Comportamento

O excesso de timidez pode prejudicar a vida de uma pessoa. Timidez, em alguma medida, representa dificuldade em se comunicar, se expressar. Os médicos dizem que a timidez também envolve três aspectos “excesso de auto-consciência, excessiva auto-avaliação negativa e excessiva preocupação negativa de si mesmo” via Psych Central. [Psych Central – Tudo sobre a timidez]

A timidez pode fazer com que as pessoas percam oportunidades valiosas na vida: de amigos, trabalho, dentre outras. A pessoa  também pode ser tachada como anti-social, desligada e, ás vezes, até grosseira. Ninguém precisa sair escancarando por aí! Porém, é preciso aprender a lidar e superar a timidez.

Em geral, as pessoas muito tímidas são pessoas que não se sentem totalmente bem consigo mesmas, são inseguras e possuem medo de não agradar os outros. Tem receio de passar por situações vergonhosas. Por isso, aprenda a ser confortável com a pessoa que você é! Trabalhe a sua auto-estima. Toda pessoa possui pontos negativos e positivos. É preciso aprender a lidar com isso. Aceitar-se mais e melhorar aquilo que não considera bom. Excesso de timidez, com certeza, não é um ponto positivo. Trabalhe esse aspecto em você. Seus comportamentos não devem se resumir em sua timidez. Por isso, ação! Mexa-se! Trabalhe-se!

Mudar qualquer comportamento não é fácil. É um longo processo. Porém, as pessoas não devem utilizar isso como desculpa ou justificativa para se acomodar. Realmente nada vai mudar se o tímido não trabalhar isso. A pessoa precisa  realmente querer deixar de ser tímida. Comece com passos pequenos. Tente ser mais social, se colocar mais quando seus amigos estão conversando expondo sua opinião sem medo de não agradar, puxe papo com a pessoa que está com você na fila do banco, converse  frequentemente com as pessoas da sua casa sobre qualquer assunto. Interaja mais com as pessoas! Não substime seu poder de comunicação! Você pode! Importe-se menos com o que as pessoas possam pensar sobre você. Pare de achar que qualquer coisa que vem do outro sobre você é sempre algo negativo. Acredite em você, valorize-se, se ame. Se você não fizer isso por você, ninguém fará.

Vença a timidez e abra seus olhos para um novo mundo! Não seja tímido(a)!


Imagem:

iStockPhoto

15 comentários para “Supere a Timidez”

  1. Raíssa

    Adorei a matéria :)
    Sou muito tímida, mas sempre que possível tento superar algumas ”barreiras”…
    O texto foi muito motivador, foi excelente!

    Responder
  2. Mateus

    Eu também sou muito timido nossa sou tão timido que chego a ser ate ridiculo, no computador eu consigo falar com as meninas, mas quando tem uma mina na minha frente eu congelo e não falo cada com nada e tem vezes que até trato mal a garota só pra dá o fora… Ridiculo né?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Mateus,

      Que bom que pelo menos você conseguiu visualizar que não é uma atitude legal tratar outras pessoas mal pelo fato de você ser tímido. Isso já é importante. Tente lidar melhor com isso, já que você viu que não pode ser rude com as meninas porque é tímido e tente superar sua timidez aos poucos. Com o tempo, esforço e força de vontade, você vai conseguir ser uma pessoa menos tímida e lidar melhor com isso tudo! Mas é preciso querer!

      Obrigada por sua participação!

      Beijoconas,

      Mulher Digital.

      Responder
  3. Moacir

    Quando eu converso com as pessoas não fico timido, quando eu vou a procura de uma garota pra namorar eu fico todo timido, porque isso?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      QUERIDO MOACIR,

      Só você pode responder a essa pergunta. Você precisa se autoconhecer e tentar se avaliar um pouco mais. O que você sente quando vai procurar uma garota? Do que tem medo? Medo de ser rejeitado? De não ser aceito? De levar fora? O que pensa quando vai investir em uma garota?

      Se for medo de não ser aceito, rejeitado, lembre-se que isso pode ocorrer com qualquer um. Você precisa encarar isso como algo que pode acontecer e normal. Outra coisa que pode lhe ajudar é tentar achar maneiras de desenvolver um melhor diálogo e ficar menos tenso quando estiver com uma garota. Vá com calma, se conheça mais e tente superar seus medos, sua timidez aos poucos.

