Vida saudável requer planejamento e organização. Valores importantes são passados e aprendidos ao envolver toda a família em um projeto de vida saudável.

Ser saudável envolve muitos aspectos: alimentação, exercícios físicos, dormir bem, bem-estar emocional, qualidade de tempo compartilhado com pessoas queridas e, assim por diante. Trata-se de vida saudável sem “neuras”.

Normalmente, quando crianças crescem em um ambiente em que toda a família possui um estilo de vida saudável, eles carregam esses hábitos para toda a vida. Doenças são evitadas, aprende-se a valorizar a qualidade de vida, tornam-se adultos mais disciplinados.

É natural que, cada vez mais, as pessoas se preocupem com a saúde e todos estejam envolvidos em prol desse estilo de vida.

Hábitos saudáveis para família

Modelo de estilo saudável nos pais

A melhor maneira dos filhos aprenderem é com o exemplo. As crianças começam imitando os pais em diversas atitudes, comportamentos. E, melhor que incentivar, é fazer parte. Alimentação saudável + manter-se ativo (exercícios, brincadeiras) + dormir o suficiente são os principais elementos da família saudável. Ninguém é perfeito e acerto o tempo todo, mas se esforçar para ser saudável envia uma mensagem que isso é importante para a boa saúde.

Planejamento e organização

Ninguém é perfeito, ter tempo é para tudo é difícil. O planejamento e a organização são fundamentais para a gestão do tempo, que tem tudo a ver com vida saudável. Planejar o cardápio da semana, horário de atividade física (junto ou separados), trabalho, horários regulares para comer, dormir, o supermercado. Inclusive, sempre faça listas de alimentos saudáveis! Há muitas ferramentas que podem ajudar na gestão do tempo de forma geral: Google Calendar, Toodledo, Evernote são algumas ferramentas que podem ajudar na organização da agenda, tarefas e tudo mais. Isso possibilitará mais qualidade de vida, mais tempo com a família e rotina saudável.

Pratos coloridos!

Alimentação equilibrada em todas as refeições é um dos segredos da vida saudável. Quando o prato é bem colorido, geralmente possui todos os nutrientes que todos precisam. Aproveite as frutas, legumes e verduras da estação! Opte por lanches saudáveis. Evite refrigerante. Mantenha o “junk food” apenas ocasionalmente, em comemorações. Se tem dúvidas sobre a orientação alimentar da família, procure um nutricionista que formulará um bom plano alimentar para todos! Com o passar do tempo, as escolhas saudáveis tornam-se automatizadas e fáceis. Tente o máximo possível fazer as refeições em casa.

Comam juntos (sempre que possível)

Comer junto é um ritual importante para a família. Quando as famílias se reúnem para comer, são criados  momentos, conexões, valorização da família e, até mesmo, do simples ato de comer. Desligue a televisão, computador, aparelhos telefônicos e curta a família. Fazer refeições juntos é um ato de amor, de qualidade de vida e de vida saudável. E, esses momentos tornam-se lindas recordações para todos.

Cozinhar juntos também é excelente! E, as crianças adoram comer aquilo que elas ajudaram a cozinhar. É divertido! E, dá para ensinar muitas noções de vida saudável de forma divertida!

Pais no controle das escolhas alimentares!

Qual o discernimento que as crianças possuem para fazer a escolha do que comer? As decisões do que comer devem ser feitas pelos pais. Certifique-se que a maioria dos alimentos na sua casa seja saudável. É expor os filhos à vida saudável desde pequeno. Isso pode ser um pouco difícil, mas é possível.

Dicas para a criança comer saudável|Imagem: sheknows.com|

Mantenham-se ativos!

É fácil hoje em dia se manter na frente de uma televisão, do computador, do smartphone e deixar que os filhos reproduzam essa atitude. É importante que todos controlem o tempo nesses dispositivos. Limite é importante para toda a família. Criem tempo para que todos possam brincar. Nos fins de semana, façam atividades ao ar livre. Caminhadas, andar de bicicleta, soltar pipa, nadar, passeio no parque, ou simplesmente brincar de esconde-esconde. Cada pessoa é única! Por isso, incentive o seu filho a realizar atividades físicas que amam. E, todos da família precisam se exercitar, mesmo que não sejam juntos durante a semana. É diversão em família!

Boa noite de sono!

Tenha horários regulares para dormir! E, vale até fazer leituras juntos em família para vir aquele soninho. O sono é extremamente importante para a vida saudável, especialmente para aqueles que possuem tendência de estar acima do peso, ou obesidade. Dormir pouco engorda! É disciplina nos horários! É claro que vez ou outra haverá uma exceção, mas a rotina para dormir não pode ser uma bagunça.

Não gratifique com comida!

Algo psicologicamente é ruim é oferecer comida em troca de algo que a criança fez. Muitos pais agem assim em troca do filho almoçar/jantar. Ou, então, em troca de um bom comportamento. Ou, até mesmo de tirar uma nota boa. E, quase sempre são comidas péssimas para a saúde, como doces, bolos, chocolate. Pense em outras estratégias.

Incentive! Não aterrorize!

Nada de ameaças e xingos. Essa é a maneira errada de ensinar e pode causar danos psicológicos nos filhos. Vida saudável precisa ganhar uma proporção natural na vida. E

Sem neuras!

É possível ter uma vida saudável sem excesso de rigidez e estresse. De vez em quando, pode abrir exceção para uma “guloseima”.

Possui alguma dica especial para filhos? Para a família? Compartilhe nos comentários do MULHER DIGITAL!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)