São inúmeros os benefícios da caminhada. A caminhada é uma atividade física que tem conquistado cada vez mais adeptos. A maneira correta de caminhar e quais as roupas adequadas para caminhar são elementos importantes que não passam despercebidos por quem realiza essa prática. Quando se está no meio de uma prática de atividade física, muitas dúvidas são levantadas. Uma dúvida que tem perturbado muitos amantes da caminhada é: pode caminhar descalço na areia?

Caminhar descalço na areia faz bem?

Muitas publicações afirmam que andar com os pés descalços na areia para pessoas saudáveis não possui nenhum problema.

A revista “Vida Simples” afirma que é importante para aguçar terminações nervosas dos pés e que pode funcionar como uma espécie de massagem. Pode-se fazer até uma comparação com a reflexologia (massagem utilizada nas terminações nervosas dos pés).

O Fitsugar sustenta que o esforço de andar na areia (superfície plana) é muito maior. Por isso, trabalha muito os músculos dos pés e da panturrilha, o que pode levar a uma queima calórica maior que uma caminhada em um lugar comum.

Exercício para emagrecer

Caminhar descalço na areia contribui para o fortalecimento de certos grupos musculares, e pode ajudar no tratamento de dores causadas por problemas de pisadas irregulares. (Foto: Naple News)

O Life Mojo complementa ao tratar desse assunto que elementos da contemporaneidade e o uso dos sapatos, muitas vezes, faz com que o ser humano use menos os músculos dos dedos e dos pés. Tudo isso é benéfico para a estrutura óssea e para melhorar o equilíbrio do corpo.

Por que andar na areia descalço faz bem?

O legal da areia é que não é dura como outras superfícies. Isso faz com que seja confortável para os pés. Diferente de um asfalto ou chão de cimento, por exemplo.

Caminhar na areia é fantástico, porque proporciona uma sensação maravilhosa do contato com a natureza e de relaxamento. Há quem diga que o contato dos pés com a areia é bom para livrar de energias negativas acumuladas com a correria do cotidiano. Quem mora em região de praia, pode realizar esse tipo de atividade física todos os dias. Vale até seguir algumas estratégias para manter a caminhada.

Obviamente, se a pessoa sentir algum incômodo ou dor deve parar de caminhar diretamente na areia e procurar um profissional de saúde para avaliar a situação e dizer o que é melhor.

Deve-se ficar de olho no tipo de praia que se escolhe para andar. Se a praia não for muito limpa, o melhor é colocar o tênis para não pegar nenhuma micose!

Caminhar descalço na areia é ótimo! Vida saudável e boas energias. Vocês caminham descalço? Ajuda a acabar com suas dores?

3 comentários para “Pode caminhar descalço na areia?”

  1. Ivone

    É tão gostoso andar descalço na areia, me faz um bem, uma sensação de relaxamento. Beijinhos!

    Responder
  2. Amanda

    Boa noite, tive uma fratura por estresse na tibia, na perna direita, e depois de muito sofrimento e dor, estou bem, não sinto dor alguma, porém não consigo parar de mancar, gostaria de saber se posso caminhar devagar na areia da praia. Isso me trará algum beneficio?
    Att Amanda

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Amanda,

      Só um médico pode lhe dar essa resposta. É Recomendável que você procure um médico especializado antes de iniciar qualquer atividade física, especialmente devido aos problemas que você teve.

      Cordialmente,

      Equipe Mulher Digital.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)