Vida saudável requer disciplina na alimentação e na atividade física.

Quando se trata de exercícios, muitos querem fazer o mesmo treino. Aquela igual rotina de cardio e de força todos os dias. A mesmice do treino pode afetar os resultados, seja para emagrecer, para melhorar a resistência ou para definir músculos.  E se os resultados não vem, a frustração pode tomar conta.

Esse pode até ser um dos motivos que a academia pode não estar funcionando, sabia? Você faz a mesma quantidade de exercícios sem os resultados que espera.

Disciplina na atividade física é regularidade. É claro que se mexer é sempre bom de qualquer maneira! Mas, variar o treino de tempos em tempos é essencial para os resultados a longo prazo.

Rotina de exercícios físicos para emagrecer

Imagem: www.lorensworld.com

Por que é importante mudar a rotina de exercícios?

O corpo se adapta aos estímulos de um treinamento após um período de tempo. Quem treina dia após dia do mesmo jeito, pode experimentar a falta de mudanças no corpo.

E, em alguns casos, sentir o chamado efeito platô. O efeito platô é quando o corpo atinge um patamar e, apesar de todos os esforços realizados, não há progressos, seja para emagrecer ou para ganho de músculos. O corpo parece entrar em um período de estabilização. Sabia que mudar a rotina de exercícios pode ajudar a acelerar o metabolismo?

Trabalhar os mesmos grupos de músculos pode fazer com que a probabilidade de lesão em outras regiões aumente. Afinal de contas, sem fortalecimento, mais fraqueza muscular.

Ficar entediado é outro sinal que a mesmice está atrapalhando. Assim, pode ficar até difícil manter a disciplina. Quando a rotina de exercícios é maçante, a chance de interromper ou não ter regularidade é enorme!

Rotina de exercício: como mudar?

É preciso manipular a resposta adaptativa do corpo. Mude a tensão sobre o corpo, de vez em quando! A mudança de treino pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com os resultados esperados e depende de vários fatores, como a frequência da prática de exercícios físicos. Você pratica quantas vezes por semana? Para quem pratica de 4-5 vezes por semana, a sugestão é mudar o treino após cerca de 8-9 semanas.

Você pode mudar a intensidade, o tempo de exercício e, até mesmo, o tipo de exercício. É claro que tudo vai depender do que você já faz. Quem faz musculação, é aconselhável mudar o programa de treino. Quer um exemplo? Se você faz sempre caminhadas na esteira, que tal começar a dar um trote?

Leia mais: 5 motivos para mudar o treino de exercícios físicos

O segredo é sempre desafiar o corpo a não se acostumar com a rotina! Lembre-se que o melhor é ter orientação de um educador físico que poderá indicar um programa de treino, de acordo com os objetivos de cada pessoa.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)