Para muitas pessoas a entrevista de emprego é um bicho de sete cabeças! Ficam nervosos, ansiosos e acabam se perdendo. Sejam homens ou mulheres, não compreendem ou não sabem das necessidades exigidas durante as entrevistas. Para ajudar, segue 11 dicas imprescindíveis em qualquer entrevista de emprego (de qualquer nível):

1. Realize uma breve pesquisa sobre a empresa que vai fazer entrevista. Como você quer entrar em uma empresa sem nem sequer saber sobre seus projetos, sua linha de atuação no mercado, metas? A pesquisa pode ser feita na internet mesmo no próprio site da empresa ou matérias de jornal.

2. Nunca chegue atrasado para a entrevista. Não existem desculpas que justifique chegar atrasado! Você passa a seguinte imagem: se chega atrasado à entrevista, que dirá ao trabalho! Você conhece o trânsito da sua cidade e sabe como funciona. Portanto, saia bem mais cedo de casa e evite ser eliminado logo de car.

3. Tenha definido em sua cabeça as suas habilidades. Em muitas entrevistas, quando o entrevistador toca sobre esse assunto, muitos se perdem, ficam inseguros, não sabem falar sobre si e sobre as outras experiências profissionais. Isso passa a mensagem que o entrevistado não sabe executar adequadamente aquilo que se refere a sua capacidade profissional.

4. Revise e tenha seu currículo em mente. O currículo não pode estar desatualizado. Saber sobre seu currículo contribui para sair de perguntas embaraçosas durante a entrevista e responder de forma mais direta seu entrevistador.

5. Não fale mal de outras empresas onde trabalhou. Isso é total falta de ética e profissionalismo e faz com que o entrevistador pense que vá ter a mesma postura com a empresa que vai trabalhar.

6. Fique atento sobre seu perfil em redes sociais. Uma nova tática das empresas é procurar o perfil em redes sociais (como o Orkut) e visualizar as comunidades, as fotos, entre outras informações sobre o candidato. Portanto, se está procurando emprego faça mudanças. Evite entrar em comunidades que denotem sexualidade, preconceitos, com negatividade sobre trabalho (Exemplo: “Eu não gosto de trabalhar”, “Eu vou trabalhar de ressaca”, “Ganhar dinheiro sem trabalhar”, “Finjo trabalhar e tô no Orkut”, “Trabalhar com o público é foda”, entre outras). E, principalmente, evite fotos que compromete seu profissionalismo, despidas, que mostre muito de sua vida pessoal. Evite isso, pelo menos no período que está procurando emprego.

7. Evite as gírias em seu vocabulário. Há pessoas que não sabem falar sem gírias e no momento da entrevista isso pode ser um grande problema. Na verdade, mesmo durante o dia-dia é importante retirar gradualmente as gírias do vocabulário. Claro que todo mundo fala uma gíria ou outra, mas carregar o vocabulário com elas torna a fala cansativa e ridícula.

8. Melhore sua gramática. Se você sabe que possui fragilidades com relação à escrita, melhore! Treine através de textos e peça alguém para revisar. Se não sabe o que escrever, faça redações em estilo “dissertação” sobre algum tema. Isso é bom não apenas na entrevista, mas para sua vida.

9. Não minta em hipótese alguma. Não minta em seu currículo e muito menos durante a entrevista! O entrevistado pode conseguir checar as informações e perceber que você mentiu ou então você pode conseguir o emprego e ser descoberto. Seja sincero! Você não perde nada com isso.

10. No dia anterior à sua entrevista, evite baladas, dormir tarde e coma alimentos leves. Nada de chegar com aquela cara parecendo que um caminhão passou em cima ou ficar desesperado porque comeu uma comida pesada no dia anterior e está passando mal.

11. Tenha em mente suas qualidades e seus defeitos. Falar de suas qualidades é sinal que se conhece, como pessoa e profissional, e que sabe que possui algo a oferecer a empresa. Já não falar de seus defeitos pode passar que você não reconhece suas limitações, pode não estar disposto a ouvir críticas e que não possui a noção de você enquanto pessoa ou profissional. Afinal, todos possuem pontos positivos e negativos. Não existe ser humano perfeito!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)