afrodisiaco para a mulher.

    Responder
  3. Josiane

    Eu não gostava muito de mamão não, mais quando comecei a consumir todos os dias passei a gosta, alem de ser saudavel… Mim ajudou muito na questão dos joelhos…

    Responder
  4. Graciele

    E além de todos esses beneficios sitados acima o mamão tem poucas calorias. Quem tem tendencia a obesidade não precisa de preocupar, pode comer mamão a vontade.

    Responder
  5. Ladis

    Olá, li sobre os beneficios do mamão, vou consumir, pois gosto muito.
    SOFRO DE AZIA, SE USASSE O MAMAO SERA Que NAO SENTIRIA MAIS?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Ladis,

      Sofrer de azia não é normal. Se você sente esse tipo de desconforto frequentemente deve procurar um médico para saber se há algo errado com você. Só um médico poderá lhe indicar aquilo que é ou não é adequado para a sua alimentação. Cada corpo é de um jeito. Não deixe de visitar o seu médico. :)

      Responder
  6. Sabrina

    Mamão é uma fruta maravilhosa, me ajudou bastante, depois que comecei a comer.

    Responder
  7. Natan Rodrigues

    Adoro mamão ele me ajuda muito na prisão de ventre
    Ele é ótimo para salada de frutas vitaminas e sucos.

    DELICIA!

    Responder
  8. Rosenilda

    Adorei saber que o mamão contem cálcio, pois estou com osteoporose. Obrigada pela informação.

    Responder
  9. Francisco de Paula

    Parabéns pela matéria! O mamão Faz parte de meu cardápio desde minha infância, nos anos de 50, na zona Rural do maranhão. Qdo a maré não tava pra peixe. Comia-se guisado de mamão verde e é uma delícia! Nos dias normais se tirava o gosto do peixe com mamão maduro. Hoje com meus 62 anos continuo comendo mamão tdos os dias e tenho uma vida saudável graças Deus fazendo Bebê. Rsrsrsrsrs.

    Responder
  10. Luis Góesluis

    Muito bom saber das demais informações sobre as propriedades do mamão.
    Meu único problema é quando viajo. Ai fico parecendo um glutão porque como vários pedaços de mamão, no café da manhã.
    Bem, todos os dias, como um mamão papaia, e dos grandes.
    Mas, o único problema é que, segundo listou, a cada 100 gramas 50 calorias e já estou bem gordo. 1 metro e 66 cm, com 92 quilos. Depois que parei de fumar, há cinco anos, meu peso foi lá nas nuvens.
    Um abraço

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Luis,

      Um nutrólogo poderá montar um cardápio adequado para você, de acordo com os seus objetivos, incluindo o mamão. Vale a pena incluir essa fruta no cardápio. Procure um especialista para uma orientação adequada para o que você deseja. :)

      Responder
  11. Alessandra Rodrigues

    Bom gosto muito dessa fruta, porque trouxe bastante benefícios para a minha saúde, pois tinha uma terrível enxaqueca pressão alta, sentia dores de cabeça todos os dias, passei incluir todos os dias de manhã mamão com aveia, no almoço vario com diversas verduras e linhaça, estou livre de dores de cabeça, posso afirma que uma boa alimentação faz toda a diferença na nossa vida!

    Responder
  12. Izabel

    Eu não tinha esse hábito de comer mamão! Mas agora depois que li este sete vi todos esses benefício, é impossível agora não comer está fruta maravilhosa.

    Responder
  13. Kariny Soares

    Não gosto de mamão mas esse conteudo e muito bom para quem tem prisão de ventre

    Responder
  14. Marli

    Sempre gostei de mamão agora sabendo de todas essas vitaminas vou comer mais ainda

    Responder
  15. Marlene

    Adorei essa materia. Como mamão todos os dias não sabia dessas propriedades que ele possui.

    Responder
  16. Vanessa

    Adorei saber de todos esses benefícios que o mamão nos proporciona, como mamão formosa todos os dias de duas a três vezes ao dia pois estou grávida e ele esta me ajudando a não ficar com o intestino preso, pois isso e muito comum em mulheres gestantes, alem disso tem todas essas vitaminas que fazem bem para mulher quanto para o bebê, quase não ganhei peso estou com sete meses e meio só gnhei seis kilos e isso porque esta muito quente me eu incho um pouco, estou comendo bastante frutas e tomando muita guá alem de comer um mamão formosa grandão por semana e as vezes mais que isso. Nunca mais vou deixar de comer essa fruta maravilhosa que só faz bem, será ótimo principalmente quando eu estiver amamentando meu bebê.

    Responder
  17. Rita

    Na minha casa naõ pode faltar. Consumo diariamente. ÓTima dica!

    Responder
  18. Maria

    Vou comer mamão com laranja todos os dias para abaixar o colesterol ruim o LDL

    OBRIGADO PELAS AJUDAS! ;)

    Responder
  19. Zilda

    Olha eu já como bastante mamão porque tem o intestino preso agora vou comer mais.sabendo das vantagem que tem o mamão e servem.obrigado das informações.

    Responder
  20. Pascoal Junior

    A mescla de mamão, aveia e leite pasteurizado é uma alquimia perfeita para imunidade, purificação e fortalecimento do intestino.

    Responder
  21. Patybetzel

    Olá,

    Vi vocês falando que o mamão é bom para não da azia mas, tenho observado que toda vez que como mamão e a melancia também, me da muita azia.

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Patybetzel,

      Procure um médico especialista em gastroenterologia. Sentir azia com frequência não é normal. Só um médico poderá lhe dar um diagnóstico seguro.

      Equipe Mulher Digital

      Responder
  22. Girlene

    Adorei a materia sobre o mamão, estou comendo o mamão todos os dias com a semente diz que e melhor para o intestino, esta sendo muito bom, será que e verdade?

    Responder
  23. Van Budel

    Como mammão 3 vezes ao dia. Gosto muito. Tenho vários pés muito carregados. Me sinto bem.

    Responder
  24. Simone

    Adorei saber vou toma sempre… O suco e come-la

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Dicas sobre como incluir mais fibras na alimentação

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)