Caminhar é uma das atividades físicas prediletas de muitas pessoas. É um exercício fácil por poder ser praticado nas ruas, baixo custo e sem grandes dificuldades para sua realização. Em diversas cidades, a caminhada agrupa pessoas (os grupos de caminhada), formando grupos que se ligam por esse objetivo comum (caminhar) e buscar uma melhor qualidade de vida.

Como caminhar corretamente?

Andar é muito benéfico para a saúde, mas muitas pessoas se perguntam: Qual o jeito correto de fazer a caminhada? Qual o jeito certo de caminhar? Existem procedimentos a serem seguidos durante a caminhada?

A gravura desse artigo demonstra qual a maneira certa de caminhar [extraída do site Revolution for Health e adaptada pelo Mulher Digital]. Mova-se! Aprenda! Exercite-se!

Importante caminhar corretamente para que sua caminhada seja proveitosa!

Caminhe corretamente para evitar lesões e otimizar seu tempo de caminhada, trazendo mais saúde para seu dia a dia e evitando a dor de cabeça de uma lesão. (Foto: divulgação)

Caminhada corretamente

Mantenha o tronco ereto, queixo paralelo ao solo e observando a focando a frente (15-20 passos), olhar na horizontal, mova os ombros naturalmente e livremente, flexione os braços levemente e fique com o abdômen contraído.

Caminhe movimentando os cotovelos para frente e para trás, alternando o braço direito com a perna esquerda e vice-versa.

Apoie primeiro o calcanhar e depois toda a planta do pé e por fim os dedos.

Use meias para não dar bolhas nos pés.

Mantenha movimentos rítmicos.

Alongue-se antes e depois da caminhada., e trace um bom plano para sua caminhada.

Qualquer pessoa deve fazer um check-up com um médico antes de se iniciar a caminhada.

Está achando que é sair por aí e caminhar de qualquer jeito? Nada disso! Tem uma maneira correta de caminhar!

FONTES: Revista Corpore, Site Corpo Saudável, Revolution Health

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)