A forma como você se projeta para o mundo é uma das maneiras mais importantes de comunicar seu profissionalismo e garantir o sucesso. E, no entanto, é terrivelmente fácil errar. Alguma vez você já teve um cliente regular, de repente, parar de se comunicar e se perguntou por quê? Ou pensou que você tinha um projeto garantido, apenas para perder para um rival no último minuto? Se assim for, você pode precisar dar uma olhada longa e dura em sua imagem profissional.

O que é imagem pessoal e profissional?

Então, o que significa ter uma boa imagem profissional? É tudo sobre a maneira como você se veste? Na realidade, é muito mais que isso. Abaixo, veremos algumas das boas práticas básicas que você precisa incorporar ao seu trabalho e à sua vida para garantir que os possíveis empregadores sejam atraídos, em vez de desligados pela maneira como você se apresenta.

A imagem pessoal no trabalho passa pelas mídias sociais

O que você escreve na mídia social é uma janela para sua vida. Ele fala muito sobre o que você pensa sobre o mundo, o que você faz com o seu dia, o tipo de pessoa que você admira e as questões que o entusiasmam.

As pessoas muitas vezes não percebem que alguns sites de mídia social fornecem muitas informações inesperadas para as pessoas, mesmo que seu perfil esteja definido como privado. Por exemplo, as postagens que você “gostou” podem aparecer em outras linhas do tempo. O público-alvo depende das configurações de privacidade da postagem original, não da sua. Cuidado com as postagens públicas

O mesmo se aplica aos comentários em artigos de jornais, blogs e revistas. Se alguém pesquisar no Google seu nome, um comentário com seu nome real pode aparecer.

Uma maneira de lidar com isso é tomar o caminho extremo de nunca permitir que um cliente ou cliente em potencial tenha acesso às suas contas pessoais de mídia social, e sempre usando um nome falso para comentários públicos. A opção mais fácil é usar as mídias sociais a seu favor: torne suas postagens positivas, combine o que você diz com a imagem que deseja projetar. Seja genuíno, mas seja prudente.

Se isso soa como uma dor, você pode considerar ter um perfil de trabalho separado e higienizado. No entanto, seus posts pessoais podem acabar sendo lidos pelos clientes, independentemente, através dos mecanismos acima. Tome sempre muito cuidado.

Uma imagem boa por ser obtida mantendo sua vida pessoal privada

Se você ficou horrivelmente bêbado no fim de semana e desmaiou em um parque, pode pensar que é uma história engraçada compartilhar nas redes sociais ou com seu cliente no dia seguinte. No entanto, se você está tentando construir uma reputação de confiabilidade e profissionalismo, é melhor manter esse tipo de detalhe pessoal para você.

Na verdade, pode valer a pena cortar os exageros. Você também precisa pensar muito sobre qualquer interação pessoal e não lembrar os clientes sobre o dia que você teve, sua saúde ou seu namorado/namorada.

No entanto, é verdade que muitos clientes gostam de um pouco de interação pessoal e se relacionam melhor com você por saber que você ama cães, o time de futebol local, o chocolate ou qualquer outra coisa. A chave é manter as coisas positivas, seguir as pistas do seu cliente e evitar qualquer controvérsia.

Imagem profissional

Trabalhe sua imagem profissional para causar uma boa impressão e melhorar seu renome para sua carreira. (Foto: SoPosted.com)

Crie as associações certas para sua postura profissional

É importante se associar a pessoas, atividades e organizações que ajudam a promover a imagem profissional que você deseja projetar. Se você se especializar, associe-se às principais associações ou fóruns relevantes. Faça conexões com líderes reconhecidos em sua área nas Redes Sociais.

Não é preciso dizer que, se você for ver um cliente (seja pessoalmente ou online, você deve se vestir para impressionar. Seu cabelo, roupas e cuidados gerais todos enviam mensagens sobre quem você é, e precisam trabalhar com a essência da imagem que você está tentando projetar.

Isso não significa usar um terno em todos os momentos e se tornar uma executiva padrão. Conheça sua audiência e o que eles esperam. Entenda o nível de formalidade (ou informalidade) que atrairá seus clientes em potencial e adapte seu estilo pessoal.

Seja positiva em sua imagem profissional

Você encontra constantemente as falhas em qualquer argumento, as falhas em qualquer processo ou as razões pelas quais os planos de alguém estão fadados ao fracasso? Embora seja ótimo poder ver os problemas antes que eles apareçam, ser implacavelmente negativo não agrada aos clientes (ou a qualquer outra pessoa, para ser honesto).

Tenha uma atitude positiva em relação ao seu trabalho e você verá que sua imagem profissional se beneficia. A crítica construtiva é uma arte que vale a pena praticar. Em vez de declarar “isso não vai funcionar”, tente apresentar soluções.

Se você puder fazer isso sem parecer arrogante, isso realmente ajudará. Por exemplo, você poderia dizer algo como “Essa é uma ótima ideia, e acho que podemos fazer isso funcionar fazendo X”. Usar uma palavra positiva como “e” em vez de “mas” reforça a mensagem que você deseja ajudar e que você não está rejeitando uma ideia de animal de estimação.

Trabalhe sendo respeitosa

Há algo pior que falta de respeito? Se isso é evidenciado por seu atraso, grosseria, tédio, falta de comunicação ou apenas falta de atenção aos detalhes, o desrespeito de qualquer tipo diz a clientes em potencial que você não está realmente interessada neles ou que você não está interessada no seu emprego.

A moral é tratar todos com respeito, independentemente de você estar trabalhando com eles atualmente ou não. A imagem que você cria se baseia em como você trata as pessoas, portanto, trate-as bem. As palavras de respeito vão circular por aí.

Em essência, suas habilidades gerais em pessoas precisam ser aprimoradas se você quiser aprimorar sua imagem profissional e ser uma profissional de sucesso. Você tem que ter boas maneiras, ter uma compreensão de etiqueta social e ter um pouco de charme.

Cumpra suas promessas

Se você prometer fazer algo para um determinado mandato e um prazo definido, faça-o. A menos que haja uma grande catástrofe, um compromisso é um compromisso (e, mesmo assim, você deve garantir que seu cliente seja o primeiro a saber se as coisas derem errado).

Nunca forneça menos do que você diz. Aja com integridade e certifique-se de dizer que você pode fazer algo, que você é capaz de entregá-lo. Infelizmente, é comum dizer que você tem mais experiência do que você realmente tem, ou que você é especialista em algo que você apenas observou – mas, se suas mentiras forem expostas, elas quebrarão essa imagem profissional cuidadosamente construída. Não faça isso.

Melhorar a sua imagem profissional é uma questão de garantir que você presta atenção a alguns detalhes importantes. As mensagens importantes incluem:

Tenha muito cuidado com o que você publica ou “curte” nas mídias sociais, porque isso pode voltar aos clientes de maneira indireta.

Mantenha seus desastres pessoais para si mesma.

Associe-se a pessoas e organizações que correspondam à imagem que você deseja projetar.

Encontre maneiras de ser positiva, mesmo que você tenha que discordar sobre algo.

Sempre trate as pessoas com respeito, sejam elas clientes ou não.

Cumpra sempre o que promete.

O que mais você diria que é importante para se apresentar como profissional? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)