Há muitos mitos sobre acelerar o metabolismo.

Quem está no processo de emagrecimento sabe que aumentar o metabolismo pode ajudar muito a obter bons resultados.

O metabolismo é basicamente um conjunto de reações químicas que ocorre nas células que o corpo realiza para manter o funcionamento do corpo. Tem a ver com a energia que precisamos para executar essas reações da manutenção do estado de vida das células e do organismo. Há uma relação entre nutrição/disponibilidade de nutrientes e energia.

Quem quer emagrecer pode desenvolver algumas estratégias para instigar esse processo. O post de hoje traz as dicas para acelerar o metabolismo. Para quem quer emagrecer de maneira saudável.

Como acelerar o metabolismo

1. Comece sempre com o café da manhã

Muita gente sai para o trabalho ou para a escola sem comer absolutamente nada. Quando o corpo fica muito tempo sem receber nutrientes (alimentos), passa a economizar energia, gastar menos nutrientes. Isso retarda o metabolismo. O segredo é acordar com um café da manhã equilibrado.

2. Refeições regulares

Muitos especialistas recomendam ter refeições regulares (com horários determinado). Muitos sugerem ter, no mínimo, 5 refeições ao dia. Isso mantém o equilíbrio entre a relação de queima calórica, nutrição, disponibilidade de nutrientes. Além disso, quando alguém come ocorre a chamada termogênese alimentar, que significa que toda vez que alguém come, queima-se calorias em excesso na produção de calor, digestão e absorção dos alimentos. E não se pode esquecer que quando alguém come pouco e muitas vezes reduz a probabilidade de atacar “tudo que vem pela frente” no momento de comer.

3. Aumente a massa magra do corpo

Aumentar a massa magra é a maneira mais recomendada para acelerar o metabolismo. Consequentemente, leva à queima de gordura do corpo. Alimentação equilibrada + exercícios físicos regulares são a chave. Os melhores especialistas acreditam que aqui essa a maneira mais elementar e cientificamente comprovada para que se aumente o gasto calórico do corpo. O exercício especificamente aumenta a taxa metabólica basal durante a atividade e, também, horas depois.

4. Reeducação alimentar ancorada na taxa metabólica basal

Muita gente faz inúmeras dietas e não consegue emagrecer. O que muita gente não sabe é que a dieta alimentar precisa estar relacionada com a taxa metabólica basal. Dependendo da dieta que é feita, ao invés de melhorar, pode retardar o metabolismo. Por isso, esqueça as dietas malucas. A orientação de um nutrólogo na elaboração do cardápio alimentar pode fazer toda a diferença. O bom profissional criará o cardápio da reeducação alimentar ancorado na taxa metabólica basal do indivíduo. Um exame rápido realizado no próprio consultório é capaz de medir isso. Desconfie daquele profissional que “abre uma gaveta” e passa uma dieta pronta igual para todo mundo. A recomendação do consumo de calorias diárias varia de pessoa para pessoa.

5. Controle o excesso de álcool no organismo

O consumo excessivo de álcool é prejudicial à fisiologia humana. Quando o álcool cai no fígado afeta os mecanismos de transportes de gordura e modifica a forma do corpo lidar com a energia. Beba com moderação.

Algumas doenças e condições podem influenciar a taxa de metabolismo. É importante sempre procurar um profissional gabaritado para oferecer as melhores orientações, de acordo com cada pessoa. Cada corpo possui as suas especificidades.

Um comentário para “5 dicas básicas para acelerar o metabolismo”

  1. Viviane

    Gostei, das 5 dicas para acelerar, o metabolismo, pois quero perder uns quilinhos.obrigado!

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  O que é alimento termogênico ou queimador de gordura?
  2.  dicas de saúde para começar bem o dia - Mulher Digital

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)