O açúcar é considerado um dos responsáveis pela epidemia da obesidade no mundo, conforme vários especialistas defendem. Come-se muito mais açúcar na atualidade que em qualquer outra época. E, ele está contido nas comidas mais inesperadas que, muitas vezes, não sabemos.

Especialistas afirmam que o açúcar causa uma relação de dependência no cérebro tão viciante quanto algumas drogas ilícitas.

O pior é que muitos alimentos podem conter açúcar “escondido”, sabia? É aquele alimento que você nem imagina que possui açúcar em sua constituição e que é consumido com frequência pela maioria das pessoas. E, sem perceber, há uma ingestão muito maior de açúcar que a quantidade diária de nutrição recomendada.

Em prol de uma alimentação saudável, muitas pessoas estão reduzindo ou retirando o açúcar da nutrição.

O site MULHER DIGITAL traz 7 alimentos com açúcar “escondido” e que, talvez, você não saiba! Veja a lista de alimentos e as alternativas mais saudáveis para substitui-los!

Alimentos com açúcar que fazem mal

#1 Molho de tomate

Aquele inocente molho para colocar no macarrão pode ter açúcar. Por isso, faça o seu molho de tomate (é muito fácil). Você faz e sabe exatamente o que tem nele. O molho caseiro pode ser congelado e, por isso, tem praticidade. Coma mais natural.

#2 Molho de salada

Molho de salada é uma delícia, mas alguns deles podem conter muito açúcar, especialmente os molhos industrializados e/ou de restaurantes. Quando for prepara-los, prefira os molhos apenas com a combinação vinagre e/ou limão + azeite. Se não sabe o que tem no seu molho, não use. Que tal partir para um caminho mais simples e apenas temperar a salada com limão e azeite? Fica uma delícia!

#3 Barra de cereal

Parece uma alternativa saudável, mas nem sempre é. A maior parte das barras de cereal possuem uma quantidade enorme de açúcar. Uma pesquisa do grupo Which? mostrou que algumas barras podem conter até de 40% de açúcar em sua constituição! Pasme! Geralmente, as dietas sugerem no “lanchinho” (=colação) entre as principais refeições que pode ser uma fruta ou uma barra de cereal. Não precisa nem dizer que a fruta é a opção mais saudável, né?

#4 Iogurte

O iogurte de fruta parece inocente, mas pode ter uma quantidade significativa de açúcar. Aquele docinho gostoso, né? Mas, não são todos. Ao comprar, opte por aqueles com baixo teor de açúcar e/ou por natural. Iogurte é também uma excelente fonte de cálcio. O segredo é escolher as melhores opções.

#5 Frutas Secas

E, todos na ilusão de que era só fruta. Aquelas uvas passas deliciosas? Será que pode? Infelizmente, não é o açúcar da fruta somente. A verdade é que em alguns casos, há adição de açúcar e pode ser conferido na lista de ingredientes no rótulo do produto. E, para esses casos, realmente não é saudável.

#6 Catchup

Dependendo da marca, uma colher de sopa pode conter 4 gramas de açúcar. Os especialistas em nutrição funcional recomendam a retirada desse tipo de alimento da nutrição diária, já que representa uma dose extra de calorias, com pouca qualidade para o organismo.

#7 Chá

Trocou o refrigerante pelo chá industrializado? Achou que o chá de latinha ou garrafa é muito mais saudável? Possui uma quantidade surpreendente de açúcar. Confira na lista dos ingredientes dos chás industrializados no rótulo! A melhor alternativa é o chá natural ou de sachê, que é possível acrescentar somente água, sem açúcar.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o açúcar faça parte apenas de 5% da quantidade de ingestão diária de calorias. Para mulheres, equivale cerca de 5 a 6 colheres de chá, já os homens 7 a 8 colheres de chá por dia.

Leia também: 10 dicas para diminuir o açúcar na alimentação

A informação é o primeiro passo para uma melhor escolha dos alimentos!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)