As promessas foram feitas em janeiro, mas muitas pessoas só começam as suas resoluções de ano novo após o Carnaval.  Outros, simplesmente não conseguiram ainda cumprí-las. O que está errado? O que fazer para que as resoluções de emagrecimento funcionem? Porque você não está conseguindo ser uma pessoa mais saudável? Não importa as suas resoluções de ano novo, é preciso saber como cumprí-las. Ano Novo = Vida Nova = Mudanças.

Veja como colocar em prática as suas resoluções de emagrecimento ou de uma vida mais saudável. Não espere o ano acabar!


1. Crie metas pessoais. Dessa forma, é possível avaliar o seu grau de comprometimento com os seus planos de resolução de ano novo para emagrecer ou para ter uma vida saudável.

2. Avalie o ano que passou. O que você fez no ano que passou? Fez outras resoluções e não conseguiu cumpri-las? Avalie o que falhou e o que acertou. Se você fez outras resoluções de emagrecimento ou de mudança para um estilo de vida mais saudável no ano que passou, anote em um papel o que fez de errado e o que fez para acertar. Com isso, você visualiza o que não pode repetir e observa o quanto se esforçou para cumprir suas resoluções do ano que passou. Se se esforçou pouco, é hora de mudar!

3. Tenha metas realistas. Não crie metas absurdas de atingir porque essa é uma maneira de se autosabotar. Trace metas modestas. Você quer correr na corrida de São Silvestre? Ou na volta internacional da Pampulha? Criar uma meta desse tipo pode ser assustador se você está (re) começando com uma vida mais saudável. Pare e pense! Se você não fazia nenhum exercício físico, por exemplo, você pode criar a meta de fazer exercícios físicos no mínimo 3-4 vezes por semana. Ou então, uma meta de emagrecimento absurda, como emagrecer 5 quilos por mês. Se tiver o sonho de correr, comece participando das corridas que existem por aí de 5 quilômetros. Se estiver querendo emagrecer, trace metas modestas de um quilo por mês, por exemplo. Você precisa manter e atingir suas metas. Não crie planos impossíveis para se frustrar. Comece pequeno!

4. Não pense naquilo que está perdendo. Muitas pessoas querem emagrecer e só pensam aquilo que estão perdendo em termos de “gostosuras”. Ou então, iniciam uma vida mais saudável com exercícios físicos e sentem-se frustradas por gastar o tempo com isso.  Pare com isso! Pense naquilo que está ganhando! Você está com uma alimentação mais saudável que lhe fará bem. Você está seguindo uma vida mais saudável. Se olhar as suas mudanças com lamentações, dificilmente vai conseguir aquilo que se propõe. Pense sobre isso!

5. Monitore as suas metas. Não basta criar metas, é preciso acompanhá-las. Muitas pessoas criam as metas no início do ano quando resolvem suas resoluções de ano novo, mas depois não monitora como está o cumprimento das mesmas. Anote para você as metas e avalie o que está conseguindo cumprir mensalmente. Você tinha a meta de emagrecer um quilo por mês. Conseguiu? Não? Por quê? Ou você tinha a meta de fazer exercícios cinco vezes por semana. Está conseguindo? Ou de mudar sua alimentação e seguir uma dieta equilibrada e balanceada. O que está falhando e o que está dando certo? Importantíssimo analisar isso. Tenah controle de sua própria vida.

6. Fique feliz e entenda suas limitações. Independente do cumprimento ou não de suas metas, fique feliz. Não está ainda conseguindo cumprir totalmente suas metas? Tudo bem! Não deixe de se esforçar e de seguir todo o monitoramento de suas metas. Isso não quer dizer que você deve “descer a guarda” e desistir ou relaxar. Mudanças podem ser difíceis, mas não deixe de estar feliz por elas!

Você consegue, em geral, cumprir as suas resoluções de ano novo para emagrecer ou para uma vida saudável? Deixe a sua opinião nos comentários.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)