Um dos problemas da pele oleosa está em protegê-la contra o sol. Protetores solar tendem a obstruir os poros, causando acne nos ombros e nas costas e podendo fazer a pele oleosa piorar. No entanto, existem protetores solares criados especificamente para peles oleosas que amenizam os problemas dos protetores normais e ajudam você a proteger sua pele do sol.

Antes de escolher um protetor solar para sua pele, você tem que determinar se você tem a pele oleosa. Se a sua pele é brilhante ou você tem problemas com espinhas e acnes, provavelmente, tem a pele oleosa. A consulta a um dermatologista pode ajudar a definir isso com exatidão, evitando a escolha de um protetor solar errado para você.

Apesar de ser um pouco óbvio esse conselho, não custa nada lembrar que é necessário ler a embalagem para encontrar protetores solares que são livres de óleo (oil free). Filtros solares que são livres de óleo são geralmente são à base de água ou à base de gel. É um bônus se puder encontrar um que seja sem perfume e hidratante. Se sua pele é sensível, ler o rótulo pode ajudar a identificar produtos químicos que possam agredi-la e trazer resultados indesejados.

Protetor solar para pele oleosa

Considere começar um protetor solar em gel, se você está suando ou nadando, uma vez que não vai enxaguar tão facilmente como protetores à base de água. Resistente à água e a prova d’água são diferentes, sendo o segundo mais eficiente. Porém, ambos precisam ser retocados de 3 em 3 horas no máximo para maior eficiência.

Não se esqueça de olhar o Fator de Proteção Solar (FPS) do protetor. A escolha do FPS depende da pigmentação da pele. Para peles muito claras, o FPS precisa ser alto. As peles mais escuras permitem o uso de um FPS menor. Aqui vale também a consulta a um dermatologista para determinar o FPS mais adequado.

Algo importante a se lembrar é que seu corpo e seu rosto precisam de protetores diferentes, que você não encontrará com facilidade em qualquer esquina. Muitas vezes, pode ser necessário escolher um lugar especializado para encontrar bons produtos (diferente de muitos filtro solares que são vendidos em supermercados, por exemplo).

Como escolher protetor solar para pele oleosa

Antes de ir dormir, remova os protetores de sua pele, impedindo que eles obstruam seus poros por que agrava o problema da pele oleosa. Lave o rosto com água corrente e sabonete próprio para o rosto, além de outros produtos bons para uma noite de beleza saudável.

Um bom protetor solar tende a ser mais caro do que aqueles que encontramos em todos os lugares. Mas é um investimento que vale cada centavo, principalmente para deixar uma pele mais saudável e com o aspecto agradável. Talvez você irá precisar de algumas tentativas de uso (teste) antes de encontrar o protetor certo para sua pele. Mas quando encontrar, com certeza os resultados serão recompensadores.

Imagens:
BeachesZone, Stylelist

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)