Estágio não está fácil! Todos já devem ter ouvido muitas histórias por aí de alunos de graduação que se formam e sem fazer nenhum estágio. O aluno que se forma sem fazer estágio possui uma péssima imagem do ponto de vista profissional. Ou então, aquele aluno que consegue um estágio, mas o exerce em um período muito pequeno, fazendo com que esse período não seja considerado tão significativo com relação a sua vida profissional. E, ainda, tem aqueles profissionais que possuem um estágio, mas acham que estágio é “cabide de trabalho” para passar o tempo livre.

O que é um estágio?

O que muitos alunos e profissionais precisam compreender são os verdadeiros significados e dimensões que envolvem o estágio. Estágio consiste em um período de prática em que o aluno irá adquirir experiência, competência e capacidade em sua profissão, além de possuir um efeito de aprendizado e/ou aprimoramento. Ou seja, o estágio é uma extensão da formação profissional do aluno, sendo aquilo que vai torná-lo de fato profissional em alguma coisa, além de garantir experiência profissional.

Lidando com o estágio

O estágio é uma etapa importante na vida profissional, além de essencial para a formação do profissional. (Foto: OYO Rooms)

Importância de um estágio

Nesse sentido, o aluno que vai a busca de um estágio, ou que já faz um, precisa entender esse papel que o estágio possui em sua vida e procurar realizá-lo da forma mais responsável possível, afastando daquele caráter de profissional incompetente, “morcego”, “malandro”, irresponsável e sem profissionalismo. Além disso, muitos estágios são empregos em potencial, já que depois que o aluno se forma pode se tornar um empregado da empresa em que estagiava.

Como todos sabem, hoje em dia, emprego para o formado de qualquer área não está fácil! Por isso, é preciso tentar garantir o seu espaço no mercado! O profissional que leva o estágio a sério, aprende muito mais, pode possuir maiores chances e garantias profissionais nesse mercado, se torna um profissional com mais experiência, mais capaz e mais competente. Portanto, valorize seu estágio e mexa-se! Postura profissional é necessária desde cedo! Profissionalismo sempre e em todos os momentos da vida, inclusive no princípio de tudo: durante o estágio!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)