As vitrines estão na tela do computador!

As atividades no comércio eletrônico (e-commerce) estão aumentando, cada vez mais.

Uma das grandes vantagens é fazer compras sem precisar sair de casa. Outra vantagem é economizar tempo.

Sabia que muitos produtos podem sair mais baratos que comprar na loja física?

Comprar pela web pode oferecer riscos.

Muitas vezes, o próprio consumidor é desleixado. Qualquer compra exige o mínimo de cautela.

O site MULHER DIGITAL traz 10 dicas para comprar pela internet! Acompanhe!

Comprar em lojas virtuais

1. Lojas e marcas confiáveis. Opte por comprar por lojas e marcas que já possuem nome no mercado e confiança social. Há sempre aquelas que são reconhecidas pela qualidade dos serviços prestados.

2. Protocolos de segurança. Verifique se o site é seguro para comprar. Quando o site é seguro há alguns símbolos que é possível observar. Verifique no topo da tela, no local que fica o endereço eletrônico da loja se tem o s depois do https. Deve ficar assim ó: https:// (s destacado). Ou, então, terá o símbolo de um cadeado fechado na barra de navegação. Esses são os símbolos mais comuns. Tudo isso tem a ver com a tecnologia SSL (Secure Sockets Layer) que significa que as informações que estão sendo transmitidas estão codificadas, demonstrando que o usuário está em um área segura do site de compras.

3. Computador livre de vírus. Tenha algum sistema antivírus e faça uma varredura constante no computador. Todos sabem que há vírus que podem “roubar” a senha do usuário ou provocar outros danos de segurança.

4. Use o cartão de crédito com segurança. Só o use em sites com confiança social e que são amplamente conhecidos. Nada de usar cartão em sites que nunca ouviu falar na vida e/ou internacionais. Caso queira comprar assim mesmo, opte por outras formas de pagamento.

5. Pagamento seguro. Que tal usar uma empresa como intermediária dos pagamentos? PayPal é a principal referência mundial nesse tipo de transação. O usuário paga com o PayPal, ela desconta no seu cartão o valor de sua compra e a loja virtual não tem acesso ao seu número de cartão. Essa é uma excelente alternativa, especialmente para compras em sites internacionais e pouco conhecidos. Desconfie se a loja não oferecer essa opção de pagamento!

6. Calcule. Não olhe apenas o preço do produto. Geralmente, há cobrança de frete em lojas virtuais. Faça as contas e compare. Considere o valor do seu deslocamento até a loja física. Muitas vezes, mesmo com o pagamento do frete, pode valer a pena.

7. Use somente o seu computador. Nada de usar computador de terceiros.

8. Senha segura. Crie uma senha forte, ou seja, que mistura letras e números. Não use nenhuma data familiar (aniversário, namoro, casamento, afins). Não use palavras que possam ser encontradas no dicionário. Isso vale para qualquer coisa na vida que você tenha que criar senha.

9. Preciso? Não aja por impulso! Pergunte-se se realmente precisa do produto e se é compatível com o seu orçamento.

10. Problemas com a compra? Caso tenha qualquer tipo de problema, tente entrar em contato com a loja virtual pelos contatos oferecidos e pelas redes sociais (facebook, twitter). Se mesmo assim não resolver, procure um órgão de defesa do consumidor.

Quero agora que você participe! Você possui alguma dica ou recomendação para realizar comprar pela web? Compartilhe nos comentários!

 

Imagens:
Wikimedia Commons

Um comentário para “10 dicas para comprar pela internet”

  1. Lucy

    Excelente o artigo.
    Eu mesma já fui vítima de empresas não confiáveis em minhas compras. Sugiro também que as pessoas façam uma pesquisa na internet sobre as empresas antes de comprar. Tem alguns sites que até oferecem informações sobre a idoneidade das empresas.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)