Com tantos produtos e ferramentas para o cuidado da pele no mercado hoje, pode ser confuso tentar decidir o melhor sabonete para a limpeza do rosto. Você deve escolher um sabonete em barra ou sabonete líquido? Uma solução de espuma ou uma solução sem espuma? Ou você deve ir com um pano ou lenço facial?

Há pouco tempo, as únicas opções que você tinha em termos de produtos de limpeza facial eram sabonetes em barra e cremes frios. Agora, corredores de lojas inteiros são dedicados a várias opções de limpeza facial. Essas dicas, abaixo, podem ajudá-lo a descobrir qual tipo de limpador facial é melhor para a sua pele.

Por que é importante a limpeza facial?

A limpeza facial é importante porque o rosto tem tantas glândulas sebáceas que a pele do seu rosto é mais oleosa do que a de outras partes do corpo. Além disso, sempre que você aplica cosméticos ou outros produtos que criam um filme na pele, essas coisas podem reter poluentes do ambiente, como poeira e fumaça de cigarro.

Lave o rosto duas vezes por dia – uma vez pela manhã e outra antes de dormir. Certifique-se de limpar toda a maquiagem todas as noites antes de lavar o rosto.

Ser gentil é a chave para usar um sabonete de rosto

Você pode ter uma inclinação natural para lavar o rosto agressivamente, pensando que ele ajudará a se livrar de qualquer óleo e sujeira e a manter o rosto mais limpo. Mas isso não é verdade. Antes de esfregar o rosto com força, saiba que a pele do rosto é muito delicada. A camada superior da pele do rosto, o estrato córneo, possui menos camadas celulares do que qualquer outra parte do corpo, exceto os órgãos genitais. Essa fina camada torna a pele mais facilmente irritada.

Importância do sabão facial

O sabão facial deve ser escolhido certo para se obter bons resultados na sua aparência. (Foto: Stocksy United)

Como escolher o melhor sabonete facial?

Estas são algumas diretrizes a serem lembradas ao procurar nos corredores de uma farmácia o melhor sabonete para o rosto.

Não use o mesmo sabonete que você usa para o seu corpo, mesmo se estiver usando um limpador de líquidos para o seu corpo. Se você estiver usando sabão em barra em seu corpo (o que você deve reconsiderar), não deixe essa coisa chegar perto do seu rosto. Os sabonetes faciais são projetados especificamente para a pele facial sensível, e até o sabonete corporal mais suave é muito duro para o rosto.

Comece com algo suave: use o limpador mais suave que elimine óleo e resíduos.

Escolha algo que não seja de espuma: os produtos de limpeza de espuma parecem frescos, mas contêm ingredientes que podem irritar a pele, especialmente se você tiver pele sensível ou seca.

Considere um pano ou lenço facial: você nem precisa usar sabão no rosto se usar um pano facial, porque o sabão já está incorporado no pano. O pano facial também esfolia, ajudando a remover as células mortas da pele que podem entupir os poros e causar acne.

Pense no seu tipo de pele: alguns produtos de limpeza são projetados para a pele seca, enquanto outros são projetados para a pele oleosa e com tendência a acne; portanto, se um limpador comum não estiver cortando, tente algo mais específico para o seu tipo de pele. E se isso não funcionar, marque uma consulta com um dermatologista (um médico especializado no tratamento da pele) para obter mais conselhos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)