Várias pessoas frequentam academias de ginástica todos os dias. Há quem se considere um “malhador de carteirinha”. Mesmo assim, muita gente comete erros na malhação (musculação).

Malhar corretamente faz com que a pessoa obtenha o melhor aproveitamento da musculação, evite lesões e alcance os resultados esperados. Neste post, conheça os principais erros da malhação.

  • Postura errada. As pessoas tendem a ter má postura durante exercícios com peso. A má postura pode causar lesões sérias. Policie-se! A malhação exige o controle da postura, da respiração. Joelhos sutilmente dobrados, coluna reta e quadril encaixado! Isso ocorre, principalmente, em exercícios de agachamentos e com halteres.
  • Roupas e calçados inadequados. Quem nunca viu gente com jeans na academia? Ou, então, pessoas malhando com chinelo, tênis “skatista”. Atrapalha a flexibilidade no momento do exercício, um calçado errado pode não absorver o impacto do corpo durante a malhação.
  • Não beber água. O corpo pede água durante a prática de qualquer exercício físico, pede hidratação. Em alguns casos, um mal estar momentâneo pode ser sentido. Carregue a sua garrafinha de água!
  • Não alongar. Muitas lesões podem ser evitadas quando se faz o alongamento.
Os principais erros da malhação (musculação)
  • Não fazer pausa entre as séries. As pausas contribuem para a melhor performance do treino e ajuda o corpo a se recuperar para a próxima sessão.
  • Não usar o peso certo. Peso em excesso pode provocar lesões no corpo. Usar menos peso que o necessário faz com que a pessoa não alcance os resultados esperados. A quantidade varia de pessoa para pessoa. O ideal é ter orientação de um profissional na academia. Se na sua academia não tem ninguém, saia correndo!
  • O mesmo treino sempre. A ficha de musculação deve ser modificada aproximadamente de 3 em 3 meses  (no máximo). Quem não muda pode não alcançar os resultados que espera.
  • Não escutar a orientação dos profissionais da academia. Há pessoas que acham que sabem tudo sobre malhação e não gostam de ouvir as orientações dos instrutores da academia. Como diz o velho ditado: “Um pouco de humildade não faz mal a ninguém”.
  • Não se motivar! A desmotivação é o que leva as pessoas a desistirem da malhação. Organize o seu playlist de músicas de malhação. Divirta-se, anime-se!
  • Esperar resultados imediatos. Os resultados são reflexo de rotinas de treinamentos da musculação que leva tempo. Malhar saudável é isso! Desafie-se, espere, calma!

 

Você gosta de malhar? O que considera mais importante durante a sua malhação? Participe! Compartilhe a sua experiência!

 

Imagem:
Wikimedia Commons

4 comentários para “Os principais erros da malhação”

  1. Antonio Alirio Holanda Lima

    Eu malho com pesos há 25 anos. Realmente os erros citados neste artigo são os mais comuns e atrapalham demais o percurso a caminho da hipertrofia. Gostei demais e concordo plenamente. A.A.H.L.(professor, 47 anos)

    Responder
  2. Raimundo

    Muito claro, ao alcance de todos que são adeptos de uma boa malhação e buscam um bom resultado. Concordo com os comentários acima. Também malho ha muitos anos e lutei profissionamente. Afirmo que a musculação está para todas as atividades esportivas como auxilio no desempenho do que se faz e se busca. Deixo aqui o alerta que os resultados de um corpo bem malhado vem com a regularidade dos exercicios seguidos de uma alimentação saudável e o repouso necessário para a boa resposta biocelular da musculatura.
    DIGA NÃO AOS ANABOLIZANTES ELES SÃO UMA BOMBA, RESPEITE O SEU BIOTIPO.

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Raimundo,

      Com certeza, malhar com saúde é tudo isso que você falou! Obrigada por seu comentário esclarecedor e que muito acrescentou aqui no site MULHER DIGITAL.

      ;)

      Responder
  3. Nunes

    Show de bola o seu site! Sou acadêmico de educação física e tenho planos de colocar uma academia e vendo essas dicas vão me ajudar mt mesmo…

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)