Uma certa quantidade de pelos no rosto é considerado normal. Há mulheres com pelos mais finos, outras com pelos um pouco mais grossos.

Remover pelos é irritante para muitas mulheres, mas é muito mais estressante perceber que apareceram em lugares inesperados.

Começou a aparecer pelo no seu rosto? É um crescimento de cabelo na face atípico e diferente do habitual? Aumentaram e mudaram a espessura?

Quando isso ocorre pode haver incômodo e constrangimento para muitas mulheres.

Não é todos os casos, mas pode ser um sinal que há algo errado no seu corpo e merece ser investigado com carinho.

O aparecimento de cabelos na face pode ter várias causas e indicar algumas situações da saúde. Hábitos de beleza para o rosto evitam que esses problemas se agravem ou apareçam, mas podem não impedir todos eles.

Como tirar pelos do rosto

Remova pelos do rosto, tratando o problema do hirsutismo com procedimentos apropriados. (Foto: divulgação)

Principais causas de pelos no rosto

As mulheres produzem pouco hormônio masculino (andrógenos). Se o organismo passa a produzir muito desse tipo de hormônio, normalmente, pode ocorrer o crescimento e o aparecimento de pelos em regiões indesejadas. A dermatologia chama de hirsutismo quando há o surgimento de cabelos em áreas usualmente associadas ao homem.

Isso pode até ter razão genética, mas esse quadro está normalmente relacionado com alterações hormonais. Nem sempre é fácil identificar a causa exata.

As principais causas associadas são: distúrbios endocrinológicos (das glândulas, como a síndrome de cushing, por exemplo), síndrome do ovário policístico, menopausa, excesso de peso (que pode ser causado por alguma outra situação de saúde, como o ovário policístico, por exemplo) e, até mesmo, a ingestão de alguns medicamentos (que altera a produção hormonal, inclusive alguns anticoncepcionais). Em casos mais sérios e mais raros podem indicar a existência de algum tumor.

Tratamentos para acabar com o pelo no rosto

O primeiro passo é um diagnóstico seguro sobre a questão. Por isso, procure um médico! Geralmente, os médicos realizam uma investigação hormonal. E, assim, o médico poderá tratar a causa do problema, receitando os medicamentos adequados a cada condição de saúde.

Esse pode ser um problema a longo prazo e remover os pelos no rosto é uma excelente solução. Algumas alternativas para tirar os pelos: creme depilatório, depilação a laser, eletrólise e depilação com cera. Raspar o pelo com o aparelho de barbear não é indicado por mudar a espessura dos fios (engrossa).

Mais que o inconveniente dos cabelos no rosto, tudo isso pode evidenciar algo que não vai bem na saúde! Se isso ocorre com você, procure o médico!

 

6 comentários para “Pelos no rosto (hirsutismo): causas e tratamentos”

  1. Suely

    Tenho muitos pelos no queixo, barriga, nas pernas e também no rosto e são pelos grossos. Já fui ao médico mas eles só passou exame de hormônios e disse que estava tudo bem. Mas me sinto muito incomodada com isso.

    Responder
  2. Sandra

    Fico tão triste…tenho no queixo…eu faço hemodiálise e depois que comecei fazer que começou essee pelos…e eu passei gilete…piorou…eu vou juntar grana pra depilar a laser

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Sandra,

      É muito ruim quando tem algo que nos incomoda. Uma alternativa interessante é você procurar a opinião de um médico. Muitas vezes, pode ter tratamentos que possam melhorar essa questão. O que acha? Se lhe incomoda muito, junte dinheiro mesmo e faça a depilação a laser. Não deixe de falar com um profissional de saúde antes!

      Equipe Mulher Digital.

      Responder
  3. Ju

    Tenho muitos pelos no rosto é isso me incomoda bastante preciso de uma dica pra fazer um tratamento…

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Ju,

      Obrigada por seu comentário. Não deixe de consultar um médico para um diagnóstico preciso e lhe indicar os melhores tratamentos. Cada caso é um caso. E, essas situações precisam ser bem avaliadas.

      Equipe Mulher Digital.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)