A acupuntura é uma prática de cura chinesa milenar, que procura estabelecer a saúde do corpo, obtendo o equilíbrio das correntes elétricas do corpo. A acupuntura baseia-se na concepção do Yin-Yang, que se relaciona com o fluxo de energia do corpo. A doença ou problemas de saúde ocorrem devido à interrupção ou desordem nessa energia das correntes do organismo, isto é, a energia vital não pode fluir.

Há a interperdência entre o físico, o emocional e o mental, que reflete diretamente na qualidade de vida do ser humano. O foco é na pessoa e não na doença. Com isso, parte-se do princípio que os problemas de saúde são provocados pelo desequilíbrio da energia do organismo.

Como funciona a acupuntura? O fluxo da energia do corpo passa por vias (chamadas de meridianos). Há a estimulação de pontos estratégicos dos meridianos no corpo por meio da inserção de agulhas, que devem ser descartáveis e individuais. São vários estilos e técnicas de acupuntura. No caso de doenças, a acupuntura é usada como um tratamento complementar.

A acupuntura deve ser realizada por profissionais qualificados (certificados). Os convênios, em geral, possuem as suas listas de acupunturistas que precisam preencher uma série de requisitos para fazer parte do rol de profissionais. Outra forma de encontrar acupunturistas recomendados é procurar as entidades oficiais de acupuntura, como a ABA (Associação Brasileira de Acupuntura) e a AMBA (Associação Médica Brasileira de Acupuntura).

Medicina alternativa - acupuntura||Foto: ksparrowmd.com||

A acupuntura tem se mostrado uma grande aliada no tratamento de dores (fibromialgia, dor de cabeça, cólicas menstruais, dor lombar, dores ortopédicas). Possui um efeito analgésico. Estudos do departamento psiquiátrico do Hospital de Massachussets mostrou que a acupuntura promove uma mudança em regiões específicas do cérebro, o que pode ser um ponto que explica o seu efeito analgésico.

Também reconhecida por ajudar com a depressão, fobias, auxiliar o emagrecimento e/ou para diminuir a ansiedade.

Todo mundo já ouviu falar em alguém que fez acupuntura e a vida mudou totalmente para melhor.

O mais interessante é que o tratamento convencional não precisa ser abandonado. A medicina alternativa pode curar. Acupuntura para equilibrar o Yin-Yang.

Imagem:
Jade Acupuncture

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)