O mundo está cada vez mais dinâmico em todos universos, inclusive nas empresas, onde as mudanças ocorrem de maneira muito rápida, mesmo porque, a empresa que não se adapta às demandas do mercado, está fora mais cedo ou mais tarde. O profissional, mesmo o estagiário precisa ter flexibilidade para os novos arranjos existentes, procurando se adequar a cada momento, entender essas mudanças, as novas prioridades e estar apto sempre a aprender o que não sabe e não ter receio em saber mais sobre aquilo que é novo para seu universo profissional.

Estagiários: como agir na empresa?

Não há espaço para estagiários acomodados e “morcegos”, ou seja, aqueles que pensam que estágio é para ganhar apenas a bolsa (dinheiro) e para passar o tempo livre. Nenhuma empresa quer pagar um estagiário em troca de nada. O profissional só merece receber se produz algo pela empresa. É assim que as coisas funcionam na vida! Não há espaço para relaxar! O estagiário precisa entender a posição que ocupa, procurando evoluir e se aprimorar, esclarecer problemáticas e incertezas, além de ter cada vez mais iniciativas no trabalho.

Como estagiário deve agir

Em uma empresa, um estagiário que tenha atitude pode estar garantindo sua contratação futura assim que se formar. (Foto: divulgação)

Não leve o estágio com a barriga

Nesse sentido, esqueça aquela postura de ir levando o estágio com a barriga, sempre adiando tarefas e perdendo tempo com coisas inúteis, como, por exemplo, com bate papo que não tem nada a ver com assuntos profissionais com os colegas (Estágio não é como encontro no parque, no bar ou um piquenique!), internet (orkut, e-mail e afins), fofocas. Aja como um profissional e centre-se nas tarefas que lhe são destinadas, procurando encarar as responsabilidades, esforçar e priorizar o trabalho na empresa. O estagiário precisa pensar que está na empresa para produzir para essa empresa e não para ficar lá esperando o tempo passar. E, mesmo produzindo, o estagiário pode estar sempre aprendendo algo, aprimorando e ganhando experiência. É uma troca. O estágio é bem mais sério que muitos pensam.

Estagiário e trabalho em equipe

Outro ponto que tem sido exaustivamente citado em vários estudos de administração e recursos humanos é que o estagiário precisa aprender a trabalhar em equipe. Se não aprendeu ainda, aproveite o próprio período de estágio para derrubar obstáculos, conviver melhor e trabalhar em grupo. Trabalhar dessa forma é bem mais divertido. Além disso, dividir problemas e soluções com outros integrantes da equipe de trabalho faz qualquer um aprender muito mais. Dividir experiências é muito importante, tanto do ponto de vista profissional, quanto pessoal, já que isso facilita o seu próprio desenvolvimento. Lembre-se novamente a posição que está ocupando, ou seja, o estagiário é um profissional que está começando e que há outros profissionais que já estão no mercado há mais tempo, possuem mais experiência e, provavelmente, possuem muita “bagagem” cultural para ser compartilhada.

Estagiário e aprendizado na empresa

Também, aproveite o trabalho em equipe para esclarecer dúvidas e problemas com relação ao trabalho, tanto de sua área de atuação quanto de outras, pois o que constitui o universo da empresa é um conjunto e não apenas o seu trabalho (seu próprio umbigo!). Isso faz com que o estagiário compreenda melhor as tarefas e as demandas da empresa.

Não seja um estagiário arrogante!

Seja humilde e educado com todos, desde o auxiliar de serviços gerais até o diretor da empresa. Trabalhar em qualquer empresa exige estar apto a ter um bom diálogo com todos, de diferentes universos. Trate todos sempre bem! Isso contribui para a formação de sua imagem profissional e de lhe dar novas experiências, além de você se sentir muito melhor consigo e com os outros, pois pessoas arrogantes e que não sabem ouvir quase sempre são odiadas ou evitadas. Isso é sempre ruim! Aprenda a dar sugestões (ou seja, aprenda a dialogar sem parecer arrogante!), não seja uma pessoa “grossa” e esteja apto a ouvir novos conselhos/sugestões, críticas e questionamentos. É assim que se cresce profissionalmente!

Características profissionais do estagiário

O estagiário precisa buscar possuir essas características profissionais. É isso que contribuirá gradativamente para que ele se projete em sua profissão e tenha reconhecimento na empresa e no mercado. O profissional precisa agregar essas “virtudes” em sua vida, aprendendo a verdadeira dimensão do ser estagiário e o significado de profissionalismo. Profissionalismo é importante em todas etapas profissionais, mesmo no início como estagiário. Só assim é possível se tornar um grande profissional em todos os aspectos, incluindo boa remuneração.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)