Algumas recomendações que deve-se seguir ao adotar a caminhada como uma prática de atividade física.

O que fazer antes de caminhar?

Faça uma avaliação médica. Antes do início de qualquer programa de atividade física, é necessário ter uma avaliação médica. Isso é o primeiro que deve ser feito.

Alongue-se! O alongamento é necessário antes da caminhada e também depois da caminhada, tanto os membros inferiores quanto os superiores, independente se for caminhar na esteira ou na rua. Isso pode evitar lesões.

Como praticar a caminhada?

Vá com calma, se estiver começando. Comece alternando um dia de descanso com um dia de exercício. Comece devagar, caminhando por vinte minutos, três vezes por semana e depois vá aumentando o tempo e incluindo gradualmente esse exercício nas suas atividades diárias.

Como fazer caminhada

Caminhar é saudável, mas é importante fazer da forma correta para evitar lesões. (Foto: divulgação)

Cuidados com a caminhada

Seja freqüente e faça disso um hábito. Faça no mínimo três vezes por semana. Não interrompa a caminhada, indo de vez em quando. Crie uma rotina de exercícios e siga sempre. Obviamente, imprevistos podem acontecer e, eventualmente, você pode ter que “falhar” em sua rotina. O que não pode é isso se tornar um hábito! Caminhe regularmente.

Não faça caminhada em jejum. Não faça nunca nenhuma atividade física em jejum. Caso for fazer a caminhada pela manhã e não consegue comer direito, tome pelo menos uma vitamina. Você precisa de energia para caminhar!

Hidrate seu corpo. Beba bastante água para hidratar. Pode beber antes, durante e depois da caminhada.

Evite durante a caminhada, antes, ou depois

Não fique passeando. Encare a caminhada como uma atividade física e não fique andando como se estivesse em um passeio, parando a todo o momento. É necessário ter ritmo.

Não coma muito. Não coma muito antes de caminhar porque pode dar uma sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações.

Pratique no seu tempo, se sua agenda sem horários rotineiros. Isso mesmo! O ideal seria ter um horário físico para que seu organismo se adapte melhor, mas se para você dá para fazer dessa maneira, faça dentro do seu tempo e não desanime. O importante é não parar e ter uma atividade física freqüente. Não desista.

Mantenha postura adequada. É importante permanecer ereto, olhando para frente e com abdome contraído.

Use tênis e roupas adequadas.

Como você faz suas caminhadas? Que dicas tem para quem vai começar a caminhar agora?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)