O Site Mulher Digital fez uma breve pesquisa com vários brechós, fingindo ser clientes em potencial, para saber como alguns sites tratam os seus clientes. Inclusive solicitamos informações para saber sobre o período que conseguem responder, se esclarecem corretamente as dúvidas, entre outras coisas. Qualquer site que pratica qualquer tipo de comércio virtual (inclusive o brechó virtual) precisa estar antenado e se adequar às necessidades da venda.

Segue algumas dicas para todos os “brecholeiros” de plantão para facilitar a vida dos clientes e, ao mesmo tempo, otimizar a própria venda. Brechós foram classificados entre os melhores dentro de cada item. Foi pesquisado cerca de 50 sites de brechó virtual.

—–
– A aparência do site precisa ser “clean”. Em geral, os temas mais claros são melhores. Blog/Site com cor preta, rosa forte, entre outras cores, torna a visualização mais difícil. O Café Brechó é um excelente exemplo de uma ótima escolha de aparência.

– Responder todas as dúvidas dos clientes (seja por comentário ou e-mail) com o prazo limite de 7 dias. Alguns brechós demoraram mais de 10 dias para responder nossas dúvidas e outros nem responderam. Na internet as coisas acontecem muito rápidas e os brechós precisam acompanhar isso. O Bazar da Grazi ganhou nesse quesito.

– Precisa ter informações completas sobre o produto à venda.
O site precisa oferecer o máximo de informações possíveis: preço, tamanho, medidas, entre outros. Alguns brechós não possuem nem sequer preço. Um absurdo. O C’est Vintage é perfeito e oferece o máximo de informações.

– Precisa ter várias fotos do produto, de vários ângulos. Se possível vestida em um manequim ou pessoa para se ter idéia como a roupa fica. Vale vestir, pedir amigos pra vestir e tirar a foto. Nesse quesito o Bazar das Peruas e o Favela Fashion ganharam. As fotos são completíssimas.

– As fotos precisam ser de boa qualidade. Há inúmeros brechós com fotos de produtos que estão pouco nítidas (embasadas) ou não dá nem pra visualizar o modelo da roupa. No Bazar dos Achados e no Favela Fashion as fotos estão maravilhosas!

– Os produtos precisam ser atualizados constantemente. Trinta dias é o prazo máximo para que qualquer brechó apareça com um produto novo. Nesse caso, os “brecholeiros” precisam usar a criatividade e seu poder de negociação. O Brechó Bonequinha de Luxo sempre está colocando algo novo!

– O Brechó deve ser voltado apenas para a venda. Há brechós que misturam relatos da vida pessoal, contos e tudo mais com o comércio virtual. Ou é um site de comércio virtual ou diário. Se a pessoa quer manifestar outras coisas, crie outro site. O “brecholeiro” pode até postar avisos que está sumido, sobre matérias do brechó que saiu na mídia. O Brechó Amora Carioca é um bom exemplo de profissionalismo.

– Criar categorias com grupos dos produtos à venda. Quase nenhum brechó tem essas categorias. Um absurdo. Postar os produtos por categoria é importante porque ás vezes o cliente está procurando um produto específico e não tem que perder tempo procurando em todo o site. Classificar por exemplo: vestidos, acessórios, liquidação, entre outros. O Café Brechó, o República Brechó e o Bonequinha de Luxo, as categorias estão bem organizadas.

– Não ser caloteiro e ser profissional. O Brechó da Momô fez uma coisa super legal! Listou a lista de alguns brecholeiros caloteiros. Esse brechó é super bem conceituado entre os brechós na rede. Dê uma olhadinha por lá antes de comprar. Essas informações são super importantes.  Veja aqui essa lista.

6 comentários para “Brechó Virtual – Parte II”

  1. Deise Matos

    Realmente prezo por um layout clean… E sempre procuro seguir os outros quesitos. O único que não sigo é de misturar com outros assuntos. Gosto de trazer news e dicas, e percebo que isso dá um diferencial no meu blog (pelo que recebo de comentários de outras pessoas). Mas procuro não abarrotar o blog com isso. E não encher de assuntos pessoais.

    Responder
  2. Mulherdigital

    Querida Deise,

    Nossa avaliação levou em conta opiniões de webmasters e “blogueiros” conceituados, além de clientes de brechós.

    Realmente seu layout é ótimo, mas as letras em verde, com certeza afeta um pouco a visualização. Dica: passe as letras para preto. Ficaria um pouco melhor.

    NO RESTANTE, SEU SITE É EXCELENTE!

    Quanto ao fato do brechó ser voltado apenas para a venda, levamos em conta a noção de “comércio virtual” como profissional, sem misturar as coisas.

    Não é só pelo profissional, mas porque atrapalha a visualização dos clientes que querem observar todos os produtos. Passam várias páginas… Tem uma página, inclusive que possui mais dicas que produtos. Nada contra! Cada um faz da maneira que acha melhor. Só que aqui nesse artigo criamos dicas para otimizar de forma total.

    Defendemos que o brechó deve ser voltado para o comércio e há a possibilidade da pessoa ter dois sites, você pode colocar o link do seu outro site de dicas de moda e afins.

    Tudo bem que alguns sites as vendas acontecem de forma bastante pessoal, mas também não achamos certo que divulgue conversas de e-mails trocados com consumidores. Você pode pedí-los para deixar um comentário em algum post ou criar um recadinho sobre a compra pedindo a eles para mandar o recado, sem colcar conversas do e-mail e afins.

    Nós analisamos cada site de brechó por categoria e não por todas as categorias. E em cada categoria, achamos que outros atendem, de certa maneira, os item de forma melhor. Não que o seu não atenda.

    De toda forma, gostamos muito do seu site! E o visual clean realmente é ótimo, além das fotos…

    Obrigada por sua participação!

    Entre no Mulher Digital e escancare para o mundo!
    Porque atitude é preciso até virtual!

    Responder
  3. Claudia Speroto

    Achei a metéria bem interessante. Sempre me proponho a responder todas as duvidas e esclarecer tudo e nunca deixo de responder um email se quer, e quase sempre no mesmo dia! Também não gosto de poluir o blog… Essa moda de “selinhos” acabam comigo. Enfim, será que me visitaram quando fizeram esta pesquisa? Risos…

    Bjinhus, Clau

    Responder
  4. Anna

    Puxa, muito obrigado pelos elogias! Estou toda boba aqui! Tiro váaarias fotos, fico sempre preocupada com o que o cliente consiga ver o produto e em caso de dúvidas envio até outras fotos quando me solicitam. Muito bacana essa pesquisa de vocês. Gosto muito de criticas construtivas, pois se é possível melhorar, porque não? Podem mandar sugestões e dicas, ok?
    Um grande beijo!
    Anna

    Responder
  5. Renata - Brechó Amora Carioca

    AH, muito obrigada pelo elogio! Estou adorando a matéria sobre Brechó!

    Beijocas ;*

    Responder
  6. Miss N

    Adorei!

    Muito obrigada por visitar o Bonequinha de Luxo! Achei muito coerente a sua avaliação e as dicas são muito valiosas!

    Obrigada!

    Beijos

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)