5 dicas básicas para acelerar o metabolismo
Há muitos mitos sobre acelerar o metabolismo.
Quem está no processo de emagrecimento sabe que aumentar o metabolismo pode ajudar muito a obter bons resultados.
O metabolismo é basicamente um conjunto de reações químicas que ocorre nas células que o corpo realiza para manter o funcionamento do corpo. Tem a ver com a energia que precisamos para executar essas reações da manutenção do estado de vida das células e do organismo. Há uma relação entre nutrição/disponibilidade de nutrientes e energia.
Leia também
Quem quer emagrecer pode desenvolver algumas estratégias para instigar esse processo. O post de hoje traz as dicas para acelerar o metabolismo. Para quem quer emagrecer de maneira saudável.
1. Comece sempre com o café da manhã
Muita gente sai para o trabalho ou para a escola sem comer absolutamente nada. Quando o corpo fica muito tempo sem receber nutrientes (alimentos), passa a economizar energia, gastar menos nutrientes. Isso retarda o metabolismo. O segredo é acordar com um café da manhã equilibrado.
2. Refeições regulares
Muitos especialistas recomendam ter refeições regulares (com horários determinado). Muitos sugerem ter, no mínimo, 5 refeições ao dia. Isso mantém o equilíbrio entre a relação de queima calórica, nutrição, disponibilidade de nutrientes. Além disso, quando alguém come ocorre a chamada termogênese alimentar, que significa que toda vez que alguém come, queima-se calorias em excesso na produção de calor, digestão e absorção dos alimentos. E não se pode esquecer que quando alguém come pouco e muitas vezes reduz a probabilidade de atacar “tudo que vem pela frente” no momento de comer.
3. Aumente a massa magra do corpo
Aumentar a massa magra é a maneira mais recomendada para acelerar o metabolismo. Consequentemente, leva à queima de gordura do corpo. Alimentação equilibrada + exercícios físicos regulares são a chave. Os melhores especialistas acreditam que aqui essa a maneira mais elementar e cientificamente comprovada para que se aumente o gasto calórico do corpo. O exercício especificamente aumenta a taxa metabólica basal durante a atividade e, também, horas depois.
4. Reeducação alimentar ancorada na taxa metabólica basal
Muita gente faz inúmeras dietas e não consegue emagrecer. O que muita gente não sabe é que a dieta alimentar precisa estar relacionada com a taxa metabólica basal. Dependendo da dieta que é feita, ao invés de melhorar, pode retardar o metabolismo. Por isso, esqueça as dietas malucas. A orientação de um nutrólogo na elaboração do cardápio alimentar pode fazer toda a diferença. O bom profissional criará o cardápio da reeducação alimentar ancorado na taxa metabólica basal do indivíduo. Um exame rápido realizado no próprio consultório é capaz de medir isso. Desconfie daquele profissional que “abre uma gaveta” e passa uma dieta pronta igual para todo mundo. A recomendação do consumo de calorias diárias varia de pessoa para pessoa.
5. Controle o excesso de álcool no organismo
O consumo excessivo de álcool é prejudicial à fisiologia humana. Quando o álcool cai no fígado afeta os mecanismos de transportes de gordura e modifica a forma do corpo lidar com a energia. Beba com moderação.
Algumas doenças e condições podem influenciar a taxa de metabolismo. É importante sempre procurar um profissional gabaritado para oferecer as melhores orientações, de acordo com cada pessoa. Cada corpo possui as suas especificidades.
Veja também
Dicas para manter a reeducação alimentar nas festas de fim de ano!
Café da manhã com proteína pode ajudar a perder peso
Como substituir alimentos e emagrecer!
6 maneiras para combater a sonolência durante o dia
Um comentário para: “5 dicas básicas para acelerar o metabolismo”
Viviane
Gostei, das 5 dicas para acelerar, o metabolismo, pois quero perder uns quilinhos.obrigado!