O mercado está repleto de esmaltes maravilhosos. Para usar e abusar de todas as possibilidades da indústria da beleza, ter unhas bonitas é fundamental. Um esmalte lindo pede uma unha com boa aparência. Sem falar que as unhas são proteções dos dedos.

Unhas quebradiças e fracas podem sinalizar algum problema de saúde. As dietas malucas, a má alimentação e o estresse podem afetar a aparência das unhas. O desespero é geral. Como acabar com as unhas fracas? Neste post, saiba todas as dicas ter unhas fortes:


Unhas fracas e quebradiças

  1. Reduza a exposição das unhas à água. Sabia que a umidade excessiva pode deixar as unhas fracas? Pois, pode comprometer o leito ungueal, que é uma das camadas da unha, responsável pela nutrição. Por isso, quando for lavar louças ou fazer outras atividades desse tipo, use luvas de borracha. Proteção já!
  2. Não roer as unhas! Uma grande agressão para as unhas. Tente mudar esse péssimo hábito!
  3. Hidrate as unhas. A melhor hidratação de todas é a ingestão de água! Beba bastante água todos os dias. Complemente com produtos específicos para hidratar unhas e cutículas. Recomendo a Cera Nutritiva de Unhas e Cutículas da Granado. Um dos melhores hidratantes para esse fim que já usei.
  4. Evite usar acetona. A acetona pode ressecar as unhas e torná-las mais fracas. Óbvio, que há pessoas que usam acetona normalmente e não possuem nenhum problema. Mas, se a pessoa possui tendência a ter unhas quebradiças ou algum tipo de ressecamento, deve evitar. Sem falar que o removedor de esmalte é só um pouquinho mais caro que a acetona. Mesmo o removedor, tente não usar mais que uma vez por semana. Contém álcool, que também resseca.
  5. Use base fortalecedora! No mercado há uma variedade incrível de tipos e marcas desse tipo de base. Sem falar que usar esse tipo de base protege as unhas do contato direto com os componentes do esmalte e faz com que a cor dure mais. Gosto da Colorama. Outra famosa é da Sally Hansen.
  6. Não use as unhas como ferramentas. Tome cuidado por onde você passa suas unhas. Traumas podem afetar o leito ungueal da unha e torná-las fracas, quebradiças. Por isso, não raspe as unhas em nenhum lugar, não as use para arrancar nada, não arranque o próprio esmalte raspando-as.
  7. A saúde não está boa o suficiente? Como está a sua saúde? Um dos sintomas de alguns problemas de saúde é a unha quebradiça. Há médicos que até dizem que o estado das unhas/cabelos podem refletir condições de saúde.
  8. Unhas fortes = alimentação equilibrada. Quem tem alimentação saudável garante unhas fortes. Alguns nutrientes são particularmente especiais para unhas, como o cálcio (leite, iogurte), zinco (feijão, queijo, leite), vitamina A (cenoura), vitamina B7 (aveia, gema de ovo) ferro (couve, carne).
  9. Unhas postiças podem enfraquecer as unhas naturais. Com qual frequência você usa unhas postiças? Como é o salão que você coloca? A unha postiça pode enfraquecer as unhas naturais por causa da cola, de fungos ou, até mesmo, do processo de retirada da unha artificial (que cobre a unha natural).
  10. Receitinha da vovó: azeite nas unhas. Azeite para hidratar e dar brilho. Passe e massageie as unhas e os dedos por alguns minutos. Em seguida, enxague. Reza a lenda que hidrata e que ajuda a circulação. A sensação é ótima! Spa em casa!

Ter unhas fortes não é tão difícil como parece!

Quero agora saber os seus segredos para as unhas! Você possui alguma dica para ter unhas fortes e saudáveis? Compartilhe no MD a sua experiência!

Imagem:
Wikimedia Commons

8 comentários para “Como evitar unhas fracas”

  1. Luciane

    Matéria hiper interessante, gostei.

    Responder
  2. Eliane

    Com certeza, adorei e a seriedade do assunto impera! Se não estou bem de saúde, basta olhar para minhas unhas…elas me dizem tudo!

    Responder
  3. Ana Paula

    Adorei a matéria e me identifiquei também, pois sofro deste mal…

    Meu segredo para hidratá-las é o BEPANTOL creme, passo todas as noites por cima das unhas até quando estou com esmalte, é ótimo. No dia seguinte as cutículas estão bem hidratadas parece até que você acabou de fazer as unhas.

    No momento estou usando também o MONOVIM A dentro da base (coloquei 1 ml de monovim A dentro do frasquinho de base) até que está dando certo, estão mais fortes.

    Responder
    • Mulher Digital

      Ana Paula,

      Adorei o seu segredinho de beleza! Obrigada por compartilhar com todas nós! O Bepantol é excelente, não é mesmo? Beijinhos.

      Responder
  4. Sallete

    Colocar 3 cravos em uma base fortalecedora. Espere mais ou menos 1 semana para comecar a usar.
    Eu estou usando a base da Colorama, uma que tem a cor verde transparente e já senti a diferenca.
    Espero ter ajudado.
    Beijos
    Sassa

    Responder
    • Mulher Digital

      Sassa, querida,

      Obrigada por compartilhar com todas nós mulheres o seu segredinho para acabar com as unhas fracas! Beijoconas! ;)

      Responder
  5. Marcia Kelly

    Adorei as dicas… Fantastico esse site.

    Responder
  6. Poliana

    Muito interessante o post!

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Tratar as unhas: Linha Risqué Technology
  2.  Esmaltes do Verão 2013: coleção Constelações da Big Universo + Preview da coleção da Risqué
  3.  Esmaltes 2013: Risqué Color Effect, mais glitter, mais brilho
  4.  É melhor hidratar as unhas com creme ou com óleo?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)