A emoção da formatura começa bem antes do evento real e se mantém ainda por um bom tempo depois de ter acabado. Distribuir convites, combinar com parentes e amigos, planejar a festa, pesquisar na Internet para idéias e naturalmente mais importante, escolher o vestido de formatura.

Sabemos o quão importante é essa escolha, e nós preparamos um guia com mais de 10 sugestões de vestidos curtos e longos para ficarem perfeitos no seu corpo!

Vestidos para formatura: lições importantes para a escolha certa

Antes de dar uma olhada nos tipos de vestidos, vamos aprender algumas lições em princípios de moda que podem parecer triviais, mas são essenciais na escolha. Esta será talvez será um dos momentos mais importantes em que você vai usar um vestido de festa. Então, é importante começar a planejar com bastante antecedência.

O orçamento disponível, que pode ser a parte a mais importante de todas vocês, é o mais importante. Tenha algum espaço livre para lidar com quaisquer despesas imprevistas. Frequentemente haverá um gasto extra em relação ao orçamento original.

Seja uma costura ou um ajuste, um acessório ou um par de sapatos, haverá algumas alterações a serem feitas em qualquer vestido. Então, debruce sobre os detalhes, novamente começando pelo menos algumas semanas de antecedência na escolha. Se você procrastinar pensando que você tem todo o tempo do mundo, você está errada. Quando o dia se aproximar, você será pressionada e fará escolhas erradas.

Se você tem um modelo de revista em mente, obtenha inspiração pesquisando bastante porque você vai precisar dela. É um bom lugar para começar usando uma imagem de referência..

Agora, o mais importante é que você precisa entender o seu tipo de corpo, que vamos estar detalhando abaixo. Não adianta querer perder trocentos quilos para a formatura porque simplesmente não vai funcionar. Lide bem com seu corpo do jeito que ele é agora, e você fará lindas escolhas de vestidos para lisonjear suas formas.

Um tipo de corpo e um orçamento bem definido são os critérios mais importantes na hora de escolher o vestido de formatura. O tecido é a próxima grande peça do quebra-cabeça. Escolha um pano que complementa o seu tipo de corpo e melhora a sua aparência geral.

A cor do vestido pode parecer não muito importante, mas faz muita diferença também. Tenha em mente o tema, seu tipo de corpo, tecido, e mais antes de definir uma cor específica.

Sapatos e acessórios são outros detalhes que devem se unir nos critérios gerais para complementar o visual.

Vamos então às sugestões de vestidos de acordo com seu tipo de corpo?

Vestidos para o corpo certo

São 5 os tipos de corpos para escolher o vestido: triângulo invertido, retangular, pera, ampulhera, e maçã. Entendendo sua silhueta, você fará as melhores escolhas de vestidos para lisonjear suas formas. (Foto: eDressMe)

Vestidos para formatura longos e curtos para corpo ampulheta

Uma estrutura corporal que toda mulher deseja. E se você já tem, nada como essa estrutura para escolher vestidos. Você apenas tem que destacar a silhueta de uma forma que faz com que pareça ainda melhor. Desde que você tenha um corpo proporcional e cintura esbelta, vá com um vestido que acentua a sua cintura, e também desenha um equilíbrio entre a parte superior e inferior do seu corpo. Vestidos do tipo sereia, que se moldam às cuvas do corpo, são boas pedidas.

Vestidos ampulheta

Alguns modelos de vestido que se destacam no corpo ampulheta. (Foto: KissyDress UK)

Vestidos para corpo ampulheta

Mais modelos que se destacam no corpo ampulheta. (Foto: Wink n Pout)

Algo como um vestido de trompete ou sereia serão uma combinação perfeita para esse tipo de corpo. Vestidos sem mangas devem ser sua principal opção, mas você não deve parar por aí. Um corpete com decote em V com uma saia longa que será uma ótima maneira de amplificar a sua capacidade de impressionar com essa silhueta..

Vestidos de formatura curtos e longos para corpo pera

Algo que a maioria das mulheres brasileiras buscam, com os quadris maiores do que o busto. E as mesmas regras também se aplicam aqui. Vá com um vestido de corpete forma adequada que se encaixe no topo do corpo, porque você pode dar ao luxo de usá-lo.

Vestidos para corpo pera

Lisonjeando as ancas largas, belos vestidos que se encaixam na parte superior. (Foto: KissyDress UK)

Qual vestido escolher

Vestidos longos com pontos de fixação na cintura destacam as ancas e acrescentam um bom efeito impactante no seu vestido. (Foto: Paris Ciel)

Um vestido em linha curto ou longo é ideal para você. Algo em tecido de tule, rede ou puro vai dar-lhe a definição que precisa. Para a parte superior, evite os decotes, e opte por alças ou tiras finas, ou um tomara que caia.

