Os benefícios da natação
Uma piscina não é o primeiro lugar que muitas pessoas procuram quando querem emagrecer, mas, poderia ser. Nenhum outro treino queima calorias e aumenta o metabolismo, empregando todos os músculos do seu corpo (sem colocar estresse sobre as articulações) melhor que um treino de natação.
A água pode ajudar a construir um corpo mais saudável. E ninguém precisa ser uma medalhista de ouro olímpico para obter o corpo perfeito e saúde. De acordo com pesquisas, nadadores de todas as idades obteram mais níveis de massa magra muscular e cinturas, quadris mais finos que outros exercícios.
Leia também
Não é preciso nada complicado para praticar a natação: roupa de banho (maiô, sunga, biquini), touca e óculos de natação. Pronto! Já pode cair na água.
Os benefícios da natação são muitos. Moldar o corpo, queima de calorias e recrutamento muscular são apontados como os mais significativos. Uma sessão fácil queima cerca de 500 calorias por hora, enquanto um esforço vigoroso pode queimar quase 700 calorias. É claro que cada corpo é unico e, por isso, esses valores podem variar.
A água é cerca de 800 vezes mais densa que o ar e cada pontapé, empurrão e puxão é como um treino de resistência para todo o corpo, especialmente para as regiões: quadris, braços, ombros e glúteos. Por isso, além de queimar calorias, você constrói massa muscular magra, que influencia no metabolismo e dá para queimar calorias até após a natação, enquanto você toma banho e se seca.
A ironia é que a natação faz emagrecer e ficar torneada, enquanto é também carinhosa com o seu corpo. A água neutraliza a gravidade, assim você se torna virtualmente sem peso, quando imersa, dando às suas articulações uma folga. Você pode nadar quase todos os dias sem o risco de acidentes. o que não se pode dizer o mesmo para corridas ou treinamentos de força.
E tudo isso faz da natação algo que você pode fazer por toda a sua vida porque pode, literalmente, ajudara a ficar e se sentir mais jovem. Há quem diga que nadadores habituais são biologicamente mais jovens que a sua idade real. Os dados revelam que a pressão de um nadador, os níveis de colesterol, o desempenho cardiovascular, sistema nervoso central e o funcionamento cognitivo são comparáveis ??aos de alguém muito mais jovem.
Como começar?
A maioria das pessoas novatas entram na piscina com grandes expectativas. Elas pulam na água com o plano de nadar por uma hora. Quatro minutos depois, estão penduradas na borda, sentindo-se completamente derrotadas.
Isso porque o treinamento na água requer que o sistema cardiovascular e os músculos trabalhem de forma diferente do que em terra. Seus pulmões precisam se ajustar a uma nova forma de respiração (você não pode sugar o ar sempre que quiser). E, ao contrário de qualquer outra forma de exercício, a natação exige todos os músculos do seu corpo trabalhando em conjunto para mantê-lo em movimento, flutuando.
A chave para uma rotina de natação eficaz é dividi-la em segmentos mais curtos, misturando com uma variedade de intervalos de trabalho e repouso, utilizando diferentes tipos de braçadas, treinamentos e intensidades. Não se preocupe pensando que está desperdiçando tempo ao fazer pausas de descanso. A natação não é como caminhada, que a frequência cardíaca cai rapidamente. Ela permanece alta por pelo menos 30 segundos depois de algumas voltas.
Tente este exercício inicial: nade quatro vezes na piscina em um esforço fácil (recupere o fôlego parando, se precisar). Descanse por 30 segundos. Repita de 5 a 10 vezes. Tente isso três vezes por semana, durante as duas primeiras semanas. Se está sem nadar por um tempo, use uma “pranchinha” nos primeiros treinos. Ela vai ajudar a se acostumar a nadar sem ter que coordenar braços e pernas. Após dominar esse treino, tente obter um outro plano de natação com um profissional de educação física.
Quem nunca nadou e não sabe nadar, não tenha medo de começar! As escolas de natação estão repletas de horários para quem quer iniciar essa atividade. Só é preciso cair na piscina!
Não se esqueça que antes do início de qualquer atividade física, é sempre importante fazer um check-up com um médico. E, lembre-se sempre que o filtro solar é fundamental!
Veja também
Qual a diferença entre ácido e alcalino?
Estresse: significado, causas, sintomas
A cura pela água, entenda!
Estratégias para Manter a Caminhada
5 comentários para: “Os benefícios da natação”
Sirlene
Nossa vocês são demais, só nos trazem dicas bacanas, muito obrigada por cada uma delas mesmo.
Marta
Adorei. Foi esclarecedor me ajudou a decidir a fazer natação.
Suzy
Quando comecei a fazer natação, senti rapidamente minha cintura diminuir. É Verdade sim. Isso acontece, como informa a matéria acima.
Tania
Olá boa tarde…estou pensando em fazer natação…estou bem pesada…tenho 54 anos.e muitas variizes.preciso emagrecer…e a natação…parece ser melhor…para mim…
Ana Silva
Tenho 58 anos e tinha fobia de água, há 2meses atrás decidi superar esse medo, e consegui com a ajuda de um profissional super atencioso e mega persistente que me ajudou muito
Só para dizer que nunca é tarde para começar qualquer actividade que faça bem, e estou amando nadar, já me sinto mais jovem
Obrigada pelas dicas, muito construtivas