Qualquer atividade física é excelente para a saúde!

Várias pesquisas já mostraram que o ser humano precisa se mover para uma vida saudável em todos os sentidos, inclusive mental! É uma sensação incrível quando terminamos o exercício físico, é um bem-estar danado. Sem falar atividade física significa cura para muitas doenças!

Mas, o que acontece quando a academia não leva aos objetivos desejados? Por que a academia não está funcionando? O que está errado com o treino? Só exercício não emagrece?

A maioria das vezes, é preciso um pouco mais que “suar a camisa” para emagrecer! Essa é a triste realidade. Academia funciona mesmo! Mas, alguns fatores podem influenciar os resultados.

Academia não funciona mesmo

Imagem: Forças Armadas dos E.U.A.

O site MULHER DIGITAL traz algumas razões que a academia não está dando certo! Veja só!

Pós treino com recompensa!

Foi lá, se matou de malhar, fez tudo certinho. Logo em seguida, vem aquele pensamento súbito de uma comida bem calórica. Passa pela cabeça: chocolate, pizza, uma torta bem doce, uma macarronada, um sanduba nada light. Não só pensa, como come! Muitas pessoas criam essa armadilha e comem mais e/ou alimentos fora da reeducação alimentar! É preciso seguir o plano alimentar, de acordo com a contagem de calorias adequadas aos seus objetivos!

Treino irregular ou pouco!

Sinceridade. Faz atividade física regularmente, com disciplina? Passa pela academia como um “raio” – alguns minutinhos e vai embora? Falta muito? Bons resultados dependem de rotina e tempo adequado nos exercícios, seja para emagrecer ou ganhar massa. A quantidade adequada pode ser definida com um nutricionista, nutrólogo ou, até mesmo, com o educador físico. Cada caso é um caso. Tudo vai depender dos objetivos de cada um, da ingestão calórica diária e do tempo disponível.

Muita comida, pouca atividade física

Não existe milagre para quem quer emagrecer. O tipo de alimentação desempenha um papel importante nos resultados. Emagrecimento é matemática do corpo. Se você come um número de calorias muito mais queima, essas calorias extras são armazenadas, se transformam em gordura, peso extra. Você vai levar muito mais tempo que imagina para queimar um pedaço de torta de chocolate!

Ganhar massa muscular

Imagem: fitstylelife.com

Mesmos exercícios por um longo período de tempo

Mesma ficha? Mesmo exercícios? Sempre. Sempre. Sempre. O corpo se acostuma com os estímulos de um mesmo exercício. É como se ficasse em uma zona confortável após um tempo. Por isso, de tempos em tempos, é importante mudar os estímulos. Mudar um pouquinho a intensidade, a rotina e/ou o esforço pode ajudar. Desafie um pouco mais o seu corpo!

Só um tipo de exercício

Só cardio? Só treino de força? Dependendo do que se espera, isso pode prejudicar os resultados. O ideal é cardio, treinamento de força e flexibilidade. É preciso pensar em trabalhar o sistema cardiovascular e mudar a composição corporal (construção de mais músculo). Treinamento em circuito é o tipo de exercício que pode ser útil por aliar cardio e treinamento de força.

Falta de dormir

Você sabia que dormir pouco pode prejudicar o seu sono, o seu corpo? Para começar, dormir pouco pode engordar, pois traz mudanças hormonais. E, ainda, o cansaço pode afetar o seu esforço nos exercícios e, até mesmo, a regularidade. Corpo e mente precisam de descanso adequado!

Falta paciência!

Não funciona porque você não deu tempo ao tempo. Já pensou nisso? Quanto tempo já está treinando? Uma semana? Um mês? Mudança de estilo de vida requer tempo e disciplina. Seja paciente e continue trabalhando pelos resultados.

Dê uma olhada nas suas escolhas alimentares, na forma e no tempo dos exercícios, na sua rotina semanal de exercícios e observe o que pode ser melhorado. Seja paciente e continue firme!

Um comentário para “Por que a academia não está funcionando?”

  1. Cleuza

    Muito bom as dicas

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)