As varizes são veias dilatadas e torcidas perto da superfície da pele. Elas são mais comuns nas pernas e tornozelos. Geralmente não são graves, mas às vezes, podem levar a outros problemas.

As varizes são causadas por válvulas e veias enfraquecidas  nas pernas. Normalmente, válvulas de sentido único em suas veias mantém o sangue fluindo de suas pernas em direção ao seu coração. Quando essas válvulas não funcionam como deveriam, o sangue acumula em suas pernas e a pressão aumenta. As veias tornam-se fracas, grandes e torcidas.

Varizes muitas vezes ocorrem devido a fatores genéticos, e o risco é aumentado com o envelhecimento. O sobrepeso, a gravidez ou ter um emprego onde você deve ficar por longos períodos de tempo em pé aumenta a pressão nas veias das pernas, podendo levar ao problema de varizes.

VarizesQuais são os sintomas?

Varizes tem um tom azul escuro, são inchadas e estão torcidas sob a pele. Algumas pessoas não têm nenhum sintoma. Sintomas suaves podem incluir:

  • Peso, queimação, cansaço, ou dor nas pernas. Os sintomas podem ser piores depois de ficar de pé ou sentar-se por longos períodos de tempo;
  • Inchaço nos pés e tornozelos;
  • Coceira sobre a veia.

Sintomas mais graves incluem:

  • Inchaço nas pernas;
  • Inchaço e dor na panturrilha depois de se sentar ou ficar de pé por longos períodos de tempo;
  • As alterações da pele, tais como mudanças de cor, pele seca e mais fina, inflamações e aumento de tamanho, além de feridas abertas ou sangramentos depois de pequenas lesões.
Tratamento de varizes

As varizes são comuns e, geralmente, não são um sinal de um problema sério. Mas, em alguns casos, as varizes podem representar um sinal de um bloqueio nas veias chamado de trombose venosa profunda. Se você tem esse problema, você pode precisar de tratamento. Uma análise de um angiologista pode ajudar a identificar se realmente é um problema.

Como são diagnosticadas as varizes?

O seu médico vai olhar suas pernas e pés. Varizes são fáceis de ver, especialmente quando você se levanta. Seu médico irá verificar suas pernas para áreas sensíveis, inchaços, alterações da cor da pele, feridas e outros sinais de ruptura da pele. Se você tem sinais de um problema nas veias profundas ou você pretende ter tratamento para varizes, você pode precisar de mais testes.

Estética - varizes

Como são tratadas?

Tratamento em casa pode ser tudo o que você precisa para aliviar os sintomas e impedir que as varizes se agravem. Você pode:

Quando o caso é mais sério, pode ser necessário realizar cirurgia de varizes. É um tipo de operação relativamente simples. Somente um médico pode avaliar qual é o tipo de tratamento adequado para o seu caso. Há diferentes tratamentos usados, como escleroterapia, laser para destruir vasinhos, radiofrequência e, como já foi dito, a própria cirurgia, que “amarra” ou remove a veia. Para quem não tem e quer prevenir, massagens podem ajudar, por que estimula a circulação.

Nunca pense que só um site na internet possui todas as respostas sobre as varizes. Consulte um médico para esclarecer suas dúvidas e encontrar soluções.

Imagens:
Doctors, AJRonline, Wikimmedia Commons

Um comentário para “Varizes: conheça e cuide-se”

  1. Clea Pereira Silva

    Eu gostei da página, tem assunto que me interessa muito. Quero aconpanhar melhor.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)