Unha encravada: tratamentos

Coisinha chata é unha encravada.

Pessoas que ignoram a unha encravada podem ter sérios problemas nos dedos. Imagine fazer uma cirurgia? Entender o que é unha encravada é essencial para os cuidados com os pés.

Os tratamentos para unha encravada depende do avanço do problema. Em casos mais simples, algumas medidas podem ajudar.

– Lave os pés com sabonete antibacteriano todos os dias.

– Mergulhe os pés em água morna com sais de Epsom (Sulfato de Magnésio) três vezes ao dia (se possível). Colocar os pés somente na água morna (sem nada) também funciona. Deixe os pés na água por 20 minutos. Seque bem os pés após esse banho de imersão.

Leia também

– Corte a unha reta para evitar que a unha continue crescendo para debaixo da pele e encrave mais. Isso esta incluído nos cuidados para ter unhas saudáveis.

– Não corte a unha no canto. Esse é um dos principais erros que as pessoas cometem e que, quase sempre, agrava o problema da unha encravada.

– Não use sapatos apertados e/ou salto alto durante o período de unha encravada.

– Se sua vida permitir, troque sapatos por sandálias por um tempo.

– Não tome nenhum tipo de remédio sem indicação médica (especialmente, antibióticos).

Unha encravada: tratamentos

– Não deixe os pés úmidos em hipótese alguma. Os pés devem ficar sempre secos.

– Empurre com um cotonete a pele para fora da unha, de modo que a pele não fique entrando na unha e crescendo na região. Pode ser necessário levantar a unha para empurrar. Caso necessite, passe um pouco de azeite de oliva para que a pele seja empurrada com mais facilidade. Esse tratamento é criticado por muitos médicos por que muitas pessoas podem lesionar mais a região ou usar instrumentos com bactérias. O melhor é procurar um podólogo e/ou dermatologista.

Se a unha encravada não melhorou em 3 dias, procure um médico dermatologista.

Tratar a unha encravada é um alívio enorme! Quem já teve, sabe como é.

Você já teve algum problema com unha encravada? Como resolveu? Compartilhe a sua opinião nos comentários!

Imagem:
Quinn Anya (Wikimedia Commons)

2 comentários para: “Unha encravada: tratamentos”

  • Marcella Noanta

    Adorei o post!

    Eu quando mais nova tinha sérios problemas com unhas encravadas. Mais por falta de conhecimento de como cortar mesmo… Depois de muito sofrer, minha prima me ensinou a cortar a unha retinha. Salvou minha vida! A cada vez que ia cortar as unhas dos pés, suava frio de tanta dor que sentia! Esses cuidados são muito importantes mesmo…

    Bjss

    Responder
    • Mulher Digital

      Marcella,

      Verdade. E olhe que não somos apenas nós que não sabemos. Muitas manicures cortam as unhas das clientes erradas e cortam o cantinho. Resultado? Unha encravada. Saber sobre unha encravada pode fazer a diferença no cuidado com a saúde dos pés.

      Beijoconas.

      Mulher Digital.

      Responder

Deixe um comentário