Não ter tempo é um dos grandes problemas contemporâneos.

As pessoas estão sempre trabalhando. Muitos trabalham e estudam. Outros, trabalham e possuem um monte de outras tarefas.

Não sobra tempo para o exercício físico para muitas pessoas.

O exercício físico melhora a saúde física e mental. Os benefícios são indiscutíveis.

É preciso encontrar espaço na agenda em prol da saúde.  Se você não possui o tempo necessário para isso, o jeito é improvisar e criar oportunidades.

Que tal fazer coisas simples que faça você se movimentar mais? Movimente-se e ganhe energia no seu cotidiano!

O post de hoje traz 10 dicas simples para encontrar tempo para o exercício físico!

Dicas para fazer para exercícios físicos todos os diasImagem: Wikimédia Commons (Bee Brook)

  1. Levante mais cedo! Muitas vezes, se exercitar exige um pouco de esforço. Levante mais cedo, tome o seu café da manhã e caminhe. Há até aqueles que vão para a academia bem cedo e seguem direto para o trabalho. Escolha aquilo que mais lhe agrada. O importante é não ficar parado!
  2. Suba e desça escadas. Dispense o elevador, no trabalho, no prédio de casa… O começo pode ser difícil, mas com o passar do tempo, acostuma-se. Comece com calma e tranquilidade e aumente o seu ritmo aos poucos. Os resultados serão percebidos gradualmente. Não esqueça de usar um tênis.
  3. Caminhe no quarteirão ou na rua de sua casa. Encontre uma brecha de tempo de 30 minutos no seu dia. Que tal caminhar antes de sair de casa pela manhã? Ou, então, logo após o jantar? Tudo isso exigirá um pouco de esforço de sua parte, mas pode valer a pena!
  4. Ande com o seu cachorro. Tente encontrar algum tempo para caminhar pelo menos por 20 minutos com o seu cãozinho. É excelente para a vida de ambos. E, não se esqueça de aproveitar o fim de semana para aumentar o tempo do seu passeio!
  5. Estacione ou pare no ponto de ônibus mais longe. Uma estratégia interessante para andar mais é estacionar o carro mais longe no trabalho, na escola e em todo o lugar para ser forçado a andar mais. Quem não usa carro, pode parar em um ponto antes daquele que se tem costume de descer. Aumente aos poucos a distância. O único problema é que essa estratégia não pode ser realizada em bairros que são considerados pouco seguros.
  6. Passeios para se exercitar nos fins de semana! Visite parques, praças ou qualquer lugar que estimule a caminhada. A caminhada fica mais divertida! Vá também para o clube e nade muito. Ou, então, que tal pedalar? Reúna amigos, companheiros, família… É uma forma também de criar oportunidades de ficar mais perto das pessoas queridas de sua vida. Marque passeios para exercitar!
  7. Exercitar no horário do almoço. Que tal aproveitar o tempo de almoço para caminhar um pouco? É possível até programar uma caminhada com alguns amigos do trabalho. Quem tem um tempo maior de horário de almoço pode até realizar atividades em academia.
  8. Diminua o seu tempo na televisão e/ou no computador. Que tal trocar a televisão e o computador por uma caminhada? O exercício também é uma forma de relaxar. Substitua o lazer sem movimentação! Muita gente defende que não tem tempo para exercícios, mas passa um longo tempo por dia na televisão e/ou no computador!
  9. Passear com os filhos. Que tal encontrar um tempo do dia para caminhar com o filho? Vale até caminhar na rua. Muitas pessoas gostam de colocá-las no carrinho e caminhar. É uma atividade que faz bem para a criança e para os pais.
  10. De Bicicleta para o trabalho e/ou para a escola. Infelizmente, muitas cidades brasileiras não possuem qualquer planejamento para incluir a bicicleta como meio de transporte. As cidades precisam de mais ciclovias e de segurança para o ciclista. Quem possui uma cidade possível de andar de bicicleta, essa pode ser uma alternativa para se exercitar todos os dias!

Alguns minutos de exercícios físicos todos os dias traz benefícios incríveis para a saúde, dá mais energia e melhora o humor. Na correria contemporânea não é fácil encontrar tempo para se manter ativo, mas com algum esforço é possível se manter um pouco ativo.

Sinta-se à vontade para compartilhar nos comentários alguma ideia para encontrar tempo para se manter ativo. Sabe de algo? Pode contar!

 

Um comentário para “10 dicas para encontrar tempo para o exercício”

  1. Cleonice

    Muito boa as dicas, pois numa vida agitada as vezes o difícil é tirar um tempo para nós.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)