      Cordialmente,

      Mulher Digital.

      Responder
  4. Paulo

    Estou com lágrimas nos olhos.Tudo se encaixa em mim.Sou muito timido.Quero uma namorada.Preciso acreditar mais em mim!

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Querido Paulo,

      Você precisa mesmo acreditar mais em você e seguir em frente. Superar a timidez exige uma mudança de postura que pode demorar. Você só não pode desistir e precisa acreditar!

      Espero que consiga superar a sua timidez!

      Beijoconas.

      Mulher Digital.

      Responder
  5. Camila

    Anos atrás eu era um poço de timidez, totalmente anti-social, mas felismente tomei coragem de trabalhar esse ponto fraco. Hoje me sinto bem melhor na convivência com as pessoas, agora só o que me deixa um pouco nervosa é falar em publico…mas vou superar.

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      QUERIDA CAMILA,

      Adorei o seu relato! A palavra é essa: superar. É Preciso superar os obstáculos e enfrentá-los, como você diz. Parabéns!

      Beijoconas.

      Mulher Digital.

      Responder
  6. Antonio

    Nossa eu sou mais timido ainda que isso, não sei que acontece comigo, quando eu gosto de alguma menina eu fico com a maior vergonha de falar com ela, mais via Mensagem de celular eu falo tudo, mais quando é olho no olho eu travo, eu devo ter complexo de inferioridade tmb e juntando com a timidez vira uma doença dificil de curar, espero me liberta disso um dia!

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Querido Antonio,

      Você realmente precisa superar a sua timidez. Isso é possível com força de vontade e com o tempo. Não basta querer que um dia isso acabe, é preciso se esforçar para vencer os obstáculos da timidez. Você demonstra ser uma pessoa comunicativa – mesmo por mensagem. Tente fazer isso face a face com a pessoa que você se relaciona. Converse sobre coisas banais da vida, coisas que vocês gostam, bandas e livros que curtem. Esse é um bom começo para conseguir falar mais e superar a sua timidez.

      Abraços,

      Cordialmente,

      Mulher Digital.

      Responder
  7. Daniel

    Pow sou muito timido antes até quando eu mudei de colegio fiquei 3 dias sem entrar na sala com vergonha dos novos colegas pow até mesmo pra arrumar namorada sou um pouco fraco, mais essa materia sua ai mim alertou e vou lutar pra superar isso vlw beijos.

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Daniel,

      Realmente, é preciso melhorar tudo aquilo que nos prejudica. Pelo seu relato, a sua timidez lhe prejudica. É Preciso ultrapassar os nossos medos e os obstáculos. É Preciso mudar em prol de nós mesmos. As mudanças não são fáceis, mas, pouco a pouco, podemos conseguir ser pessoas melhores para nós mesmos. Estou torcendo por você!

      Beijoconas.

      Mulher Digital.

      Responder
  8. Matheus

    Eu sou timido e tenho tantos pensamentos negativos a meu respeito que as vezes quando uma menina quer ficar comigo eu fico pensando, porque ela quer ficar comigo se existem tantos outros caras melhores que eu e isso faz com que eu não tenha muitos relacionamentos amorosos, como resollver isso?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Matheus, querido,

      Você precisa se valorizar! Se uma menina escolheu estar com você é por que você é uma pessoa interessante para ela. Não fique pensando demais sobre a razão que a garota lhe escolheu. Preferia que fosse esquecido?

      Não fique preocupado com o mundo lá fora! Viva o momento e tenha a certeza que você é uma pessoa com ótimas qualidades, como todos. O primeiro passo para trabalhar a sua timidez é confiar mais em você. Pergunte-se por que você se sente inseguro. Qual obstáculo vê para se sentir dessa forma diante do mundo? Conheça você melhor para aprender a valorizar aquilo que você tem de melhor diante do mundo. Você precisa querer mudar e não se sentir assim mais. Não se esconda do mundo! Você precisa superar essa timidez.

      Espero tê-lo ajudado!

      Beijoconas.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)