Drenagem linfática: em prol do sistema imunológico, relaxante e contra o inchaço

A drenagem linfática é uma massagem manual que estimula o sistema linfático e, consequentemente, ajuda o organismo a eliminar as toxinas e o inchaço do corpo. É realizada por meio de movimentos pelo corpo, combinados com uma suave pressão, um procedimento não invasivo.

Para entender a drenagem linfática, é preciso entender o que é o sistema linfático. O sistema linfático possui a função de filtrar, limpar e desintoxicar. Responsável por jogar para fora do corpo líquidos (inclusive o excesso de água), toxinas, resíduos, substâncias, bactérias… Uma ampla rede de vasos transporta esse fluido. Esse tipo de massagem ajuda a drenar a linfa (o líquido que circula no sistema linfático).

Todo esse processo promove a regulação do sistema imunológico e, até mesmo, metabólico. Com isso, a saúde das células depende do bom funcionamento desse sistema.

Por diversas razões, o fluxo linfático pode estagnar. Correria do dia a dia, estresse, problemas emocionais, roupas muito apertadas, inflamações, alimentação louca (=muitas toxinas), dentre outros motivos. A pessoa fica mais propensa à doenças (resfriados, etc.), inchada, cansada.

tratamento corporal - drenagem Linfática Massagem||Foto: coquettishmish.com||

A drenagem linfática é um tratamento corporal que estimula o funcionamento do sistema linfático e circulatório, torna a regeneração da célula mais eficaz (livre de toxinas e mais oxigenação), reforça o sistema imunológico, ajuda com a retenção de líquidos. Há quem diga que a drenagem melhora, até mesmo, a aparência da pele. Alguns médicos recomendam como tratamento pós-cirurgia plástica para ajudar a acabar com o edema.

Não deve ser feita por mulheres grávidas, pessoas com problemas cardíacos, com doenças infecciosas e/ou agudas, com tromboses, câncer, diabetes, problemas renais. Na dúvida, a pessoa sempre deve consultar o médico (e não quem faz a massagem).

Há quem associe a dieta de desintoxicação com a drenagem linfática no mesmo dia, com o intuito de eliminar maior número de toxinas. Não sei se realmente resolve.

Os massagistas recomendam fazer 1 vez por semana. Haja dinheiro! Muitos salões que oferecem esse serviço por preços menores que um SPA, por exemplo. O preço varia muito, de acordo com a cidade. O eixo Rio-São Paulo costuma ser mais caro que outras capitais. Em Belo Horizonte, custa R$ 40,00 uma sessão de drenagem de cerca de 1 hora em um lugar bom e confiável.

Mulher Digital na drenagem linfática: Experiência… O objetivo de minha busca por esse tratamento foi para reduzir o estresse e a retenção de líquidos. Não sei vocês, mas eu fico muito inchada durante a TPM. Um terror! Gostei muito do resultado. Uma pena não poder fazer sempre. Saí da sessão totalmente relaxada, com uma vitalidade incrível, “up” no astral total. O efeito positivo maior é certamente a redução do inchaço no corpo, já sentida logo após a massagem. Depois de mais algum tempo (cerca de 1 hora), melhora muito mais. Dá muita vontade de urinar. O massagista diz que é o sistema linfático funcionando!

Quero agora saber sobre a experiência de vocês sobre esse assunto! Quem já fez drenagem linfática? Gostou? Pontos positivos e negativos? Possui vontade de fazer? Comentem!  O seu comentário é essencial no MD!

Imagem:
Reprodução (Great Sand Dunes)

6 comentários para: “Drenagem linfática: em prol do sistema imunológico, relaxante e contra o inchaço”

  • Kelly

    Olá bom dia, eu ainda não fiz a massagem mas tenho vontade de fazer. Em média, qual o valor cobrado por ela?

    Gostei da matéria,
    Obrigada.

    Responder
    • Mulher Digital

      Kelly, querida,

      Completei o post e respondi a sua pergunta. Beijinhos.

      Responder
  • Hitanara

    Fiz e gostei. Mas como não posso sempre fazer uma visita as clínicas, aprendo técnicas de massagens na internet e faço em mim mesma. Há vários videos no you tube do “boa forma”. O único problema é que eu canso um pouco por fazer em mim mesma, mas são os mesmos resultados. Beijos. Mulher digital, adorei esse post!

    Responder
  • Celia

    Fiz uma cirurgia plastica, em seguida umas sessões da drenagem.Amei o resultado foi muito satisfatório.

    Responder
  • Mari

    Muito bom esse link!

    Responder
  • Leonilda

    Muito bom…gostaria de receber os seus textos são interessantes.

    Responder

Deixe um comentário