Homens e Fertilidade – O sobrepeso pode influenciar nas chances de paternidade

O sobrepeso nos homens não influencia apenas os aspectos da saúde, mas pode exercer também interferência na fertilidade masculina. A cada estudo que investiga questões com relação ao sobrepeso e obesidade, cada vez mais, mostra um número crescente de malefícios associados à não estar dentro do peso pode ocasionar ao ser humano. Investigações vêm mostrar que os homens que estão acima do peso podem ter sua chance de paternidade diminuída!

Homens, fertilidade e sobrepeso

Estudos analisaram espermas de mais de 5000 que tinha freqüentado clínica de fertilidade nos últimos anos e tais investigações mostraram que homens obesos possuem pior qualidade de esperma que outros homens que estão no peso ideal ou são mais magros. Os pesquisadores dizem que é surpreendente a diferença de qualidade entre eles. Ou seja, há uma clara relação entre peso e qualidade do esperma. Não é só isso! Homens mais pesados e os mais leves (abaixo do peso) tendem a ter uma menor produção de sêmen, como apresentado pela Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia (European Society of Human Reproduction and Embryology) em sua Conferência Anual em Barcelona.

Leia também

Homens e obesidade

Homens que desejam ter filhos precisam monitorar seu peso e sua saúde para manter sua fertilidade em nível saudável. (Foto: divulgação)

Como cuidar do peso?

Homens que querem ter um filho devem se preocupar com o seu peso corporal ideal! Cuide-se! Por isso e por outros tantos motivos é importante ter uma alimentação saudável. Também evitar excessos e vícios (álcool, cigarro, etc), pois influenciam diretamente no aumento de peso e, conseqüentemente, na fertilidade.

Exercícios, alimentação saudável, e uma rotina mais saudável influenciam diretamente em uma vida mais saudável e, consequentemente, na maior chance de ter filhos. Além disso, reduz consideravelmente suas chances para diversos tipos de problemas de saúde.

Como vocês cuidam do sobrepeso? Quais atitudes tomam para controlar e monitorar o peso de vocês?

Deixe um comentário