A corrida é um esporte que está ganhando cada vez mais adeptos, especialmente por poder ser feita ao ar livre.

Com o passar do tempo, a corrida pode tornar um estilo de vida. E, é um exercício físico e tanto que, se realizado de forma segura, pode ter muitos impactos positivos na saúde.

Correr envolve desafios, motivação e coragem! Ao mesmo tempo, a cada corrida finalizada, a sensação é de superação e de satisfação.

Algumas informações podem ajudar o corredor iniciante a se manter obstinado pelo esporte e correr com saúde!

O post de hoje do site MULHER DIGITAL traz dicas para corredores iniciantes! São noções úteis para ajudar a correr! Corra! Corra!

Leia também: 10 dicas para encontrar tempo para o exercício

Como começar a correr|Imagem: runfergus.com|

Avaliação médica como prioridade!

Muitos ignoram a importância de um check-up médico antes de começar uma atividade física. Deve ser uma prioridade para quem vai começar qualquer atividade física. Uma visita ao médico poderá trazer um “olhar” mais atento sobre a saúde e as necessidades de cada pessoa como, por exemplo, condições médicas específicas, como excesso de peso, problemas no joelho, dentre outras. Na visita ao médico é importante compartilhar as intenções sobre a prática da corrida. Geralmente, são feitos exames de sangue e teste cardiológico. É claro que cada paciente pode demandar exames distintos.

Invista no tênis!

Não importa se você vai correr na esteira ou na rua, o tênis é o acessório mais importante da corrida! Um bom tênis garante conforto, melhor aproveitamento da atividade e evita lesões.

Regularidade

Para ganhar resistência e ritmo, a regularidade é importante para qualquer exercício, especialmente a corrida. Pratique pelo menos 3x por semana, dias intercalados. A regularidade fará com que corra mais e melhor. Dedicação e disciplina são significativos para que o corpo se adapte e as metas sejam alcançadas. Aos poucos, torna-se um hábito.

Aumente o ritmo devagar

No início, a motivação e a vitalidade para correr é muito grande. Corredores iniciantes costumam querer aumentar o ritmo rapidamente, correr desenfreadamente. Tenha paciência e aumente o ritmo aos poucos. Comece com “trotes”, só depois corra. Quem já começa de forma intensa pode ter lesões, desgastes desnecessários. Ter um cronograma de corrida para iniciante pode ajudar. Comece com caminha e construa o seu ritmo lentamente.

Fortalecer para correr melhor!

O fortalecimento torna os músculos mais eficiente e pode evitar “lesões de corrida”. E, além disso, pesquisas mostram que há uma relação entre fortalecimento e ganho de resistência. Nem todo mundo fala sobre a importância do fortalecimento para corredores. Associe fortalecimento!

Alongue!

Alongar evita lesões. Músculos flexíveis se recuperam mais rápido. É possível alongar em qualquer lugar. Alguns alongamentos básicos são suficientes. Muita gente afirma que não deu tempo. O tempo de corrida deve incluir o tempo de alongamento. O alongamento deve ser visto como parte integrante da corrida. De 10-15 minutos finais é tudo que é preciso para o alongamento.

Leia também: O que é exercício aeróbico?

Você corre? Possui alguma dica especial? Compartilhe nos comentários do MULHER DIGITAL!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)