Escolher os produtos certos para o seu cabelo ou a melhor hidratação para um cabelo ressecado não é tão simples. Muitas mulheres simplesmente vão até uma loja, escolhem os produtos e aplicam em seus cabelos sem sequer pesquisar pelas possíveis causas do problema.

Se você é uma mulher que se preocupa com cuidados dos cabelos, é hora de encontrar o melhor tratamento para cabelos ressecados com as dicas profissionais.

A hidratação cabelos ressecados começa com shampoos e condicionadores

Como você escolhe o xampu, o condicionador e o produto de modelagem corretos para o seu cabelo? Você vai querer consultar com seu cabeleireiro para identificar o tipo de cabelo que você tem e suas necessidades únicas e, em seguida, trabalhar com ele ou ela para construir um regime que irá atender o seu perfil de cabelo. Não basta apenas comprar um shampoo e condicionadores caros, tem que ser feita uma escolha consciente.

Produtos diferentes nos cabelos secos para diferentes estações do ano

A adaptação ao seu clima é importante para o seu cabelo, muito parecido com a sua pele. É provável que você precise de mais umidade em alguns climas e em meses de inverno mais secos. A proteção do sol se torna importante no verão e a prevenção contra a estática é importante no inverno. Portanto, saiba que mudar os produtos no seu kit de cuidados é uma necessidade com a mudança das estações.

Tire o máximo de proveito dos seus produtos de hidratação

Depois de consultar seu cabeleireiro sobre quais produtos usar, uma ótima dica é que você sempre quer ter certeza de ter removido até 90% da umidade do cabelo após a lavagem e usar o produto para substituir a umidade antes de modelar.

Demasiada água diluirá o seu produto capilar, tirando as características e benefícios que o produto oferece. Uma segunda dica importante é que seu cabelo precisa de vários produtos. Misturar produtos de cabelo como uma receita pode criar resultados espetaculares.

As melhores hidratações começam durante o condicionamento

Lavar menos os cabelos é a melhor opção, e você deve optar por substituir a lavagem simplesmente condicionando as pontas do seu cabelo. Isso ajudará a manter os óleos naturais do seu cabelo e ajudará a desodorizar seu cabelo, deixando-o com uma sensação limpa e fresca. O cabelo não fica tão sujo quanto achamos.

Mude sua rotina de hidratação com a sua idade

A melhor abordagem é sempre discutir as opções com o seu cabeleireiro para ajudar a prevenir o envelhecimento prematuro do cabelo (muito parecido com a nossa pele). Os produtos que escolhemos não devem adicionar estresse ou idade aos nossos fios.

Além dessa mudança com sua idade, você deve mudar o shampoo a cada três meses ou com cada novo shampoo. É sempre uma boa maneira de obter um desempenho diferente do seu cabelo, pois ele sempre se adaptará ao novo produto. É um processo divertido mas que deve ser bem pensado para se escolher a melhor opção de produtos.

Cabelos secos

Escolha o melhor tratamento para os cabelos secos e tenha melhores resultados para cuidar de seus fios. (Foto: pinterest.com)

Decidindo os produtos certos para a hidratação

Atualmente, as formulações de xampu e condicionador são muito específicas para couro cabeludo e cabelos (finos, grosseiros, oleosos, secos, danificados, etc.). Shampoos e condicionadores de qualidade profissional são geralmente rotulados como para o tipo de cabelo que são para. A coisa a lembrar aqui é que há freqüentemente desvantagens envolvidas na escolha de xampus e condicionadores.

Por exemplo, um indivíduo pode ter cabelos finos e precisa de volume, mas shampoos volumizadores não protegem muito bem a cor do cabelo. A maneira mais segura de comprar um xampu ou condicionador especificamente para o seu cabelo é visitar um bom salão, fazer com que o profissional analise o cabelo e faça recomendações.

Há diferenças na qualidade dos produtos de hidratação

Existem algumas diferenças substanciais entre os produtos profissionais adquiridos em um salão e os produtos normalmente encontrados em uma loja de alimentos ou de medicamentos. Produtos de cuidado de cabelo de salão de beleza são mais concentrados e tendem a usar ingredientes melhores. Isto é particularmente verdadeiro para o surfactante ou agente de limpeza usado.

Os produtos do mercado de massa tendem a usar o Sulfato de Laurel de Sódio como o surfactante, que é bastante severo. Produtos de qualidade para salões de beleza usam surfactantes mais suaves como o Lauril Éter Sulfato de Sódio (nome semelhante mas muito diferente). Além disso, produtos profissionais usam menos enchimentos e não se acumulam no cabelo, como farão as marcas do mercado popular.

A hidratação profunda dos cabelos faz parte do processo

Usar uma máscara ou outro tipo de produto de condicionamento profundo periodicamente é uma boa ideia. Os condicionadores regulares tendem a trabalhar na cutícula ou no exterior da haste do cabelo. Máscaras trabalham mais profundamente na haste do cabelo e verdadeiros tratamentos ainda mais fundo no eixo do cabelo. Recomendamos o uso de uma máscara a cada seis a 10 shampoos dependendo do seu cabelo. Quando uma máscara é usada, ela é usada no lugar do condicionador diário, não além disso.

Preocupe-se também com a frequência de lavagem

Para a maioria das pessoas, lavar o cabelo a cada segundo ou terceiro dia é recomendado. Nosso couro cabeludo produz óleo natural que é a maneira natural de condicionar nosso cabelo. Se lavarmos os cabelos todos os dias, este condicionador natural não terá chance de funcionar. Hoje também temos alguns excelentes “shampoos secos” que podem ser usados para refrescar o cabelo entre lavagens.

Há, claro, algumas exceções a essa regra. Se você tem um couro cabeludo muito oleoso, a lavagem diária pode ser necessária. Neste caso, existem shampoos profissionais projetados especificamente para limitar a quantidade de sebo que o couro cabeludo produz para que eles possam ajudar a estabilizar o couro cabeludo oleoso e reduzir o problema.

Outras dicas para a escolha da hidratação dos cabelos secos

Secadores de cabelo, chapinhas e outras ferramentas para cabelos são ótimos e ajudam a criar belos penteados, mas podem danificar o cabelo por causa do calor. Por isso, sempre use um produto protetor de calor antes de usá-los.

Cada serviço nos cabelos tem uma data para reaplicação. Para a cor do cabelo, essa data é de quatro a cinco semanas a partir da data do serviço. Isso manterá sua cor vibrante e evitará o aparecimento de raízes.

Como o cabelo cresce a taxas diferentes, é importante ter seu corte de cabelo entre quatro a oito semanas para manter sua cabeleireira fresca, controlável e equilibrada. Idealmente, você nunca deve parecer que precisa de um corte de cabelo ou como se tivesse acabado de ter um.

Como você pode escolher a melhor hidratação com essas dicas?

Como vocês podem ver, a hidratação dos cabelos ressecados não é uma etapa apenas. É um processo que envolve diversas etapas para construir fios mais saudáveis e um cabelo mais bonito. Comece devagar, com tratamentos simples e cuidados na mudança de hábitos. Depois, vá passando para as rotinas de hidratação bem devagar. Com o tempo e o diálogo com um bom cabeleireiro, você chegará aos melhores resultados.

Dúvidas? Deixem nos comentários sua participação!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)