Vestidos de formatura curtos e longos para corpo maçã

Você sabe que este é o seu tipo de corpo se seu busto ou área superior é substancial. Esse é o lugar onde sua força encontra-se e deve ser o foco ao comprar um vestido. Além disso, não se esqueça a ideia é orientar a atenção longe de sua cintura porque não é necessariamente definida. Assim, vestidos de formatura longos são quase sempre para você, enquanto os vestidos curtos são os melhores se evitados.

Qual vestido escolher para corpo maçã

Para o corpo maçã, vestidos curtos devem ser evitados, mas há modelos que lisonjeiam essas formas, se você pesquisar um pouco. (Foto: Style With Curves)

Vestidos para corpo maçã

Vestidos para o corpo maçã chamam mais a atenção para a parte superior do corpo. (Foto: Style With Curves)

Vestidos com linhas restas vão se assentar bem nessa silhueta. Concentre-se em sua área de busto, o que significa decotes em V profundos, mangas simples, tomara que caia ou até mesmo alças simples. De preferência vá com uma saia de comprimento total ou, pelo menos, caindo sobre os joelhos. Tente e explore vestidos que são assimétricos, tanto para a saia quanto para o decote. Outros detalhes como strass, estampas ou mangas bordadas vão olhar perfeito.

Vestidos de formatura longos e curtos para corpo triângulo invertido

Se o nome não é auto-explicativo o suficiente, aqui está o que forma este tipo de corpo. Sua parte superior do corpo é relativamente mais larga, e os quadris são mais estreitos. A cintura não é necessariamente definida, ao contrário de outros tipos de corpo. A melhor parte sobre este tipo de corpo é que você pode criar uma ilusão de uma cintura definida, escolhendo os vestidos certos. Afaste o foco dos ombros, porque são muito mais largos do que o resto do corpo.

Vestidos para corpo triângulo invertido

Os vestidos longos para o corpo de triângulo invertido são belas opções. (Foto: Paris Ciel)

Como escolher vestido para formatura

O corpo com a silhueta triângulo invertido aceita muito bem os vestidos curtos. (Foto: Buzzle)

Vestidos em linha, vestidos inspirados em princesas, ou vestidos de baile são uma combinação ideal para este tipo de corpo. Como a sua parte inferior é menor do que a parte superior do corpo, você pode ir com vestidos de baile curto que vêm com fendas também. Tente evitar vestidos que são muito curtos, porque não há espaço para desviar a atenção dos ombros. Crie um equilíbrio, e que defina automaticamente a sua cintura. Saias rodadas são também uma boa opção.

Vestidos de formatura curtos e longos para corpos retangulares

Um tipo de corpo que é proporcional de cima para baixo, sem muita definição. Então, se você está nesse grupo, lembre-se que você precisa escolher vestidos que te fazem querer destacar algo. Suas opções são ilimitadas desde que você possa ir com quase qualquer coisa. Basta prestar atenção a alguns detalhes.

Vestidos para corpos retangulares

Vestidos longos caem também muito bem nessa forma de corpo, e podem simular definição de certas partes com o ajuste certo. (Foto: Paris Ciel)

Vestidos para corpos retangulares

Vestidos curtos, com os ajustes certos, também simulam alguma definição no corpo retangular, deixando a silhueta atraente e bela. (Foto: Pinterest)

Cortes ou decotes assimétricos são perfeitos para esses corpos. Decotes V que vão até a cintura e também são elegantes. Um corpete apertado tomara que caia e uma saia de linha com babados é outra ótima opção. A chave é adicionar o volume à parte inferior de seu vestido e definição à parte superior do corpo

Assumindo que você tem agora uma compreensão do básico, vamos aos outros detalhes importantes do vestido de formatura.

Acessórios essenciais para o vestido de formatura

Em primeiro lugar, os sapatos. Você tem de escolher um modelo que combine com o vestido, tanto no design quanto na cor. Você pode conseguir até combinar uma bota cano alto com seu estilo pessoal, mas é recomendável que você se atenha a escolhas mais conservadoras na hora de escolher o sapato certo para seu estilo de vestido.

Os cabelos é onde a criatividade pode rolar solta, desde que o corte lisonjeie seu formato facial, destacando aspectos importantes e disfarçando outros. Faça um corte e penteado sem muitos exageros, ou você pode sair da sua zona de conforto e se sentir péssima. A criatividade que falamos é dentro do que você já está acostumada, nunca fora dela. É melhor ir pelo garantido do que pelo duvidoso.

Os acessórios e a maquiagem devem sempre complementar o vestido. Por exemplo, um vestido preto combina bem com batom vermelho, sombras esfumaçadas e acessórios vermelhos (bolsas, brincos, gargantilhas, cordões, etc). Você pode optar por criar um contraste de cores ou complementar as cores do vestido. A escolha é toda sua.

Como vocês escolhem os vestidos de formatura? Quais dicas demos e que vocês mais gostaram?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)