Ouve-se muito que “fazer exercício aeróbico é bom para a saúde”.

Muitos sabem até citar alguns exemplos de exercício aeróbicos, como caminhada, bicicleta, dança, natação… Mas, o que, de fato, é esse tipo de exercício?

O exercício aeróbico também é chamado por muitos de “cardio”. A intensidade moderada e o período do exercício também possuem papel importante no aproveitamento desse tipo de exercício. A frequência cardíaca aumenta para o corpo sustentar a sessão de exercício.

Exercício aeróbico, de acordo com o Science Daily, significa “com oxigênio e se refere ao uso de oxigênio no processo de geração de energia nos músculos” (Wikipédia traz essa mesma definição). Esse tipo de exercício afeta o coração, o pulmão e o fluxo sanguíneo.

Exercícios físicos em casa
Ph: Alex Proimos [Wikimedia Commons]

O corpo e o exercício aeróbico

A atividade aeróbica faz com que os grandes músculos do corpo se mexam. O coração trabalha para maximizar a quantidade de oxigênio para que todo o corpo se mantenha em movimento. Os vasos sanguíneos ampliam-se para entregar mais oxigênio e, ao mesmo tempo, transportar resíduos, como o dióxido de carbono e o ácido lático. O pulmão trabalha mais rápido para liberar mais volume de oxigênio. É possível perceber a relação existente entre o transporte e o consumo de oxigênio.

O oxigênio é usado para queimar gorduras e glicose. Os músculos usam carboidratos (glicogênio) e gorduras como combustível. E, ao mesmo tempo, no corpo, a energia é produzida para as células. Tudo isso mantém o nosso corpo em funcionamento. Os exercícios aeróbicos frequentes tornam os músculos mais eficientes. Quanto mais habilidoso o músculo torna-se, mais oxigênio é consumido e mais combustível é queimado. Entendeu a importância para o emagrecimento? O exercício aeróbico requer energia!

A sensação de bem estar vem da liberação das endorfinas.

O exercício aeróbico queima gordura, melhora o humor, fortalece o coração e os pulmões! Exercício aeróbico traz mais saúde e mais qualidade de vida!

Qual é o melhor exercício aeróbico?

O exercício aeróbico é bom para todos, independente da idade e do peso. O segredo é encontrar o exercício mais adequado para a condição física e de saúde de cada um, associado com aquilo que gosta, que mais agrada. O mais importante é a escolha de um exercício que seja praticado com regularidade (3-5 vezes na semana).

Quem está parado por muito tempo, deve começar devagar. Aumente o tempo e o ritmo aos poucos. Vá com calma, mas sem parar. E, quem possui alguma condição crônica de saúde precisa da aprovação médica para a prática de algumas atividades.

Os profissionais de educação física recomendam intercalar entre exercício aeróbico e anaeróbico (força). Mas, é claro que cada caso é um caso.

Muitas pesquisas já mostraram que quem pratica exercícios aeróbicos regulares vive mais que quem não se exercita. Vida saudável já!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)