O mamão é uma fruta deliciosa, saudável e nutritiva. Para aproveitar todas as suas propriedades, é preciso saber como escolhê-lo. O site MULHER DIGITAL já até trouxe os principais benefícios do mamão para a saúde. A conclusão é que o mamão faz um bem enorme para a saúde.

O mamão fresco e próprio para o consumo pode ser comprado de duas formas. Na primeira, ele possui a cor amarelada com um sutil verde (quase maduro). A fruta deve ser colocada entre as mãos e os dedos apertá-la suavemente. O mamão está macio (não muito) e não cede totalmente à pressão dos dedos. Muitas pessoas gostam de comprá-lo dessa forma para que amadureça em casa. O sabor do mamão nesse estado é suavemente menos doce que quando amadurecido por inteiro. Para amadurecer por inteiro, o conserve em temperatura ambiente e na luz natural. Não é preciso usar nenhuma técnica mirabolante.

Na segunda forma, o mamão maduro por completo possui a casca toda amarela, sem machucados (hematomas) e com a casca lisa. Quando se pressiona os dedos na fruta, ela é macia, mas continua firme. As frutas muito moles devem ser evitadas. Quando estão maduros podem ser armazenados na geladeira, mas devem ser consumidos rápido. A fruta amadurece e estraga com muita rapidez.

Como escolher mamão

O mamão verde também é usado em pratos quentes e saladas na gastronomia, mas ele não possui o mesmo sabor adocicado de seu estado maduro. Alguém já comeu mamão verde afogado, feito da mesma maneira que o chuchu? É bastante saboroso.

O olfato nunca mente quando o assunto é a qualidade de qualquer fruta. O mamão possui um cheiro doce, suave. Mamões existem em uma grande variedade de tipos e tamanhos. Os menores possuem o sabor mais doce. As sementes e a polpa são comestíveis.

Como qualquer fruta, seus maiores benefícios podem ser aproveitados quando consumida madura (sem estragar). Comer o mamão puro é uma delícia e muito saudável.

Quem quiser pode fazer suco de mamão. Já tomou com limão? Delícia. Pode ser picado no meio de salada. Ou, então, creme de mamão, salada de frutas, mousse de mamão. Já vi até geléia de mamão. Há milhões de receitas com mamão.

Quero agora a sua opinião! Já comeu mamão verde? Como gosta de comer a fruta? Há alguma ideia para inovar na cozinha (de maneira fácil)? Comente!

Um comentário para “Como escolher mamão”

  1. Ana

    Otima dica! Me ajudou a escolher!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)