A correria do dia a dia pode fazer com que muitas pessoas não deem a devida atenção ao corpo.

As dores aparecem e não se sabe identificar a causa do problema. Uma das maiores reclamações é sobre dor nas costas, que afeta pessoas de diversas idades.

É um tipo de dor extremamente desconfortável, que incomoda muito. E, muitas vezes, o problema pode intensificar e se transformar em uma dor constante nas costas. Muitas pessoas relatam como o “pior tipo de dor que se pode sentir”.

Sabia que esse tipo de dor pode estar associado aos hábitos, ao tipo de rotina de vida? Nem sempre representa um grave problema de saúde.

O site MULHER DIGITAL traz alguns motivos para a dor nas costas associadas aos hábitos cotidianos.

Dor na coluna|| Foto: healthydunia.com ||

Causas para as dores nas costas

Que tal dar uma olhadinha no seu dia a dia para tentar encontrar a justificativa para as suas dores nas costas?

  • Má postura

É aquela imagem clássica da coluna arqueada! A má postura é uma das principais razões para esse tipo de dor. Ter boa postura é um desafio na contemporaneidade. Muito tempo sentado, cadeira inadequada, músculos da coluna e do abdômen fracos e ausência de exercícios são algumas causas para a má postura. E, até a forma que o indivíduo agacha e levanta pode trazer algum malefício para a coluna.

Leia também: Dicas para melhorar a postura do corpo

  • Carregar peso excessivo

O peso excessivo não faz bem. Os casos clássicos são mochila ou bolsa pesada. E, tem também aquele caso de carregar um objeto pesado demais sozinho. Quem nunca ouviu falar de alguém que foi carregar um saco de arroz, um saco de cimento e sentiu a clássica “fisgada”?

  • Trabalhar em uma mesma posição por muito tempo

Ficar muito tempo em uma mesma posição pode sobrecarregar algumas partes específica da coluna e tensionar muito certos músculos. O resultado é dor. Muita gente se esquece que é preciso fazer pequenos intervalos, alongar o corpo.

  • Usar notebook de forma inadequada

Usa o notebook no colo? Na cama? O resultado é má postura e desalinhamento da coluna. Braços sem apoio, lombar sendo forçada, pressão nos discos. É dor na coluna na certa! O correto é usar o notebook na mesa com os braços apoiados e sentado em uma cadeira. Preste atenção à ergonomia!

  • Exercícios físicos realizados de forma errada

Várias são as maneiras que o exercício físico pode ocasionar dor nas costas. Na verdade, não é o exercício físico que ocasiona, mas forma errada de faze-lo. Peso demais na musculação. Ou, então, o indivíduo era sedentário e, de repente, começa a se exercitar rápido demais ou em uma quantidade superior que o corpo aguenta. O exercício é essencial para a saúde do corpo, mas precisa ser feito de maneira correta!

  • Muito estresse e nervosismo

É do tipo que estressa com qualquer coisa? “Nervos à flor da pele”? As emoções podem refletir na tensão dos músculos. Não é só para a mente que faz mal. As costas, a coluna podem sentir com tudo isso. Que tal aliviar a tensão? Diminuir o ritmo e levar uma vida mais leve pode ser a solução. Procurar terapias alternativas podem ajudar a relaxar, como a massagem, a acupuntura.

  • Excesso de peso

O excesso de peso represa carga extra nas costas. Músculos e discos sobrecarregam e a tensão na região aumenta. Em casos como esse, para melhorar a saúde, emagrecer é a solução!

Tratamentos

Não dá para ignorar as dores nas costas. Quando vem, o mais correto é procurar um médico, para diagnóstico e para tratamento precisos. Cada caso é um caso. O melhor tratamento é aquele avaliado pelo profissional da saúde, de acordo com cada pessoa. Para os casos acima, há dicas relacionadas.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)