Para as mulheres que tem a TPM (Tensão Pré Menstrual) todo mês, alguns especialistas defendem que a alimentação pode amenizar os seus efeitos sobre o organismo. Não é toda mulher que possui TPM, mas as que possuem sabe o quanto isso pode afetar a sua vida e querem logo dar um jeito nisso! Quem tem, precisa mudar sua alimentação, mesmo que seja apenas por alguns dias antes do período da TPM (no mínimo sete dias antes). Quer saber de uma dieta para amenizar os efeitos da TPM? Leia abaixo:

Dieta para TPM: beba muita água

A água pode contribuir para a prevenção da retenção de líquidos e ajuda a eliminar toxinas e, conseqüentemente, pode ajudar a amenizar aquele inchaço no corpo. Hidrate-se bastante!

O que não comer na TPM? Sal!

Isso mesmo! O excesso de sal aumenta a retenção de líquidos no corpo! Isso deve ser seguido em toda alimentação durante toda a vida. Excesso de sal não faz bom nem para quem não tem TPM.

Uma boa alimentação durante a TPM pode aliviar bastante os sintomas, e fazer esse período ser muito mair tranquilo. (Foto: www.venusbuzz.com)

Chá preto ou mate, café e refrigerantes devem ser eliminados do cardápio na TPM

São ricos em xantinas, que são substâncias que agravam a irritabilidade e as alterações de humor. Fique um tempo sem essas bebidas!

Coma soja!

Segundo especialistas, pode contribuir para diminuir a dor nas mamas e a sensação de “peso” na pelve devido ao fato de conter isoflavona.

Inclua cálcio em sua alimentação

Pode ser encontrado no leite, queijo e iogurte. Segundo pesquisas da Universidade de Massachusetts (EUA), o cálcio pode contribuir para diminuir os efeitos da TPM, especialmente as cólicas. Porém, a ingestão de cálcio precisa estar associada com a de vitamina D (que faz a absorção do cálcio no organismo). A vitamina D pode ser encontrada no suco de laranja e no peixe.

Tenha magnésio na sua alimentação

Segundo essa mesma pesquisa da Universidade de Massachusetts, esse mineral pode reduzir a ansiedade, irritabilidade e também a retenção de líquidos. Ele pode ser encontrado nas verduras de folhas verde-escuras, frutos do mar, nozes, amêndoas, castanha, soja, cereais integrais, damasco, abacate, melão. Sabia que aquele “chocolatinho” delicioso também possui magnésio? Você pode até inserir no seu cardápio, mas só um pouco! Coma com limites (como sobremesa, após uma refeição, só um pouco!). Não se pode esquecer das gorduras, da cafeína que o chocolate possui e que piora os sintomas da TPM. Coma só um pedacinho! Nada de “cair de boca” no chocolate. Você também pode comer barras de cereais com chocolate que são consideradas mais saudáveis.

Alimentação saudável: o melhor remédio para a TPM!

A dieta para ameninar os efeitos da TPM acaba “caindo” em uma alimentação rica em fibras, que é totalmente importante para o bom funcionamento do intestino. É importante ressaltar que o intestino é responsável, em grande parte, por eliminar algumas toxinas do corpo, inclusive aquelas que agravam a TPM. Tenha uma alimentação saudável! Faz bem para amenizar a TPM, faz bem para o corpo e para a mente! Coma saudável!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)