O exercício físico afeta o corpo positivamente de inúmeras maneiras.

O corpo humano possui uma dinâmica de estar sempre pronto para se mexer! A saúde do corpo depende de uma rotina de exercícios. Pesquisas já mostraram que há uma relação com longevidade. Para viver mais, é bom se movimentar!

Tão importante quanto fazer exercícios é mudar a rotina de exercícios, sabia?

Disciplina é regularidade, não necessariamente fazer sempre o mesmo tipo de atividade física, a mesma ficha de treino. O corpo ama variação na rotina fitness. E, você ainda pode descobrir algo novo sobre a sua atividade física.

Quer um exemplo? Se você faz caminhada na esteira, que tal começar a correr um pouquinho? Ou, revezar com o elíptico? Ou, quem sabe apenas mudar a inclinação da esteira para fazer mais esforço no exercício.

Rotina de exercícios para iniciantes

Imagem: www.healthista.com

O site MULHER DIGITAL traz motivos para mudar o treino de exercícios! Veja só!

Evitar o efeito platô

Algumas vezes, já teve a impressão de “não sair do lugar”? Os resultados parecem estagnados, há a impressão de que o exercício está provocando pouco efeito no corpo. É como se atingisse um patamar e os resultados não avançam, mesmo ao fazer tudo certo. Esse é o efeito platô! O corpo se adapta rapidamente aos estímulos dos treinos. É, por isso, que é sempre interessante trabalhar sempre entre a adaptação e o estímulo da atividade física.

Não enjoar da atividade física

Por mais que se ame fazer uma atividade física, após um período frequente fazendo a mesma “coisa” pode vir uma sensação de tédio, de aborrecimento com o exercício. Com isso, vem um risco enorme de jogar a disciplina no lixo. Uma pesquisa da Universidade da Flórida mostrou que ter alguma variação na rotina de exercícios pode fazer você permanecer mais tempo nela. Variação está diretamente ligado com adesão!

Trabalhar outros grupos de músculos

Definição de músculos? Quem faz sempre o mesmo exercício, sem variar, trabalha sempre os mesmos grupos de músculos. Mudança de treino fará outros músculos reagirem ao estresse do exercício. O fortalecimento dos músculos não é apenas por definição, ajuda a evitar lesões. Construa novos músculos!

Acelerar o metabolismo!

Mudar a rotina de exercícios pode fazer com que se tenha mais eficiência no ganho de massa magra. A construção muscular favorece potencialmente o aumento do metabolismo e, consequentemente, a perda de peso. É claro que tudo isso deve estar associado com uma alimentação equilibrada.

Manter o cérebro saudável

O exercício físico de forma geral não é bom apenas para o corpo, mas para o cérebro também! O nosso cérebro adora aprender “coisas” novas. Toda vez que o desafiamos a uma nova tarefa, ao novo, partes específicas do cérebro são estimuladas. Por isso, a mudança da rotina de treino pode ser incrível também para o seu cérebro!

Os especialistas indicam que o treino de exercícios precisa ser mudado de 8-9 semanas. Cada caso é um caso. O educador físico é o profissional que pode ajudar a definir o tempo e trabalhar com excelência a mudança de treino. Dedique-se!

Esse é um bom caminho para chegar aos resultados de suas metas pessoais de vida saudável!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)